Fique por dentro – veja os recursos para o cargo de Professor
Acesse também o material de estudo!
As provas objetiva e de redação, para todos os cargos, do concurso SEDUC RS (Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul) foram realizadas no último domingo, 28 de setembro.
E nesta terça-feira, 30 de setembro, foram publicados os gabaritos preliminares, confira: gabaritos preliminares!
Com isso, pensando sempre em ajudá-los, nosso time de professores preparou quais questões são passíveis de recursos. Basta conferir abaixo:
Disciplina: conhecimentos básicos
Questão 16
Sobre o projeto educativo e as concepções didático-pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O ensino deve ser compreendido como atividade pedagógica voltada prioritariamente para a transmissão de conteúdos, mesmo que esses conteúdos sejam articulados à prática e ao contexto dos alunos.
II. A supervalorização dos métodos de ensino, em detrimento da reflexão crítica sobre os conteúdos, pode comprometer a construção de um projeto educativo voltado para a transformação social.
III. A restrita utilização de recursos e instrumentos didáticos representa o caminho ideal para garantir uma aprendizagem significativa aos estudantes.
IV. A proposta curricular precisa ser coerente com o tipo de conhecimento considerado essencial, a partir das definições sobre o perfil de sujeito que se deseja formar.
(A) Apenas I, II e IV.
(B) Apenas I, II e III.
(C) Apenas II, III e IV.
(D) Apenas I, III e IV.
(E) Apenas II e IV.
Gabarito dado pela banca: A
Gabarito Extraoficial: E – Apenas II e IV.
I. Errado. O ensino voltado exclusivamente para a transmissão de conteúdos corresponde a uma concepção didática liberal/tradicional, e não às concepções didático-pedagógicas contemporâneas, que se articulam à prática e às vivências do estudante.
II. Correto. Está alinhado aos pensamentos do educador Paulo Freire, que valoriza a reflexão crítica e a formação emancipatória.
III. Errado. A expressão “restrita utilização” torna o item incorreto, pois, pelo contrário, a diversidade na utilização de recursos e instrumentos didáticos representa o caminho ideal para garantir uma aprendizagem significativa aos estudantes.
IV. Correto. A proposta curricular deve estar alinhada ao perfil de sujeito que se pretende formar, comprometida com a educação integral do estudante.
Diante do exposto, solicito a alteração do gabarito da alternativa A para a alternativa E, uma vez que a resposta considerada correta pela banca não se sustenta diante dos argumentos apresentados.
Questão 17
Considerando os fundamentos e as concepções didático-pedagógicas sobre o currículo escolar, julgue as afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa correta.
( ) O currículo corresponde a uma produção imparcial da sociedade contemporânea e, no ambiente escolar, é aplicado sem alterações.
( ) O currículo escolar é elaborado fora do contexto escolar, estando sujeito a adaptações durante o processo de ensino nas escolas.
( ) O currículo é produzido por múltiplos agentes, que trazem diferentes visões de mundo e, muitas vezes, filtram a cultura escolar.
( ) O currículo real resulta da articulação entre documentos oficiais da educação e as práticas pedagógicas, explicando a distância entre o currículo formal e o currículo vivido.
(A) F – V – F – V
(B) V – F – V – F
(C) F – F – V – V
(D) F – V – V – V
(E) V – V – F – F
Gabarito dado pela banca: D
Gabarito Extraoficial: C – F – F – V – V
Falso. O currículo não é neutro e tampouco imparcial. Ele reflete disputas sociais, culturais e políticas. Conforme Tomaz Tadeu da Silva (1999): “O currículo deve ser compreendido como uma seleção cultural, que envolve escolhas sobre quais conhecimentos, valores e práticas devem ser ensinados. Essa seleção nunca é neutra, pois reflete disputas de poder, interesses sociais e visões de mundo.”
Falso. O currículo se constrói também no contexto escolar, em uma perspectiva social, cultural e histórica. Conforme destaca Silva (1999): “O currículo não é um elemento inocente. Ele expressa uma seleção cultural de significados e práticas que são construídos e reconstruídos no interior das relações sociais. O currículo define identidades e subjetividades e, portanto, está profundamente envolvido em relações de poder.”
Verdadeiro. Cada um dos múltiplos agentes contribui com a intencionalidade educativa por meio de saberes, valores e identidades.
Verdadeiro. A vinculação entre documentos oficiais e práticas pedagógicas resulta na articulação entre o currículo formal e o currículo vivido.
Diante do exposto, solicito a alteração do gabarito da alternativa D para a alternativa C, uma vez que a resposta considerada correta pela banca não se sustenta diante dos fundamentos apresentados.
Interessado em saber mais informações sobre o concurso SEDUC RS? Elaboramos um artigo completo para você se preparar!
Saiba mais: concurso SEDUC RS
Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!
Que tal iniciar os estudos?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:
Assinatura Concursos
Assinatura de 1 ano ou 2 anos
Créditos:
Estratégia Concursos