fbpx

Geada e temperatura negativa no Sudeste no fim de semana

Foto: Maria da Fé (MG), por William Siqueira – geada em 20/7/2021

O pior do frio para Região Sudeste do Brasil foi nesta sexta-feira, 30 de julho. A forte e grande massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil na última semana de julho de 2021 começa a se dirigir para o oceano. Porém, essa massa de ar frio é muito extensa e seu ar gelado ainda terá alguma influência na Região Sudeste do Brasil por vários dias.

O centro desta massa de ar frio, que é a região mais intensa do sistema, alcança o oceano neste sábado e nos próximos dias vai lentamente se afastando do Brasil. Mesmo assim, as noites e o amanhecer neste fim de semana ainda serão bastante frios na Região Sudeste do Brasil.

Sábado com geada e temperatura negativa na Mantiqueira

O frio ainda será intenso no Sul de Minas Gerais e algumas localidades ainda podem registrar temperaturas abaixo de zero, como Maria da fé e Monte Verde, e nas cidades próximas a Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira,  em São Paulo. 

Por isso, há previsão de geada para esse sábado em todo Sul de Minas e na região de Campos do Jordão. Mas a Zona da Mata mineira, e toda a região do Vale do Paraíba em São Paulo e no sul do estado do Rio também poderão ter geada no amanhecer deste sábado. Também tem previsão de geada para o sul de São Paulo.

A geada é aquela camada de gelo que se forma sobre as superfícies como o capô dos carros ou sobre as plantas. É o congelamento do orvalho do amanhecer e isso acontece quando a temperatura perto do solo já está abaixo de zero grau. 

No domingo, 1 de agosto, todo Sul de Minas e a região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, ainda poderão ter geada ao amanhecer.

Sol de inverno no fim de semana

Praticamente toda a Região Sudeste terá um fim de semana com bastante sol e pouca nebulosidade. Mas a presença do ar frio de origem polar vai dificultar a elevação da temperatura durante o dia. Algumas áreas como o oeste e o norte de Minas Gerais e o norte de São Paulo já terão tardes quentinhas neste fim de semana, mas a sensação de frio continua durante a noite e ao amanhecer.

Temperaturas negativas no Sudeste em 30/7/2021 (INMET)

Monte Verde (MG): -4,5°C

Rancharia (SP): -4,3°C

Maria da Fé (MG): -3,5°C

Caldas (MG): -3,3°C

Campos do Jordão (SP):-2,6°C

São Miguel Arcanjo (SP): -2,0°C

Valparaíso (SP): -0,8°C

Patrocínio (MG): -0,2°C

Ituverava (SP): -0,1°C

Belo horizonte pode ter recorde de frio

As madrugadas deste fim de semana serão geladas na região da capital mineira. Belo horizonte pode ter recorde de frio para este ano na madrugada do sábado e também do domingo. Podem ocorrer dois recordes sucessivos, com temperatura em torno de 9°C.

Segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Belo Horizonte este ano foi de 11,1°C, em 30 de julho, na estação de Santo Agostinho.

Atenção: para efeito de verificação de recordes de temperatura em Belo Horizonte, a Climatempo adota como critério os dados da estação meteorológica de Santo Agostinho, pela relevância climática, pois neste local se faz medições desde 1910. Assim, é possível ter um período de informações meteorológicas para comparações.

Muita umidade no leste de MG

Na região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o tempo ainda fica bastante úmido neste sábado. A previsão é de muita nebulosidade e poucos momentos com sol. 

Durante o domingo, a nebulosidade começa a diminuir permitindo maiores períodos com sol. As noites continuam frias e as tardes ficam mais agradáveis.

Foto: Climatempo

Nuvens altas avançam do Sul para o Sudeste. Nuvens baixas avançam do mar para o RJ e ES

Chuva no ES

Bandas de nuvens que estão sobre o mar avançam sobre o Espírito Santo e ainda vão provocar chuva nas áreas litorâneas neste fim de semana. É uma chuva com fraca moderada intensidade, mas que ocorre várias vezes durante o dia intercalado com períodos de sol.

O litoral norte do estado do Rio de Janeiro  e a região dos Lagos também estão sujeitos a alguma chuva neste fim de semana.  

Atenção com mar agitado

O mar continua bastante agitado nesta neste fim de semana em toda a costa da região Sudeste do Brasil. Há risco de ressaca!  

Ondas de 2,0 a 2,5 poderão ser observadas especialmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e com até 2,0 m no litoral do Espírito Santo.

Durante o domingo agitação marítima diminui e as ondas vão baixando

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais