fbpx

Fique por dentro – servidores protestam por reajustes salariais!

Servidores que exercem funções de chefia e confiança no Banco Central protestam por reajustes salariais não previstos no Orçamento de 2022, bem como pela realização de um novo concurso Bacen.

Com isso, o Sindicato Nacional da categoria (Sinal) aderiu à grave dos servidores, em conjunto com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que será realizada no dia 18 de janeiro.

No portal do Sinal há a possibilidade dos servidores assinarem o documento do pedido de preenchimento da lista de não-assunção de Funções Comissionadas, que faz parte da mobilização da categoria em defesa do reajuste salarial do Bacen.

“Houve acordo na questão (salarial) para os servidores da Receita Federal, os do Tesouro Nacional, os Policiais Rodoviários Federais, os da Controladoria-Geral da União, etc. Mas não houve negociação para os servidores do Banco Central do Brasil”, afirmou o Sindicato.

A entidade ainda acrescentou que “o momento exige, obviamente, uma priorização, a fim de não se perder o foco: a prioridade será a reestruturação, com reajuste salarial, dos cargos de Analista e Técnico”.

Importante frisar que o déficit de servidores no Banco Central (Bacen) aumenta cada vez mais. Atualmente, o Bacen tem 8,87% do quadro de servidores em condições de aposentadoria, representando 313 funcionários, entre técnicos, analistas e procuradores.

Até 2025, a expectativa é que esse quantitativo atinja 18%. Caso uma nova seleção não seja autorizado, o órgão poderá perder mais de 600 servidores.

Lembrando que o pedido de um novo concurso Bacen, com 245 vagas, começou a tramitar! De acordo com as últimas informações, a solicitação foi recebida pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, vinculada à Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal.

Vale lembrar que, segundo o órgão, caso aceito, o novo edital somente gerará impacto fiscal a partir de 2023. Conforme o documento, as oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Analista (200 vagas), Técnico (30) e Procurador do Banco Central (15).

Para saber as informações completas do concurso Bacen, bem como do protesto de servidores requerendo reajustes salariais, confira o artigo completo abaixo:

Saiba mais: concurso BACEN

O Estratégia Concursos já possui cursos para o concurso BACEN.
Confira:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Créditos:

Estratégia Concursos

Acesse também o material de estudo!

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais