Fique por dentro – quadro de pessoal é APROVADO
Acesse também o material de estudo!
Possivelmente, o primeiro concurso ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A) poderá ser realizado em breve, já que o quantitativo de pessoal foi aprovado.
Conforme o documento publicado via Diário Oficial da União (DOU), o limite máximo para o quadro de pessoal próprio passa a ser de 168 vagas.
Com sede em Brasília, a ENBPar é uma estatal ligada ao Ministério de Minas e Energia. A empresa foi instituída em 2021 e formalizada em 2022, atuando como controladora da Itaipu Binacional, da Eletronuclear e das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
- Concurso ENBpar – Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional
- Status: previsto
- Banca: a definir
- Vagas: a definir
- Prova: a definir
- Salário inicial: a definir
A contratação de pessoal permanente da ENBpar será realizada por meio do concurso ENBpar, constituído de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pela Diretoria-Executiva.
Agora, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional convocará assembleia geral de acionistas para a constituição da ENBpar.
Neste artigo, você vai ficar informado sobre todas as informações sobre o primeiro concurso ENBpar. Acompanhe os tópicos:
Situação atual do concurso ENBpar
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a portaria de Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), que fixa o quadro de pessoal da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A (ENBPar) em 168 vagas.
Desta forma, brevemente, o primeiro concurso ENBpar poderá ser organizado e executado, visto que, a contratação de pessoal permanente será realizada por meio de seleções públicas.
Sobre ENBpar
O decreto de criação, assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, informa que a nova entidade terá por finalidade:
- I – Manter sob o controle da União a operação de usinas nucleares;
- II – Manter a titularidade do capital social e a aquisição dos serviços de eletricidade da Itaipu Binacional por órgão ou entidade da administração pública federal para atender ao disposto no Tratado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai para o Aproveitamento Hidrelétrico dos Recursos Hídricos do Rio Paraná, Pertencentes em Condomínio aos dois Países, desde e inclusive o Salto Grande de Sete Quedas ou Salto de Guairá até a Foz do Rio Iguaçu, promulgado pelo Decreto nº 72.707, de 28 de agosto de 1973;
- III – Gerir contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão – RGR celebrados até 17 de novembro de 2016;
- IV – Administrar os bens da União sob a administração da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras previstos no Decreto-Lei nº 1.383, de 26 de dezembro de 1974;
- V – Administrar a conta-corrente denominada Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, de que trata a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000; e
- VI – Gerir os contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa, de que trata a Lei nº 10.438, de 26 de abril de 2002.
A equipe de jornalismo do Estratégia segue acompanhando todos os trâmites e atualizações a respeito das novas contratações de pessoal da empresa que, como foi dito, serão feitas por meio do concurso ENBpar. Fique atento ao nosso site.
Quer estudar para o concurso ENBpar?
Concursos Públicos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Informações do concurso ENBpar
- Previsão: a definir
- Vagas: a definir
- Cargo: a definir
- Escolaridade: a definir
- Banca: a definir
Créditos:
Estratégia Concursos