Acesse também o material de estudo!
O concurso TJ SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) está com edital publicado oferecendo vagas para Assistente Social Judiciário e Psicólogo Judiciário. E nós preparamos esse artigo com os principais detalhes das provas e etapas!
As inscrições do concurso serão abertas em 8 de janeiro e, de acordo com o edital a banca selecionada é a Vunesp. O salário inicial ficou fixado em R$ 9.061,53, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.
Provas e etapas concurso TJ SP
O concurso TJ SP será composto pelas seguintes etapas abaixo:
- Primeira Etapa: Prova objetiva e discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório; e
- Segunda Etapa: Prova de títulos, entrevista de heteroidentificação (candidatos inscritos na Lista de Candidatos Negros e indígenas) e perícia médica (candidatos inscritos na Lista Especial).
Prova Objetiva
A avaliação ocorrerá no dia 06 de abril de 2025, com duração de 5 horas, composta de 100 questões de múltipla escolha e 5 alternativas de resposta.
A prova objetiva será composta de 70 (setenta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, sendo:
- BLOCO I: Língua Portuguesa – 12 questões;
- BLOCO II: Conhecimentos Específicos – 46 questões; e
- BLOCO III: Conhecimentos Gerais – 12 questões.
A etapa será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, na qual o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. Já o bloco III terá apenas caráter classificatório.
Será considerado habilitado na prova objetiva dos editais TJ SP o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 pontos no conjunto dos 3 blocos.
Prova Discursiva
A prova discursiva (estudo de caso) visa avaliar o grau de conhecimento e a capacidade do candidato de expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade assuntos relacionados ao bom desempenho do cargo.
O tema da avaliação dos editais TJ SP será extraído do Bloco II – Conhecimentos Específicos e será aplicada no mesmo dia da prova objetiva.
Na correção do estudo de caso serão analisados o conhecimento e a capacidade teórico-prática do candidato em desenvolver a proposta de forma precisa, com clareza, coerência e objetividade.
E serão avaliados, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinandos, a correção gramatical, o raciocínio, a fundamentação e a sua consistência e a capacidade de interpretação e exposição demonstrada.
Será atribuído à prova discursiva (estudo de caso), o valor de 3 pontos, em que a pontuação mínima necessária para aprovação será de 1,2 pontos, sendo excluído do certame o candidato que não obtiver a pontuação mínima.
Prova de Títulos
A pontuação máxima a ser atribuída na prova de títulos será de 2 pontos e será acrescida à nota da prova objetiva para efeito de classificação:
Para saber TODOS os detalhes sobre as informações do concurso do TJ SP, além das provas e etapas, acesse agora mesmo o artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:
Saiba mais: concurso TJ SP
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Cursos e Assinaturas do edital TJ SP:
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos