fbpx

Foco total: 5 dicas para potencializar sua concentração nos estudos

Quem está se preparando para concursos públicos, vestibulares ou para o ENEM sabe o quão incessante pode ser a rotina. Muitos precisam de uma ajudinha para melhorar a concentração nos estudos para conseguir atingir as metas.

Que tal conhecer algumas dicas para manter foco total nos conteúdos? Selecionamos as mais potentes!

Faça pausas

Quem tem dificuldade para se concentrar raramente conseguirá ficar uma hora estudando seguidamente. Portanto, se você é assim, respeite-se e faça pausas.

Claro que se você fizer pausas a cada cinco minutos não surtirá efeito algum e só irá atrapalhar seu desempenho. Mas é recomendado dar umas paradinhas entre o estudo de uma lição e outra, podendo ser 25 minutos ou 30, por exemplo.

As pausas também não podem ser muito longas, pois você perde a linearidade de seu aprendizado. Cinco minutos está de bom tamanho para respirar, conferir o celular ou beber uma água e pegar algo para comer.

Faça anotações

Escrever, segundo especialistas, é a melhor forma de entender o conteúdo de verdade. Quando somente se ouve ou lê, o cérebro não trabalha aquela matéria a ponto de ser absorvida como aprendizado.

Além disso, há comprovação de que quem só lê tem facilidade para perder a concentração nos estudos. Assim como assistir às aulas ao vivo, por vídeos ou podcasts, por exemplo.

Portanto, não deixe de estar sempre munida (o) de papel e caneta na hora de seus estudos, seja para concursos, para o ENEM ou vestibulares. Digitar no tablet ou computador não é uma boa ideia para estudar concentrado.

Aqui no Notícias Concursos nós ensinamos uma dica super especial nesse sentido. Veja só: Para lembrar de tudo: Como fazer um bom resumo para estudar

Inove as formas de estudo

Ao perceber que sofre para ter concentração nos estudos, você pode optar por métodos diferentes para sair da rotina e fazer com que seu cérebro fique mais motivado.

Se você está acostumado (a) a estudar por meio de livros, busque aliar também a vídeos, intercalando as duas formas.

Procure também podcasts, filmes e séries que podem ajudar em aprendizados pertinentes, como atualidades e matérias de ENEM, como História, por exemplo.

Espaço de estudos sem distrações

Não ter um espaço adequado não vai ajudar mesmo você a conseguir ter concentração nos estudos.

Por isso, essa é uma dica ótima e que às vezes pode solucionar a sua aflição. Afinal, pode ser que no ambiente que você utiliza para estudar tenha uma TV, vários conteúdos que geram seu interesse.

Ainda que você viva em uma casa pequena e tenha que dividir cômodos – uma realidade de muitos brasileiros -, tente manter esse cantinho em ordem, limpo e somente com seus materiais de estudo.

E então, pronto para estudar totalmente concentrado (a)? Siga as dicas e prepare-se bem para atingir seus objetivos!

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!