fbpx

Fique por dentro – Preparação para o DEPEN – 80% em 80 dias: Revisão e Discursiva.

Revise de maneira adequada, estude por um cronograma completo para a prova discursiva e tenha a melhor preparação para o DEPEN.

Olá, concurseiros!

O concurso do DEPEN é uma das maiores oportunidades na área de segurança pública no ano de 2020. Por conseguinte, continuando com a proposta de garantir 80% em 80 dias, os Professores Túlio Lages e Carlos Roberto trouxeram, no webinário abaixo, dicas bem práticas de como fazer uma revisão profícua e um cronograma de estudo/práticas para a prova discursiva, considerando os temas mais relevantes. Vamos lá?

Revisão: peça-chave para uma preparação de alto nível

As ferramentas de revisão devem ser bem utilizadas, de acordo com a realidade do candidato, traçando-se uma estratégia de preparação para o DEPEN.

Por que revisar?

A revisão entra no aspecto da memorização, no que tange à lembrança do conteúdo estudado. Assim sendo, se as revisões não forem feitas, não será possível lembrar o conteúdo na hora da prova.

Desse modo, para se ter uma nota competitiva, é preciso lembrar dos detalhes. Isso só é possível, realizando-se uma boa revisão.

Como efetuar um procedimento de revisão?

Seguindo o objetivo, a fim de obter uma profícua preparação para o DEPEN, devem ser relidas somente as principais informações, utilizando-se das seguintes ferramentas:

Grifos

A marcação permite uma leitura mais dinâmica, pois o aluno vai “bater o olho” e lembrar o conteúdo que já foi esmiuçado anteriormente. Portanto, é a forma mais rápida de revisar o conteúdo. Mas, tente não grifar muito. Aos poucos, os grifos vão sendo aprimorados.

Questões

Pode-se revisar somente por questões, mas não é aconselhável. A resolução de questões serve como reforço de aprendizagem no momento inicial do estudo; e, posteriormente, como revisão. Por conseguinte, se o percentual de acerto está baixo em determinado assunto, vale a pena a resolução de novas baterias de exercícios. Todavia, se você está bem nesse assunto, não é necessário. Então, apenas separe algumas boas questões para resolver depois.

Na etapa de revisão, as questões servem para melhorar pontos fracos. Entretanto, não revise apenas os seus erros, revise também aquelas questões que forem respondidas com insegurança.

Anotações e resumos próprios

Evite anotações extensas, principalmente, no começo. Só depois de ler todo conteúdo, revisar por grifos e resolver questões, devem ser feitos resumos mais extensos, focando os temas em que ainda há dificuldade, principalmente, se for um tema que possa cair na discursiva.

Portanto, na preparação para o DEPEN, revise também a teoria, a sua prova não será somente de pontos já cobrados em questões anteriores.

Cursos focados na revisão – Passo Estratégico

O Passo Estratégico, feito especificamente para a preparação para o DEPEN, é um material escrito, enxuto (média de 30 páginas), que possui roteiro de revisão e simulados de questões inéditas, para qualquer nível de preparação. O Passo abrange o “melhor de todos os mundos”, pois permite uma revisão da parte teórica, outra por questões objetivas e abertas, e a priorização estratégica do conteúdo, baseada em uma análise estatística. Ou seja, o passo pode agregar conhecimento e turbinar sua revisão, mas nunca deve substituir o seu material. Por isso, trata-se de um “plus”.

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/passo-estrategico-o-que-e-e-como-funciona-saiba-tudo-neste-artigo/

Quando efetuar essas revisões?

Existem várias maneiras de organizar as revisões. Para tal, foi realizada uma divisão de acordo com a situação do aluno.

Para as matérias que você não terminou, você deve revisar enquanto for avançando. Desse modo, a revisão pode ser organizada da seguinte maneira:

Revisão de um dia

Essa ideia de revisão, vem do método 1/7/28, retirando a de 7 e a de 28 dias. Assim, tudo que você estudar, no dia seguinte, deve ser revisado. (10 a 15 minutos para cada uma hora de estudo).

Revisão semanal

Entretanto, se você não gosta de revisar todo dia, pode separar um tempo na semana somente para revisões, de acordo com a preferência. Caso o estudo não esteja rendendo, é importante que haja uma pausa para descanso.

Portanto, não fique mais de uma semana sem revisar!

Revisão por assunto

Ao término de um assunto, revise-o totalmente. Dessa forma, será possível ter a noção global do assunto, sendo uma maneira simples e prática de revisar.

Já para as disciplinas que terminou, sugere-se uma revisão TOTAL, periodicamente. Pode não ser possível fazer muitas revisões, visto que estamos a 80 dias da prova. Porém, há tempo de realizar, pelo menos, uma revisão global.

Caso tenha mais tempo, realize a revisão global a cada 20 dias. Contudo, para os que não tem muito tempo, dentro de 40/50 dias, é preciso começar a revisar. Desse modo, um bom parâmetro para essa revisão seria trinta dias após encerrado o estudo da disciplina, devendo se alongar por aproximadamente 5 dias.

A fim de encerrar esse tema, cabe ressaltar que, independente do caso, NADA DISPENSA a revisão total antes da prova, mesmo para as matérias que você não terminou! Mas, fique tranquilo, pois não é necessário esgotar toda a matéria do edital para ser aprovado. Quanto mais recente for essa revisão, mais conteúdo será lembrado. Entretanto, o que não pode ser feito é chegar na prova, sem uma boa revisão do que você já estudou. Assim sendo, o ideal é que duas a três semanas antes da prova, você pare e comece as revisões de tudo o que foi estudado!

Portanto, quanto mais revisões você realiza, mais você apreende o conteúdo!

Prova Discursiva: parte decisiva desse concurso.

Seguindo na preparação para o DEPEN, chegou o momento de tratar da prova discursiva, grande diferencial na nota de um concurso público. Pois, como as notas dos candidatos, na prova objetiva, são muito próximas, a discursiva acarreta oscilações muito grandes nas posições dos candidatos, pelo fato de valer 20 pontos. Assim sendo, a nota da objetiva coloca o candidato dentro das vagas; e a discursiva garante que ele vai permanecer dentro delas.

São 4:30 h de prova, das quais 3 h devem ser separadas para a prova objetiva e 1:30 h, para a discursiva. O ideal é usar uma hora para escrever e passar o rascunho a limpo. Porém, recomenda-se essa meia hora a mais como margem de segurança, principalmente, por conta do nervosismo.

A prova exigirá um texto dissertativo em prosa, ou seja, separado em parágrafos, com até 30 linhas, sobre temas atuais. Deve-se atentar para o fato de que, por mais que o tema seja referente a atualidades, devem ser considerados os temas específicos da área que a banca fornece nos tópicos do edital.

A banca CEBRASPE cobra predominantemente textos expositivos, e tem a praxe de cobrar tópicos questionadores. Alguns desses tópicos podem ter características argumentativas. Cabe ressaltar, ainda, que, nesse concurso, houve o aumento da apenação por erros de escrita.

Dentro dessa explanação sobre a prova, fica uma dica: assim que iniciá-la, dê uma olhada no tema da discursiva, e parta para as questões objetivas. Pois, durante a prova, você poderá ter alguns “insights” que ajudarão na escrita, inclusive com base em textos da prova que remetam ao assunto. Por isso, vá anotando as ideias em um cantinho!

Conteúdo do curso “Discursiva para o DEPEN”:

AULA 00: Essa aula demonstrativa possui a finalidade de, em primeiro lugar, despertar a habilidade de fazer leituras críticas de textos.

AULAS 01, 02, 03, 04 e 05: Conduzidas pela professora Janaína Arruda, trabalham os aspectos gerais do texto dissertativo, de acordo com a banca CEBRASPE (CESPE), e começam a “discursiva na prática”, com a construção de textos e os famosos “esqueletos”.

AULA 06: O Professor Carlos Roberto apresenta a folha de respostas e, em seguida, faz algumas considerações gerais sobre os aspectos emocionais necessários para encarar uma prova discursiva.

AULAS 07 a 10: Nestas aulas, o professor Márcio Damasceno apresenta as rodadas de temas, sobre os quais o aluno deverá produzir textos e submetê-los à correção; e assim, ir colocando em prática todos os ensinamentos.

AULAS 11 e 12: Em resumo, o Professor Carlos Roberto aborda o tema “Manual prático sobre produção textual – Partes I e II”, com foco na estruturação e nos aspectos de apresentação do texto. Dessa forma, tratam-se de duas vertentes extremamente exigidas do candidato pela banca CEBRASPE. Essa parte final é indicada para o candidato que já estudou tudo e está com tempo, pois são aulas mais densas, que abrangem detalhes. Para os alunos que estão com menos tempo, mas já estão produzindo bons textos, e que estudaram bem as primeiras aulas, não é necessária essa leitura: a boa nota já estará garantida!

Cronograma de estudos

Conforme a proposta de 80% em 80 dias, deve ser cumprido o seguinte cronograma de preparação para o DEPEN:

JUNHO/2020

18: Aula Demonstrativa.

23: Aspectos Gerais do Texto Dissertativo.

28: Construção de temas sobre Sistema de Justiça Criminal.

JULHO/2020

03: Construção de temas sobre Sistema Prisional Brasileiro e Sistema Penitenciário Nacional.

08: Construção de temas sobre Políticas Públicas de Segurança Pública e Cidadania.

13: Construção de temas sobre Papel do sistema penitenciário nas Políticas Nacionais de Segurança Pública.

16: Folhas de resposta: Considerações Gerais

18: Prática Discursiva 1: Policial Penal: Entre o controle do preso e a sua ressocialização.

21: Prática Discursiva 2: Superpopulação carcerária no Brasil.

24: Prática Discursiva 3: A responsabilidade penal no Brasil.

27: Prática Discursiva 4: Segurança Pública: Dever do Estado. Direito e responsabilidade de todos.

30: Prática Discursiva 5: Drogas e violência: A necessária atuação do Estado.

AGOSTO/2020

02: Prática Discursiva 6: Invisibilidade dos presos no Brasil. É possível pensar na ressocialização do preso num cenário de constante ofensa a sua dignidade?

05: Prática Discursiva 7: Egresso do sistema carcerário: entre o estigma e a reintegração social.

08: Prática Discursiva 8: A facilitação da posse e porte de armas de fogo contribui para o combate à criminalidade?

11: Prática Discursiva 9: O cerco às armas como estratégia de combate à violência.

14: Prática Discursiva 10: A problemática das drogas ilícitas no Brasil.

17: Prática Discursiva 11: A persistência da violência contra a mulher.

20: Prática Discursiva 12: A influência da tecnologia no trabalho policial.

23: Prática Discursiva 13: Crime organizado no Brasil.

26: Prática Discursiva 14: Disfunção do sistema carcerário, crime organizado e tráfico de drogas: engrenagens de uma máquina chamada violência.

29: Prática Discursiva 15: Violência doméstica contra vulneráveis.

SETEMBRO/2020

01: Prática Discursiva 16 – A violência sexual contra mulheres e crianças: ferida aberta no seio da sociedade.

02 a 05: Revisão Geral (4 temas)

No cronograma acima, observe o seguinte:

  • São 16 práticas discursivas.
  • A cada dois dias, será produzido um texto. Antes de produzi-los, estude a abordagem teórica sobre os temas e grife o que você gostaria de abordar no seu texto.
  • Para esse estudo e produção de textos, são necessárias de 1 h 30 min a 2 h.
  • Os quatro últimos dias são destinados a uma revisão geral. Para tal, escolha quatro temas.
  • É muito importante que, pelo menos, os três primeiros textos sejam submetidos a correção.

Portanto, a ideia desse webinário foi a de guiar as revisões de uma maneira prática e de estabelecer um cronograma completo e viável para a prova discursiva, adotando a melhor estratégia de preparação para atingir seu objetivo, dentro desses 80 dias que antecedem o concurso. Assim, dedicação e comprometimento, sem procrastinação ou distrações, são essenciais. O momento é de FOCO total na preparação para o DEPEN!

Siga firme e até a aprovação!

Ana Caroline Lima

Instagram: @anacaroline.flima

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

SISTEMA DE QUESTÕES – Experimente Grátis por 7 dias

Assinatura Anual Ilimitada*

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!