fbpx

Fique por dentro – Saiba como aumentar seu desempenho

Abordaremos neste artigo técnicas sobre como revisar estatística, os itens mais cobrados nos certames, além de dicas de estudo. Portanto, fique atento.

Olá pessoal, tudo bem? Eu espero que sim!

A maioria dos alunos odeiam números, não é verdade?! Muitos de nós fugimos da matemática durante toda a vida: colégio, vestibular, faculdade. Fizemos de tudo para acertarmos o mínimo suficiente, e nos livrarmos logo desse martírio.

Contudo, a situação atual é diferente. Não mais se trata de fazer o mínimo, mas de estar entre os melhores. Portanto, teremos de enfrentar de cabeça erguida disciplinas como: Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico, e com a seguinte mentalidade: “quero acertar o máximo possível, senão todas as questões da prova”.

Ao passo que o desempenho médio dos candidatos não é tão alto para estatística, vemos aqui uma ótima oportunidade de o aluno se destacar e pular inúmeras posições rumo à aprovação.

Desse modo, mister se faz saber como estudar e como revisar estatística. Com esse objetivo, preparamos aqui 7 dicas de como revisar estatística.

1)     Prática

Primeiramente, e mais óbvio, é imprescindível praticar. Contudo, estatística não é como outras disciplinas, ela exige que se faça muitos, mas muitos exercícios similares até que o aluno, realmente, pegue o jeito. Portanto, não faça um exercício e pule para o próximo tema. Muito pelo contrário, se está estudando Teorema de Bayes, por exemplo, faça uma tonelada de exercícios sobre esse tema até que você consiga, “de olhos vendados”, resolver qualquer outra questão. Este é o momento correto de avançar para o próximo assunto, quando se trata de exatas.

Não sabe onde praticar? Nossa plataforma de questões possui mais de 2 milhões de exercícios, sendo que só para Estatística são mais de 13.000. Com o Sistema de Questões do Estratégia, você terá a melhor ferramenta de exercícios do mercado (experimente por 7 dias grátis).

2)     Saiba as Estatística de Cobrança

Outro ponto importante na preparação é saber quais assuntos priorizar, uma vez que certos tópicos costumam ser cobrados em maior grau que outros. Veja então os itens mais cobrados para estatística.

Cobrança Estatística por Assuntos

A partir do gráfico acima, pode-se concluir que 1/3 dos itens analisados responde por mais de 70% das questões. Esse fato ratifica o posicionamento de que o aluno deve dar mais atenção a determinados assuntos que a outros. Veja, portanto, os assuntos que merecem destaque:

  • Média;
  • Aspectos Introdutórios (Probabilidade);
  • Distribuições Teóricas de Probabilidade;
  • Testes de Hipótese;
  • Mediana;
  • Probabilidade Condicional;
  • Amostragem;
  • Moda;
  • Regressão Linear Simples;
  • Estimadores (Estatística Inferencial);
  • Desvio Padrão;
  • Variância; e
  • Intervalo de Confiança.

3)     Revise no Modo Aleatório

Outra dica extremamente funcional é esta: resolver questões no modo aleatório. Esse método permite que o candidato se force a relembrar conteúdos estudados há mais tempo, forçando sua memória, e vendo se realmente entendeu o conteúdo, e não apenas o passo a passo de como resolver um determinado tipo de exercício.

Em outras palavras, muitas das vezes aprendemos “como resolver um exercício”, ao invés da essência do conteúdo. Quando isso acontece, naquele exato momento em que aprendemos o passo a passo, a resolução de outras questões semelhantes sai no automático. Todavia, com o passar dos dias, ao retornar ao assunto, o aluno não mais se lembra de como resolver.

Outro ponto importante, é que estatística exige a memorização de muitas fórmulas. Dessa forma, resolver vários exercícios com a fórmula “fresca” em sua memória é fácil. Por outro lado, relembrar uma fórmula vista há meses pode se tornar um desafio.

Com a técnica de revisar estatística no modo aleatório, o candidato irá treinar diversas fórmulas em uma só revisão.

4)     Veja a resolução do Professor

O aluno, antes de mais nada, precisará buscar métodos de aprimorar seus cálculos e suas resoluções.

Como é sabido, um exercício pode ser resolvido por n maneiras diferentes, e saber o método mais rápido e direto colocará o candidato em uma posição de vantagem.

Sabendo disso, busque sempre verificar a resolução do professor, por mais que tenha acertado o exercício. Muitas vezes, poderá aprender uma nova maneira de se pensar e agilizar sua resolução.

5)     Entenda o enunciado antes de fazer contas

Parece ser banal, mas esse tipo de erro ainda é comum.

Não saia fazendo contas antes de saber exatamente quais devem ser realizadas. Além de desperdiçar tempo, correrá grande risco de que seus cálculos incorretos coincidam com uma das alternativas (cuidadosamente calculadas para coincidir com certos cálculos incorretos).

6)     Não se case com uma questão na hora da prova

Devemos sempre nos preocupar com o tempo de resolução. Não só buscar resolver os exercícios no menor tempo possível, como também saber o momento certo de deixar de lado e seguir em frente.

Em diversas situações, seu subconsciente estará trabalhando em alternativas de resolução daquele enunciado. Ao final da prova, quando retornar àquela questão, poderá se surpreender.

7)     Saiba o melhor momento de Revisar Estatística

Para tudo nessa vida existe a hora certa, e para estudar não é diferente. Enquanto alguns veem estatística como um martírio, outros veem como um momento de se relaxar, esvaziar a mente. Logo, precisamos saber o momento correto revisar estatística.

Para os que amam essa disciplina, busquem estudá-la em momentos de resistência, em que o aluno precisará de uma motivação extra, como nos finais de semana, sexta-feira à noite, segunda-feira (a motivação extra é justamente estudar para aquilo que gosta).

Por outro lado, aos que odeiam, tente focar nessa matéria nos dias do meio da semana na parte da manhã, em que sua mente estará leve e propicia a realizar maiores esforços.

Veja ainda esse série de vídeos com teorias e resoluções de exercícios sobre Estatística.

Um forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!