fbpx

Fotógrafa realça beleza de mulheres com câncer de mama

Outubro é o mês da prevenção e controle do câncer de mama. No mês que ganhou nome composto e virou Outubro Rosa, muitas campanhas aparecem em todos os meios de comunicação, alertando as mulheres para o autoexame e mamografia, algumas das estratégias para descobrir precocemente o temido câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e, no Brasil, é o que mais mata mulheres. Por isso, é importante ficar atenta: quanto mais cedo descobrir a doença, é possível ter mais chances de cura.

OFuxico conheceu uma fotógrafa sensacional, que tem realizado um trabalho lindo com mulheres que estão em tratamento ou que já se curaram do câncer de mama. Gina Stocco, criadora da página @belezarenovada, contou à nossa reportagem que seu olhar para mulheres portadoras de câncer de mama começou a aflorar ao ver a recuperação de uma das que foi fotografada por ela e se recuperou da doença.

Gina tem em sua vida a borboleta: sinônimo de mudanças, transmutação de tudo em algo bom e vivo. O olhar delicado e certeiro, faz com que Gina capture, com seu equipamento, a beleza mais íntima e a sensualidade de cada mulher, elevando a auto estima e trazendo o sorriso no rosto de quem passa por um momento turbulento, com a certeza: vai passar!.

“Em 2012 conheci a Graziela, que estava começando seu tratamento contra o câncer. Em 2015, ela me ligou do hospital, em um momento em que ela estava com um câncer que atingiu a tireoide e a traqueia, além de três derrames: coração, pulmão e fígado. Os médicos haviam contado que a doença estava agressiva e eu disse a ela que estava lançando meu livro onde havia uma foto dela e que ela se imaginasse no maior sucesso, na livraria Cultura (onde a publicação foi lançada). Ela se recuperou e, em 2016 chegou até a mim, grávida, algo que nunca imaginamos que poderia acontecer na vida dela. Foi algo inesquecível, depois fotografei ela e o bebê. A autoestima e a esperança das mulheres fica bem elevada”, contou Stocco.

Veja+: Quem são as celebridades que venceram o câncer de mama?

OFuxico – Como é seu olhar como fotógrafa para mulheres que enfrentam o câncer de mama?

Gina Stocco – Meu olhar é de esperança para que elas se recuperem e consigam se ver lindas, mesmo sem cabelo ou sem mama, não importa, são lindas por dentro e por fora.

OFuxico – Qual sua expectativa ao fotografar essas mulheres?

Gina Stocco – Minha expectativa é de poder trazer esperança para elas através da fotografia e elas se verem belas. Que isso ajude na recuperação de cada uma. É para que elas se olhem nas fotos, sintam-se lindas como são e que seja um momento suave para enfrentar o tratamento com esperança e alegria.

OFuxico – Qual a reação dessas mulheres ao se verem belíssimas como são nessas fotos?

Gina Stocco – Elas ficam tão felizes! E como falei acima, isso serve de estímulo para sua recuperação e isso não tem preço para mim: ver a alegria delas!

OFuxico – Por que decidiu fazer esse trabalho com mulheres com câncer?

Veja+: Thalía incentiva mulheres à fazer mamografia

Gina Stocco – Rosana foi minha primeira cliente a vir sem cabelo, estava em tratamento. Ali eu vi que através do meu trabalho era possível ajudar essas mulheres através da minha arte em fotografar. Rosana ficou muito feliz e isso serviu de ajuda na sua recuperação. Hoje ela está mais linda ainda e cabeluda (risos). Desde então todo, ano procuro fazer isso, pois fazer esse trabalho enche minha alma de amor.

OFuxico – E este Outubro Rosa?

Gina Stocco – Foi muito legal este Outubro Rosa, porque eu uni as 5 mulheres que fotografei. Foi muito bom pois elas trocaram experiências de superação, principalmente a Adhara, que está em tratamento e deve tirar a mama. Ela viu que a Eliane, na época que veio fazer fotos, estava também careca, tirou a mama e colocou prótese e está bem, cabeluda e recuperada. A Adhara ficou muito aliviada de ter conhecido essa história.

Gina Stocco é fotógrafa brasileira e para fazer contato existem dois endereços no Instagram: @ginastocco e @belezarevelada.

Veja as imagens enviadas por Stocco a OFuxico:

Fonte: O Fuxico

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais