fruta saborosa possui nutrientes importantes

De origem indígena, a palavra cambucá significa ?fruto de mamar? e, não por acaso, dá nome à fruta da espécie Plinia edulis, que exige que os seus apreciadores suguem a polpa para saboreá-la. Você conhece? Se ainda não, vamos mostrar um pouco mais a partir de agora.

A árvore da fruta cambucá é originária da Mata Atlântica e pertencente à família das mirtáceas (Myrtaceae). Ela é conhecida por manter as suas folhas durante o ano todo e por apresentar um tamanho que pode ir dos 5 metros aos 12 metros de altura.

Entretanto, o cambucazeiro é uma planta rara mesmo em seu habitat natural, tem um crescimento lento e seu risco de desaparecimento é agravado pela rápida diminuição das áreas nativas de Mata Atlântica. Seus frutos costumam ter entre 4 a 7 centímetros, são dotados de uma textura macia e podem ser utilizados em preparações culinárias como sucos, doces, geleias, sorvetes e licores.

Propriedades

É possível encontrar alguns nutrientes importantes como o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina B3 e vitamina C na composição do cambucá.

Fonte de potássio

O nutriente trabalha no controle da atividade elétrica do coração, auxilia os batimentos cardíacos a permanecerem regulares e ajuda a mover os nutrientes para dentro das células e os resíduos para fora das células.

Fonte de fósforo

O fósforo também está na lista dos principais minerais presentes na composição do cambucá. O nutriente é importante para a formação dos ossos e dentes e atua no modo de uso de carboidratos e gorduras por parte do corpo. Além disso, o mineral é necessário para que o organismo forme proteínas para o crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos.

Também há cálcio

Mais de 99% do cálcio do corpo fica armazenado nos ossos e dentes para auxiliar a mantê-los fortes, enquanto o restante do nutriente está presente em outras partes do corpo como o sangue, os músculos e o fluido entre as células. O organismo também necessita do mineral para contribuir com a contração e a expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos.

Problemas estomacais

Nativos e caboclos chegam a utilizar o cambucá para o tratamento de desordens estomacais. Entretanto, como não se sabe ao certo se é a fruta ou outra parte da planta que é usada neste sentido, o ideal mesmo é consultar um médico antes de usar o cambucá para auxiliar o tratamento de qualquer tipo de desordem estomacal.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: