Concursos públicosEstratégia Concursos

Fique por dentro – Resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI

Acesse também o material de estudo!


Siga firme e forte em sua preparação! Neste material de hoje do Estratégia Concursos vamos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal do Piauí: Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI de acordo com a legislação contábil e interpretações indicadas. 

Resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI
Resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI

De forma direcionada, iremos passar pelos seguintes tópicos: 

  • Conhecer disposições contábeis sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI; 
  • Entender observações relevantes sobre o tema; 
  • Encerrar com considerações finais. 

Seguindo esse objetivo, e tendo como referência especialmente a Lei 6.404/1976 e suas alterações posteriores, assim como discussões que envolvem a área de contabilidade, vamos agora estudar um pouco mais sobre resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI. 

Resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI 

A disciplina de contabilidade é sempre extremamente relevante para concursos da área fiscal, considerando que um Auditor trabalha muito em seu dia a dia analisando números e informações que são geradas pela seção contábil das empresas em geral. 

É fazendo essas análises que nós conseguimos identificar possíveis evidências de distorções ou inconsistências, que, por existirem, podem indicar indícios de potenciais equívocos ou irregularidades, e que nos dão fundamento para um eventual prosseguimento de avaliação fiscal mais aprofundada. 

Entre essas informações elaboradas pelo setor contábil está o Balanço Patrimonial (BP), que é um livro contábil que contém a situação patrimonial da entidade. O BP é, indiscutivelmente, um dos principais demonstrativos financeiros de uma companhia, pois reflete, período após período, as variações provocadas no patrimônio da organização. 

De maneira sucinta, para compreendermos bem este assunto sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI, saiba que o BP se divide em Ativos e Passivos, sendo que cada um deles representa uma parte do patrimônio, assim: 

  • Ativo – representa os bens e direitos; 
  • Passivo – representa as obrigações. 

Nos Ativos, quando falamos de bens e direitos, nos referimos não somente a bens físicos, como dinheiro em espécie, móveis, imóveis, máquinas, produtos em estoque, entre outros bens materiais, mas estão incluídos também os Ativos imateriais, como Softwares, Marca, Valores de Vendas a Receber, Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento etc. Ou seja, os valores monetários destes itens figuram no Ativo Patrimonial, que, vale frisar, fica do lado esquerdo do BP. 

Já nos Passivos, quando citamos as obrigações, é justamente as dívidas da empresa que estamos referenciando. Aqui, estão contidas as quantias a serem pagas em dívidas com fornecedores, tributos, funcionários, ações judiciais, entre outros. Logo, os valores monetários dessas obrigações ficam no Passivo Patrimonial, que está do lado direito do BP. Estas dívidas são chamadas de Passivo Exigível, que, obviamente está dentro do Passivo. 

Ademais, também do lado direito do BP, que é o mesmo lado do Passivo, temos um outro grupo que integra o BP, que é o Patrimônio Líquido (PL). O PL representa os valores dos sócios/quotistas da empresa, assim como acumula os saldos dos prejuízos ou lucros ocorridos e das reservas formadas por conta destes lucros realizados em exercícios passados.  

Logo, o Passivo Total é formado pelo Passivo Exigível e pelo Patrimônio Líquido. Preste atenção! 

Um ponto importante e que você precisa entender para acertar questões sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI, é que, sempre ao final de cada exercício fiscal, o total registrado no Ativo deve ser exatamente igual ao total do Passivo. Dessa maneira, há uma fórmula que utilizamos nesse sentido e que é universal dentro da contabilidade: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido. 

Somente com essa fórmula, e com suas variações matemáticas simples, já é possível acertar algumas questões de prova. Então se liga! Entenda: 

Ao final de cada período, que geralmente coincide com o ano civil, a empresa deve apurar seu resultado, com o intuito de identificar se registrou lucro ou prejuízo naquele exercício fiscal, e é nesse momento em que dizemos que há o “encerramento contábil” da companhia, e a consequente transposição do montante do lucro ou do prejuízo para as contas do Patrimônio Líquido, que, lembrando, fica dentro do Balanço Patrimonial. É nesse momento, então, que total de Ativo e total de Passivo se igualam, comprovando a regra universal da contabilidade de que Ativos e Passivos devem ter valores exatamente iguais, pois: 

  • Ativos – Passivos = 0. 

Passamos, portanto, pelo tema resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI, assunto fundamental para o concurso de auditor fiscal deste Estado. 

Considerações Finais 

Chegamos ao final do nosso breve artigo sobre resumo sobre Balanço Patrimonial para SEFAZ/PI, e esperamos que seja muito útil para a sua preparação e aprovação. 

Lembre-se que é essencial a leitura dos PDF’s e a revisão frequente dos conteúdos, para que assim os seus estudos fiquem cada vez mais avançados.   

Um grande abraço e até mais! 

Quer saber quais serão os próximos concursos? 

Confira nossos artigos! 

Concursos abertos 

Concursos 2025 

Concurso SEFAZ/PI 

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *