Acesse também o material de estudo!

O presente artigo pretende dar dicas para argumentar em uma redação sobre saúde mental. Bancas examinadoras como a Vunesp inserem redação em vestibulares e concursos públicos que aplicam.
A estrutura de uma redação deve apresentar começo, meio e final. Para começar, deve apresentar introdução, com um parágrafo apresentando a tese a tratar o tema. Já no desenvolvimento, seu meio, deve, em dois ou três parágrafos, apresentar um argumento em cada um deles, que sustentam a tese do texto. Por fim, a conclusão finaliza a redação, com um parágrafo, resumindo todo o restante do texto apresentado.
Além disso, a redação deve evitar erros de gramática e de ortografia, e apresentar letra legível, e boa apresentação e limpeza, pois pode ocorrer desconto de nota nesse sentido.
Redação sobre saúde mental – Contexto histórico
Para iniciar a análise de como argumentar em redação sobre saúde mental, faz-se necessária uma contextualização histórica.
Ao longo do tempo, a saúde mental já teve várias abordagens. Por muito tempo, devido à importância das religiões, de crenças sobrenaturais de e de tabus sociais, encarava-se os problemas mentais com muito preconceito.
O manicômio, ou hospício, foi, por muito tempo, onde pessoas com comportamentos socialmente condenáveis, com diagnóstico de transtorno mental, ficavam isoladas, muitas vezes, perpetuamente. Nestes locais, praticou-se atos físicos que beiravam a tortura, como a lobotomia e o tratamento de choque.
Assim, os “loucos” eram pessoas que não se adequavam totalmente ao padrão social aceitável, e a solução era o exílio e isolamento total. Quando isolados, eram alvo de estudos, mas não de cura em si.
Mesmo neste cenário no qual o bem estar do doente ficava em último lugar, os estudos avançaram. Inclusive na Segunda Guerra Mundial e seus campos de concentração.
Além disso, dois nomes fundamentais, cuja síntese de ideias é recomendada conhecer, são Sigmund Freud, pai da psicanálise, e Carl Jung, criador da psicologia analítica.
A mudança na abordagem
Continuando a analisar o tema redação sobre saúde mental, prossegue-se para os séculos XX-XXI.
Nesta época, ocorreu o movimento antimanicomial, inclusive com anúncio da Organização Mundial de Saúde para ocorrer mudança de atitude em relação à saúde mental.
Então, o preconceito e tabu começavam a dar espaço para encarar a saúde mental com políticas públicas. Já a medicina passa a colocar a saúde mental no patamar das outras doenças, as quais deve-se tratar com prevenção, tratamento e reabilitação. Porém é só em 1979 que criou-se o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM).
Definição de saúde mental
Prosseguindo com a análise do tema redação sobre saúde mental, é importante defini-la.
Assim, saúde mental é um estado de bem-estar, segurança e equilíbrio emocional, psicológico e social, que permite manutenção de relacionamentos positivos, e tomada de decisões saudáveis.
Ainda, gozar de boa saúde mental não é apresentar ausência de transtornos mentais. Ou seja, toda e qualquer pessoa deve sempre manter a saúde mental preservada. Então, não é preocupação para loucos ou doentes.
Ademais, fatores que afetam a saúde mental, e que são vividos pela maioria das pessoas, são problemas financeiros, estresse no trabalho, seja doméstico ou formal, e convívio social, além de frustrações ou desgaste emocional.
Redação sobre saúde mental – Recorte contemporâneo
Para finalizar a análise de como escrever uma redação sobre saúde mental, segue uma reflexão sobre o momento atual do tema.
Apesar da nova visão da importância do cuidado com saúde mental para todos e da evolução dela, ainda há muito preconceito atualmente. Assim, o fato de alguém tomar remédios ou fazer terapia visando o bem estar mental faz com que a sociedade o veja com olhar torto, um pouco desconfiado. Acaba ocorrendo menos, mas ainda assim ocorre.
Assim, essa vergonha faz com que muitas pessoas não procurem ajuda. Como resultado, ocorrem muitos afastamentos e licenças médicas de trabalho, devido à depressão, de pessoas que ninguém fazia ideia que sofriam da doença. Além disso, na maioria dos casos de suicídio, o fato é uma surpresa para conhecidos e família de quem o comete.
Recentemente, a COVID-19, e o isolamento social, o medo, a ansiedade e o desemprego que gerou, acentuou ainda mais os quadros negativos da saúde mental.
Então, a evolução na abordagem, principalmente social, da saúde mental ocorre, mas de forma mais lenta do que os problemas ocorrem. Assim, é necessário, vertical e horizontalmente, campanhas de educação e conscientização, visando enfatizar o conceito e a importância de saúde mental para quebrar o preconceito existente
Por fim, com essas ideias, e outras pertinentes que surjam, é só extrair uma tese, e argumentos que a sustentam, e escrever as ideias de forma lógica e ordenada, para garantir aprovação na redação sobre saúde mental.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!
Concursos Abertos
Concursos 2025
Créditos:
Estratégia Concursos