Acesse também o material de estudo!
Detalhes únicos sobre a carreira vinculada ao concurso da Sefaz MG, de Gestor Fazendário, foram obtidas de forma exclusiva pelo Estratégia Concursos!
Isso porque, a jornalista Estele San Juan entrevistou o gestor fazendário e presidente do sindicato fiscal de Minas Gerais, Marcelo Delão.
Durante o encontro, Marcelo trouxe informações sobre os benefícios do cargo, salários, promoção, atribuições e tudo de que é interessante sobre a carreira! Veja logo abaixo.

Estele aproveitou a chance para perguntar sobre os benefícios do cargo de Gestor Fazendário, a principal carreira da Sefaz MG e que pode ter um novo concurso em breve.
De acordo com informações cedidas por Marcelo, os gestores apresentam enormes gratificações, que podem chegar a R$ 19 mil.
Isso porque, os profissionais participam dos resultados de arrecadação da Secretaria, sendo que parte do salário é atrelada ao cumprimento de metas, aumentando exponencialmente as remunerações.
Além disso, ele confirmou que há férias de cerca de 25 dias úteis, podendo ser combinadas com feriados e férias de semana, mas o que os gestores mais se interessam são as férias-prêmio.
Segundo o atual gestor, a cada cinco anos a Sefaz permite cerca de três meses de férias para os gestores, garantindo um período de descanso bem duradouro.
No que refere-se ao salário, Marcelo mencionou que a remuneração alcança até R$ 14 mil, isso sem contar as gratificações, que, conforme dito anteriormente, alcançam valores surpreendentes.
Já sobre possíveis progressões, foi destacado que, a cada três anos, há mudança de nível e, a cada dois ou três anos, mudança de letra na tabela remuneratória.
Enquanto que, para promoções, é previsto em lei o aumento de nível por escolaridade, como novas formações de mestrado e doutorado, mas o Estado não concede administrativamente, sendo necessário acionar a Justiça.
Regime de trabalho
Um benefício enfatizado durante a entrevista foi exatamente a alta flexibilidade garantida pela Sefaz MG. De acordo com Marcelo, o teletrabalho é uma ótima opção para os gestores.
A carga horário prevê três dias presenciais e dois dias de tele trabalhos para a maioria dos setores. Isso quer dizer que o regime híbrido já é aplicado de forma ampla no órgão fisco.
Entretanto, quem quiser pode optar por trabalhar 100% presencialmente. Segundo o gestor, o regime de home office está em fases de testes e pode sofrer ajustes conforme decisão do governo estadual.
Atribuições e setores de atuação
Outro ponto levantado por Estele foi sobre as atribuições dos gestores e quais setores de atividades compõem a Sefaz MG.
Segundo Delão, há possibilidade de atuação em áreas como cobrança de tributos, fiscalização dos contribuintes e arrecadação valorativa.
Além dessas, também se pode trabalhar com a análise de contas, cruzamento de dados contábeis de empresas, com normas tributárias e legislação para a aplicação correta da lei.
Também há setores específicos, como de estatística, tecnologia e de desenvolvimento de sistemas, que, segundo Marcelo, está em crescimento nos últimos anos. Confira logo abaixo os setores:
- Setor de Cobrança: responsável por entrar em contato com contribuintes para cobrar dívidas, oferecer parcelamentos e tratar de anistias;
- Setor de VAF (Valor Adicionado Fiscal): realiza cálculos e análises para determinar o valor agregado fiscal de cada município. Esse valor é usado como base para repasse de verbas do Estado aos municípios;
- Setor de ITCD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação): analisa processos relacionados à transmissão de bens em casos de falecimento ou doações, verificando se os impostos estão sendo aplicados;
- Setor de Inovação e Tecnologia: alguns gestores podem trabalhar no desenvolvimento e aprimoramento de sistemas e processos tecnológicos dentro da Sefaz MG;
- Setor de Estatística e Análise de Dados: pode ser necessário para fazer cruzamentos de informações e análises estatísticas para identificar empresas que devem ser fiscalizadas; e
- Setor de Legislação: alguns gestores podem atuar na elaboração de normativas e na adaptação de legislações tributárias para atender às necessidades do Estado.
Novo concurso Sefaz MG: carreira de Gestor Fazendária?
Um dos principais detalhes obtidos por Estele foi exatamente sobre um novo concurso da Sefaz MG. Marcelo contou os bastidores de pressão para novos gestores.
O atual momento é de intensa preocupação, já que, até o fim do ano, cerca de 400 gestores poderão se aposentar, deixando menos de 400 servidores ativos.
Por isso, o sindicato está defendendo a realização de um novo certame para a reposição urgente de servidores e Marcelo acredita que, devido a essa possível insuficiência, haverá uma nova disputa logo.
Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais sobre o concurso Sefaz MG para a carreira Gestor Fazendário? Então acesse agora mesmo o artigo completo que preparamos para você:
Saiba mais: Concurso Sefaz MG
Quer estudar para o concurso Sefaz MG – Gestor Fazendário?
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Créditos:
Estratégia Concursos