fbpx

Fique por dentro – sai o resultado preliminar da prova objetiva

“O difícil foi ter que abrir mão de advogar durante esse período, mas não pensei em desistir em momento algum.”

Confira nossa entrevista com Luis Fernando Acassio de Oliveira, aprovado em 45º lugar no concurso PM-PA para o cargo de Oficial:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Luis Fernando de Oliveira: Sou formado em Direito; tenho 27 anos; sou natural de São Geraldo do Araguaia/PA.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Luis Fernando: Oportunidade de seguir uma ótima carreira e ter estabilidade.

Estratégia: Por que a área Policial?

Luis Fernando: Admiração pela atuação, prerrogativas e deveres inerentes do cargo.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Luis Fernando: Dediquei inteiramente por três meses, entre dezembro, janeiro e fevereiro.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Luis Fernando: Este foi o primeiro.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?

Luis Fernando: Felicidade, gratidão e a sensação de dever cumprido.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social? 

Luis Fernando: Eu conseguia conciliar bem, tinha um curto e suficiente tempo para amigos, namoro e lazer.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Luis Fernando: Não, mas namoro. Minha família entendeu bastante, garantindo apoio moral e ajuda financeira.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Luis Fernando: Sim, apesar de não ter feito outros eu acredito que vale sim. Eu me sinto bem realizado com essa aprovação. Porém, as vezes sinto interesse em estudar para Auditor de Receitas Estaduais do Pará.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? 

Luis Fernando: Por três meses.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Luis Fernando: Estudei pós-edital, inclusive o mesmo fora lançado em novembro de 2021.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Luis Fernando: Cursos em PDF e Videoaulas. As matérias comuns os PDFs foram fundamentais e suficientes para o aprendizado. Já as matérias específicas as videoaulas complementaram bastante e suficiente para garantir um bom aprendizado.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Luis Fernando: Nas redes sociais.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?

Luis Fernando: Primeiramente eu montei um cronograma de todo o conteúdo programático do concurso e como eu tinha apenas 3 meses, decidi estudar duas matérias por dia, sempre fazendo de 30 a 50 questões diariamente, algumas na recente plataforma do Estratégia e algumas em uma outra plataforma. Eu apenas realizava a leitura e revisão dos cursos. Nunca fui muito bom em fazer resumos, esquemas e anotações. Eu estudava de 03 a 05 horas por dia. Às vezes bem mais (risos).

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Luis Fernando: Em três, Direito Processual Penal Militar, Direito Penal Militar e Legislação Institucional da PMPA; Para superar isso eu intensifiquei o estudo delas, que além de complicadas tinham peso 2 na prova objetiva.

Lembro-me de ter feito a leitura diária da lei seca, sendo do Código de Processo Penal Militar e do Código Penal Militar além de toda legislação pertinente à legislação da PMPA.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Luis Fernando: A semana foi de pura concentração e dedicação aos estudos. Já o dia anterior à prova foi de pleno descanso.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Luis Fernando: Estudei pelo curso em PDF do Estratégia e tive ajuda de um amigo professor para fazer as correções. Sobre o conselho, eu sugiro escrever bastante, tipo umas 3 vezes por semana, sempre procurar temas relevantes que tenham ligação com o cargo almejado.

Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?

Luis Fernando: Está sendo tranquila. Está tudo conforme o planejado até o momento.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Luis Fernando: O maior erro foi não ter começado a estudar bem antes, foi difícil lidar com a sobrecarga de conteúdo. Nunca mais pretendo estudar assim, acredito que a longo prazo é bem melhor. O acerto foi não ter desistido.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Luis Fernando: O difícil foi ter que abrir mão de advogar durante esse período, mas não pensei em desistir em momento algum.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Luis Fernando: A busca por estabilidade profissional e financeira.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!

Luis Fernando: Aconselho a começarem o quanto antes e jamais desistir sob nenhum pretexto.

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais