Fique por dentro – Prova TCE-SC – Engenharia Civil

Olá pessoal,

No dia 6/3/2022 tivemos a prova de engenharia civil do TCE/SC, e hoje, dia 10/3/2022, se encerra o prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar.

Quanto à prova, entendo que ela veio dentro das expectativas, com boa parte das questões explorando conhecimentos sobre licitações e contratos de obras públicas, assim como a parte de análise orçamentária, conforme previsto no nosso curso.

Com relação a eventuais contestações, com a contribuição dos alunos, verificamos, de forma mais explícita, as seguintes possibilidades de recurso:

46 – Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a administração deverá restabelecer, por aditivo, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.

Gabarito Preliminar: ERRADA

Comentários:

A Lei 14.133/2021, Art. 130, prevê o seguinte:

Art. 130. Caso haja alteração unilateral do contrato que aumente ou diminua os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, no mesmo termo aditivo, o equilíbrio econômico-financeiro inicial. 

A não previsão dos termos “ou diminua” e “no mesmo” na assertiva não altera a regra prevista no art. 130 da Lei 14.133/2021, não se verificando erro na afirmativa.

Com isso, propõe-se a alteração do gabarito da questão de Errada para Certa.

Gabarito Proposto: CERTA

81 – As turbinas hidráulicas de reação são classificadas como de escoamento radial e de escoamento axial.

Gabarito Preliminar: CERTA

Comentários:

Recentemente, na prova de engenharia civil do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), de 2020, a banca Cebraspe previu a seguinte questão:

92 – No que diz respeito à trajetória da água, as turbinas tipo Francis, Peltron e Kaplan apresentam trajetórias radial, tangencial e axial, respectivamente.

O gabarito preliminar foi dado como correto, contudo, a questão foi anulada devido ao erro de redação do termo “Peltron”.

Portanto, a banca, por meio do gabarito preliminar, publicou a interpretação de que as turbinas Kaplan são axiais, em consonância com a literatura técnica dominante, a exemplo do livro Centrais Hidrelétricas: estudos para implantação, dos autores Zulcy de Souza [et al.]., p. 263, figura 7.3, p. 265.

Com isso, propõe-se a alteração do gabarito da questão de Certa para Errada.

Gabarito Proposto: ERRADA

99 – A taxa Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) é adicionada ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação, eventuais despesas de comercialização e o lucro do empreendedor.

Gabarito Preliminar: CERTA

Comentários:

O Manual de Metodologias e Conceitos do SINAPI apresenta o seguinte:

Lucro ou Bonificação é a parcela destinada à remuneração da empresa pelo desenvolvimento de sua atividade econômica. Em conjunto com as Despesas Indiretas formam o BDI (Bonificação e Despesas Indiretas, também chamado de LDI – Lucro e Despesas Indiretas). (grifou-se)

E o mesmo manual prevê a seguinte definição:

Despesas Indiretas são despesas decorrentes da atividade empresarial que incidem de forma percentual sobre os custos da obra. Trata-se de recursos destinados ao pagamento de tributos; ao rateio dos custos da administração central; à remuneração ao construtor pela assunção de riscos do empreendimento; e à compensação de despesas financeiras ocasionadas pelo intervalo decorrido entre gasto, medição e recebimento.

Portanto, verifica-se que os itens “risco do empreendimento”, “despesas financeiras” e “tributos” já fazem parte das despesas indiretas, não cabendo somá-las novamente às despesas indiretas, como o enunciado deixa a entender.

Com isso, propõe-se a alteração do gabarito da questão de Certa para Errada.

Gabarito Proposto: ERRADA

Para aproveitar o embalo, temos ótimas oportunidades de concursos em andamento com cursos lançados na plataforma do Estratégia. Aproveitem:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/eaoear-engenharia-civil-conhecimentos-especificos-2023-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/goinfra-engenheiro-civil-edificacoes-2022-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/goinfra-engenheiro-civil-obras-rodoviarias-2022-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/eletrobras-engenheiro-civil-edificacoes-2022-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/eletrobras-engenheiro-civil-saneamento-e-obras-2022-pos-edital/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/alesp-analista-legislativo-engenharia-civil-conhecimentos-especificos-2022-pos-edital/

Entre outros importantes concursos, que são facilmente encontrados na Bio/Linktree do Instagram: @profmarcuscampiteli.

Fiquem também à vontade para entrar em contato pelo direct do instagram.

Boa sorte nos resultados!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta