fbpx

Frente fria chega ao Paraná neste domingo

A instabilidade de uma frente fria avança sobre novas áreas da Região Sul neste domingo, 14 de julho, atingindo Santa Catarina e também parte do Paraná. Na segunda feira ainda chove na Região e a temperatura entra em queda nos três estados.

A zona de instabilidade de uma nova frente fria vai causar chuva forte e frequente no centro-norte e no oeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e as áreas de Passo Fundo, Caxias do Sul e São Luiz Gonzaga. Na região de Santa Maria a manhã será chuvosa, mas à tarde e à noite apenas garoa.

Na região da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai a entrada de um sistema de alta pressão atmosférica vai inibir a condição para chuva, tendo um dia de sol entre muita nebulosidade. 

No oeste e sul de Santa Catarina,  a condição é para chuva a qualquer hora, mas o sol ainda aparece. Na região de Florianópolis e do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, a manhã será de sol e tem previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. 

Nas outras áreas do estado do Paraná, incluindo Curitiba, o sol aparece o dia todo, sempre junto de alguma nebulosidade, mas por enquanto não chove.

Com a passagem da frente fria e entrada do ar polar, as temperaturas estão em queda no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A aproximação da frente fria  vai causar elevação na temperatura do estado do Paraná e faz bastante calor à tarde.

Foto de Paulo Adamek, Itaiópolis (SC)

Tendência para segunda

Nesta segunda, 15 de julho, a instabilidade da frente fria vai atingir todo o estado do Paraná, Santa Catarina, a serra gaúcha e o litoral norte do Rio Grande do Sul.

Para as outras áreas do Rio Grande do Sul, a previsão é de sol e diminuição da nebulosidade no decorrer dia. A região da Campanha Gaúcha deve amanhecer com geada.

O extremo sul do Paraná, a região do Vale do Itajaí e de Florianópolis têm chuva frequente e volumosa. Nas outras áreas de Santa Catarina chove de manhã, mas à tarde o sol aparece e o dia segue com muita nebulosidade.

Na faixa central do Paraná chove a qualquer hora, mas no extremo norte do estado chove apenas a partir da tarde. 

Temperatura em declínio

Uma nova massa de ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil e nesta segunda-feira, 15 de julho, vai atuar com força sobre o Sul do Brasil. A temperatura tem acentuada queda em todos os estados e a sensação de frio é grande o dia todo.

Na terça-feira, 16, volta a gear de forma generalizada sobre o Rio Grande do Sul e sobre o interior de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

Climatempo

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!