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As provas objetivas do concurso do concurso CEFET RJ foram aplicadas no último domingo (12/05) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de assistente em administração .

Os recursos foram elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso CEFET RJ: recursos para assistente em administração

QUESTÃO 21

Solicita-se a mudança do gabarito preliminar divulgado pela Banca examinadora Selecon, da alternativa “C” para a alternativa “B”, conforme os motivos a seguir expostos. 

Rensis Likert realizou estudos relacionados ao comportamento humano em empresas e desenvolveu métodos que possibilitam identificar e medir variáveis acerca do que acontece com os recursos humanos. 

Formulou a “Teoria Motivada de Administração” (HAIRE, Mason apud Cecílio A. F. BerndsenI; A. J. Lima Machado) que demonstra situações que favorecem a atuação das pessoas e que resulte em performance positiva nas organizações, ou seja, a Teoria Motivada de Administração de Rensis Likert preconiza que a participação dos empregados é algo decisivo para o alcance de um bom nível de desempenho organizacional.

“Likert utilizou como método a medição de certas dimensões de funcionamento organizacional, tais como forças motivacionais, processo decisório, estilos de liderança, estabelecimento de metas organizacionais e finalidades do controle.

O estudioso afirma que um alto nível de motivação em toda a organização é possível e, portanto, pode ser alcançado a partir das práticas de liderança. Procurou, então, determinar os estilos de práticas de liderança que resultem em alta motivação e interação, resultando em atitudes favoráveis dos empregados em relação ao trabalho.

Ele estudou quatro estilos de administração que podem ser identificados quando se estudam as organizações, que são: (I) autoritário coercitivo; (II) autoritário paternalista; (III) consultivo; (IV) participativo om base no grupo.

A partir desses estudos relacionados à motivação, o autor estabeleceu generalizações, na qual destaca-se (MOTTA e VASCONCELOS, 2002. P. 192).

Assim, as constatações de Likert foram no sentido de que o estilo de gestão adotado influencia a configuração da estrutura de gestão. Likert (1975) defendeu que um administrador pode desenvolver mais de um estilo, já que há variações intermediárias entre estes segundo as variáveis basilares dessa classificação, as quais se referem ao processo decisorial, ao relacionamento interpessoal, ao sistema de comunicação e ao sistema de recompensas e punições

Nesse caso, os argumentos trazidos acerca da teoria de Rensis Likert demonstram que seus estudos estavam relacionados às teorias motivacionais e como a participação dos empregados, assim como o grau de importância do seu trabalho, é decisivo para o alcance de alto nível de desempenho, conforme assevera o comando da questão.

Isso posto, solicita-se a troca do gabarito da alternativa “C” divulgado pela Banca, gabarito preliminar, para a alternativa “B”, que trata da motivação dos trabalhadores, em consonância com a Teoria desenvolvida por LIkert denominada “Teoria Motivada de Administração (BERNDSEN E MACHADO, 1974).

Fontes: 

https://www.scielo.br/j/rae/a/RX3WqwgFQJdcpphtxWdwLZG

https://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/825/1/Renata%20Souza%20Pereira%20dos%20Santos%20-%20A%20realiza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20Estudos%20Administrativos%20de%20Likert%20Mintzberg-%20Considera%C3%A7%C3%B5es%20dos%20Co~1.pdf

BIBLIOGRAFIA

BERNDSEN, Cecílio A. F.; MACHADO, A. J. L.; Os estilos de administração em prefeituras do Rio Grande do Sul (uma tese da teoria de Rensis Likert). Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 2, vol. 14, Jul/Ago. 1974. Scielo. ISSN 0034-7590. Disponível em: Acesso em: 25 set. 2018.

HAIRE, Mason. Teoria da organização moderna. Rio de Janeiro, USAID, 1966, p. 233-72, apud Cecílio A. F. BerndsenI; A. J. Lima Machado.

LIKERT, Rensis. Novos padrões de administração. São Paulo, Pioneira, 1971.

LIKERT, Rensis. A Organização Humana. 1 ed. São Paulo: Atlas,1975.

MOTTA, F.C.P.; VASCONCELOS, I.F.G. 2002. Teoria geral da administração. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 449 p.

QUESTÃO 28

28. Um setor de armazenagem típico está comprometido com a combinação de alternativas de estocagem. Para itens de demanda irregular, compras especulativas ou ofertas de descontos por fornecedores utiliza-se a estocagem:

a) ativa

b) apoiada

c) ocasional

d) estendida

O gabarito preliminar da banca foi “d”, ou seja, considerou-se que para itens de demanda irregular, compras especulativas ou ofertas de descontos por fornecedores utiliza-se a estocagem estendida.

De acordo com João José Viana em “Administração de Materiais”, em abordagem resumida, os materiais podem ser classificados de duas formas quanto ao Tipo de Demanda: Materiais de Estoque e Materiais de Não Estoque

Segundo Rodrigo Rennó “Os Materiais de Estoque são aqueles que são consumidos rotineiramente no processo produtivo da empresa. Assim devemos ter critérios e parâmetros para que estes sejam sempre comprados, de modo que não venham a faltar no estoque”.

Claramente não é o caso dos itens descritos no enunciado, de demanda irregular, compras especulativas ou oriundos de ofertas de descontos por fornecedores.

Portanto, estamos nos referindo aos itens de Não Estoque. Ainda de acordo com Rennó, “os materiais de não estoque são raramente consumidos ou não temos uma previsão de quando precisaríamos utilizá-los.”

É exatamente a estes itens que a banca se refere.

Ainda nesta direção, de acordo com Gisele Belo Canto, os Materiais de Não Estoque ficam estocados apenas por determinado período, até a sua utilização e, por isso, o estoque é conhecido por estoque ocasional.

Dessa forma solicita-se a anulação da questão pela existência de duas alternativas possíveis de acordo com a doutrina.

QUESTÃO 38

38. A elaboração do resumo do assunto tratado no documento de um setor de protocolo é precedido da seguinte atividade:

a) interpretação da correspondência e sua classificação.

b) leitura da correspondência para tomada de conhecimento do assunto.

c) encaminhamento dos papéis ao setor de registro e movimentação.

d) recebimento da correspondência que chega à empresa pelo malote, correio ou em mãos.

O gabarito preliminar da banca foi “a”, ou seja, considerou-se que a elaboração do resumo do assunto tratado no documento de um setor de protocolo é precedida da atividade de interpretação da correspondência e sua classificação.

Como a questão está claramente baseada na obra da Profa. Marilena Paes em “Arquivo: Teoria e Prática”.

É verdade que a alternativa “a” (interpretação da correspondência e sua classificação – item 9) de fato precede a elaboração do resumo do assunto tratado no documento de um setor de protocolo – item 12.

Porém, perceba ainda que também é verdade que a alternativa “b” (leitura da correspondência para tomada de conhecimento do assunto – item 7) precede a elaboração do resumo do assunto tratado no documento de um setor de protocolo – item 12.

E, adicionalmente, também pode ser notado que até mesmo a alternativa “d” (recebimento da correspondência que chega à empresa pelo malote, correio ou em mãos – item 1), também precede a elaboração do resumo do assunto tratado no documento de um setor de protocolo – item 12.

Como não há qualquer referência à eventual precedência “imediata” ao item 12 (mesmo nesse caso teríamos os itens 10 e 11 entre a alternativa “a” e a atividade descrita pelo enunciado), não há como dizer que os itens 7 e 1, portanto, as alternativas “b” e “d” respectivamente, também não estão corretas,pois ambas, da mesma forma que o item 9, precedem o item 12 na lista da obra da Profa. Marilena Leite Paes, usada como base para a questão.

Dessa forma solicita-se a anulação da questão pela existência de três alternativas possíveis de acordo com o texto em tela.

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