Fique por dentro – Quais são os cargos de nível médio do INSS?

Confira neste artigo quais são os cargos de nível médio do INSS, bem como os requisitos para se candidatar ao cargo, as suas atribuições e a jornada de trabalho.

Quais são os cargos de nível médio do INSS?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Vocês já devem saber que o concurso do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está oficialmente autorizado, não é mesmo?

Isto quer dizer que o órgão possui o sinal verde do Governo Federal para realizar o seu concurso, que contemplará incríveis 1.000 vagas para o nível médio. Agora, o prazo para a publicação do edital de abertura é de até seis meses, contado a partir da publicação da autorização.

Esta é uma das oportunidades mais esperadas dos últimos tempos pelos concurseiros, visto que é ofertado uma remuneração inicial de mais de R$ 5.000,00, sem a exigência de ensino superior, apenas do ensino médio, além da impressionante quantidade de vagas.

Mas você deve estar se perguntando: “Quais são os cargos de nível médio do INSS?” Bom, esta e outras importantes informações sobre este certame, como os requisitos para se candidatar ao cargo, as suas atribuições, bem como a jornada de trabalho, você poderá conferir a partir de agora.

Quais são os cargos de nível médio do INSS?

O principal cargo de nível médio do INSS é o de Técnico do Seguro Social.

Diferentemente do cargo de Analista, o qual é dividido em especialidades e necessita de formação superior específica, como em Ciências Contábeis, Engenharia, Direito, Administração, entre outras, o cargo de Técnico não possui tal divisão, sendo necessário apenas o ensino médio completo, ou algum curso técnico equivalente.

Dessa maneira, para se candidatar à vaga de Técnico do Seguro Social do INSS, não é necessário ter nenhuma formação relacionada ao Seguro Social, tampouco ter desempenhado, anteriormente, funções profissionais nesta área. Basta você estudar e passar na prova, além de preencher outros requisitos, como veremos a partir de agora.

Quais são os requisitos para ser um Técnico do INSS?

Para ser um Técnico do Seguro Social do INSS, é necessário que o candidato possua certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Ademais, além da escolaridade citada acima, é também necessário que o indivíduo preencha outros requisitos, como:

  • Ser aprovado no concurso público;
  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do parágrafo 1º do artigo 12 da Constituição Federal;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • Declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

FIQUE ATENTO: Apesar de o concurso exigir apenas ensino médio, é importante que o candidato possua mais de 18 anos de idade na posse do cargo. Em outras palavras, o candidato pode se inscrever no concurso e realizar a prova com menos de 18 anos, sendo necessário possuir a maioridade apenas quando ele for assumir o cargo, ou seja, apenas na posse.

INSS – Técnico do Seguro Social! Promoção especial! Clique aqui!

O que faz um Técnico do INSS?

Antes de se candidatar para algum cargo, é importante que você analise quais são as suas atribuições, de modo a constatar se você realmente se identifica com as funções que você terá de desempenhar caso seja aprovado no certame.

Em relação ao cargo de Técnico do Seguro Social, pode-se afirmar que ele é o responsável, dentre outras funções, pelas atividades do INSS que não demandam uma formação específica.

Dessa maneira, o profissional pode realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, organização e execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS, como as relacionadas às aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-acidente, salário-família, entre outros Planos de Benefícios da Previdência Social, sob responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social.

A sua rotina pode contemplar tanto trabalhos burocráticos, em escritórios do INSS, como atendimento ao público.

De modo mais completo, o Técnico do Seguro Social do INSS possui as seguintes atribuições:

  • Realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
  • Coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
  • Exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS;
  • Atender ao público;
  • Assessorar os superiores hierárquicos em processos administrativos;
  • Realizar atividades inerentes ao reconhecimento de direitos previdenciários, direitos vinculados à Lei nº 8.742/1993 e outros sob a responsabilidade do INSS;
  • Realizar atividades inerentes à instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos;
  • Realizar estudos, pesquisas e levantamentos de informações;
  • Elaborar minutas de editais, contratos, convênios e demais atos administrativos e normativos;
  • Avaliar processos administrativos, oferecendo subsídios à gestão nos aspectos preventivos e para as tomadas de decisão;
  • Participar do planejamento estratégico institucional, de comissões, grupos e equipes de trabalho e dos planos de sua unidade de lotação;
  • Atuar na gestão de contratos, quando formalmente designado;
  • Controlar dados e informações, bem como executar a atualização em sistemas;
  • Executar atividades de orientação, informação e conscientização previdenciária;
  • Realizar atividades de gestão do patrimônio do INSS;
  • Subsidiar os superiores hierárquicos com dados e informações relacionadas à sua área de atuação, atuar no acompanhamento e avaliação da eficácia das ações desenvolvidas e na identificação e proposição de soluções para o aprimoramento dos processos de trabalho desenvolvidos;
  • Atuar em atividades de planejamento, supervisão e coordenação de projetos e programas de natureza técnica e administrativa.

São muitas atribuições, não é mesmo? Para ser um profissional reconhecido e valorizado tanto pela sociedade quanto pela gestão superior, você deverá desempenhar as suas funções de modo satisfatório. Afinal de contas, o servidor público é aquele que serve à sociedade, que é, nada mais nada menos, a financiadora da sua remuneração.

Agora que você já sabe quais serão as suas atribuições ao assumir o seu cargo, é importante que você também conheça qual é a jornada de trabalho do Técnico do Seguro Social, ou seja, qual é a carga horária de trabalho do servidor lotado neste cargo. É isto que veremos a partir de agora.

Qual é a carga horária de um Técnico do INSS?

Segundo a lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, os servidores federais, os quais incluem o Técnico do Seguro Social do INSS, devem cumprir as suas atribuições respeitando a duração máxima de 40 horas semanais.

Além disso, é importante que se respeite os limites mínimo e máximo de 6 horas e 8 horas diárias, respectivamente.

Contudo, a própria lei dispõe que o servidor poderá exercer até 2 horas a mais por jornada. Tal situação é considerada extraordinária, a qual ocorre apenas para atender a casos excepcionais e temporários, sendo remunerada com acréscimo de 50% em relação à hora normal de trabalho do Técnico do Seguro Social.

Como estudar para o concurso de Técnico do INSS?

Bom, você deve ter percebido que esta será uma grande chance para aqueles que sonham em conquistar o seu tão sonhado cargo público, apenas com o ensino médio, e ganhando, inicialmente, mais de R$ 5.000,00 por mês.

Dessa maneira, é importante que você se prepare do modo mais adequado e eficiente para este certame, pois, apesar de haver uma grande quantidade de vagas, a concorrência também será enorme.

Você se lembra do concurso do Banco do Brasil em 2021? Pois bem, ele ofereceu mais de 4.000 vagas, contudo, mais de 1,5 milhão de pessoas se candidataram. Isto mostra o quanto você precisará se preparar para a prova do INSS.

Dito isto, você não pode ficar de fora desta excelente oportunidade. Assim, caso queira se preparar para chegar competitivo neste concurso, invista nos cursos para o INSS do Estratégia Concursos, a empresa que mais aprova em concursos públicos do Brasil.

Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todas as disciplinas que estarão presentes no conteúdo programático do edital do concurso de Técnico do Seguro Social do INSS.

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões. Lá você encontrará centenas de questões dos concursos anteriores do INSS, bem como de outros certames. Não deixe de conferir.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta Cancelar resposta