fbpx

Fique por dentro – saiba mais sobre suas áreas de atuação

Acontece nesta quarta-feira, 05 de agosto de 2020, às 19:00, o evento ao vivo sobre Defensoria Pública e suas áreas de atuação. A aula será ministrada pelo professor e Defensor Público Marcos Gomes.

Como atua perante o Judiciário e lida com acesso à justiça de uma forma geral, a Defensoria Pública atua em todas as áreas em que haja necessidade, como:

  • Direito Civil;
  • Direito de Família;
  • Direito Criminal;
  • Direito da Infância e da Juventude.

No âmbito federal, quando há necessidade da intervenção da Defensoria Pública da União, os serviços devem ser prestados em questões voltadas para:

  • Matérias previdenciárias;
  • Questões criminais;
  • Processos trabalhistas;
  • Direitos do consumidor;
  • Direitos Humanos;
  • Direitos do estrangeiro;
  • Questões tributárias;
  • Sistema financeiro da habitação, entre outros.

Por isso, se você pretende prestar concursos de Defensorias, não deixe de acompanhar este evento gratuito. Nele você terá acesso as principais informações sobre os órgãos e poderá se preparar com mais embasamento.

Acompanhe a aula através do canal do Estratégia Concursos no Youtube. Siga a coruja também nas redes sociais. Confira abaixo:

Defensoria Pública – Evento ao vivo

Defensoria Pública – Cronograma

Data: 05/08/2020
Horário: 19:0
0

Curiosidades

A Lei Complementar n° 132/2009 alterou as prerrogativas da Defensoria Pública, oferecendo maior autonomia ao órgão e dando ênfase a uma atuação descentralizada, com atendimento interdisciplinar.

Com essa autonomia, a Defensoria Pública tem sido alvo da atenção de muitos advogados interessados na carreira de Defensor Público, levando profissionais mais gabaritados a pensar na carreira, uma vez que se trata de uma atividade que permite maior atuação nas mais diversas áreas.

Um dos fatores mais interessantes é o estudo da viabilidade de atendimento, que deve ser feito individualmente, atendendo normas legais, principalmente, para aquelas pessoas que não têm possibilidade de arcar com as custas do processo, situação que leva o advogado a realizar análises mais detalhadas para cada caso.

Para a Defensoria Pública, o atendimento deve ser direcionado a pessoas aptas a comprovarem que sua situação econômica não permite levar adiante uma demanda sem prejuízo de si mesmo e de sua família, exigindo do advogado não apenas a atuação como profissional de Direito, mas como um ser sensível às condições de seres humanos não tão privilegiados.

Diante de tantos problemas apresentados na sociedade, o Defensor Público tem a oportunidade de tratar pessoas em situação de vulnerabilidade específica, o que o leva a adquirir grande repertório em sua carreira, atendendo situações que, normalmente, não lhe estariam acessíveis.

Para o cidadão que procura a Defensoria Pública, existe a vantagem de não fazer qualquer pagamento, sendo atendido de forma gratuita em qualquer caso, desde que possa comprovar sua incapacidade de arcar com as despesas de um processo. 

Além disso, ele terá a certeza de que será atendido por um profissional que lhe oferece segurança na condução do processo, uma vez que o concurso para Defensor Público é um dos mais rigorosos, exigindo do candidato conhecimentos aprofundados dos mais diversos conteúdos jurídicos.

Quer estudar para a Defensoria Pública?

CURSOS PARA DEFENSORIAS PÚBLICAS

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

CONCURSOS DE DIREITO

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!