Acesse também o material de estudo!
Atenção, corujas: a Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF) defendeu a unificação das carreiras de Escrivão e Agente do concurso PF (Polícia Federal).
Segundo a Associação, a mudança tem como escopo a valorização dos profissionais e o aumento na eficiência das investigações. Além disso, diversos pontos foram destacados:
- “A proposta de unificação é inspirada em modelos modernos de forças policiais e deveria estar alinhada às discussões sobre a Lei Orgânica da Polícia Federal (LOPF).”
- “Após a sanção da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis (LONPC), diversos estados adotaram estruturas unificadas de cargos nas polícias civis. No Rio de Janeiro e no Paraná, por exemplo, os cargos estão praticamente unificados, restando apenas ajustes de nomenclatura e estrutura. Estados como Sergipe, Espírito Santo e Ceará concluíram integralmente essa transição.”
- “A ANEPF também aponta que a unificação contribuirá para mitigar a histórica desvalorização do cargo de escrivão de Polícia Federal, marcada por episódios concretos de assédio moral institucional, restrições de acesso a treinamentos, limitações ao desenvolvimento funcional e questionamentos judiciais sobre a natureza policial do cargo.”
“A unificação fortalece a PF e aprimora e a prestação de um serviço público mais moderno, eficaz e alinhado às necessidades da sociedade brasileira”, acrescentou a ANEPF.
Detalhes do novo concurso PF
São aguardadas mil oportunidades para o novo concurso PF e o Cebraspe tem grandes chances de se tornar a banca organizadora.
As vagas serão distribuídas entre os cargos de Agente (630), Escrivão (160), Perito – Meio Ambiente, Contabilidade e Tecnologia da Informação (69), Delegado (120) e Papiloscopistas (21).
E segundo informações divulgadas, o edital pode ser publicado ainda no primeiro semestre, apesar do prazo ser até o mês de agosto. Veja aqui os detalhes!
Ademais, é possível que um próximo concurso PF ocorra a partir de janeiro de 2026 para provimento de outras mil oportunidades, conforme anunciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Saiba mais!
Por fim, convém destacar que em entrevista concedida à equipe de jornalismo do Estratégia, o Presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, trouxe detalhes das vagas de Perito.
Quer conferir todos os detalhes sobre o próximo concurso PF, bem como da possível unificação dos cargos de Agente e Escrivão defendida pela ANEPF? Então, basta acessar o link abaixo e ficar sempre bem informado:
Saiba mais detalhes do concurso Polícia Federal
Leia também:
Quer estudar para o concurso Polícia Federal?
Assinatura de Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos