fbpx

Governo cria novo canal de contestação para quem teve o Auxílio Emergencial negado

(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

SÃO PAULO – O governo federal anunciou a criação de um canal para que cidadãos que tiveram o Auxílio Emergencial negado possam contestar a decisão. A partir de agora, será possível solicitar a revisão do benefício pelo site da Dataprev

Segundo o Ministério da Cidadania, quem teve o acesso negado por razões cadastrais ou para aqueles que pretendem fazer o requerimento após atualização dos dados pessoais pode usar a plataforma para fazer a contestação.

Cidadãos que completaram 18 anos recentemente, servidores públicos ou militares que perderam vínculo e novos desempregados que não tenham acesso a outros programas sociais, como o seguro-desemprego, também podem procurar o serviço.

Como realizar a contestação

Para realizar a contestação, o primeiro passo é acessar o site da Dataprev e entrar com seus dados cadastrais (CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento).

Na tela na qual consta a mensagem com o resultado do processamento, o usuário deve clicar no botão “contestar análise”, que aparecerá abaixo da informação do critério de não aprovação para que o cidadão possa pedir a contestação.

Segundo informações do governo, mais de 800 mil pessoas, consideradas inicialmente inelegíveis, já foram beneficiadas pela contestação através do aplicativo e começam a receber sua primeira parcela nesta quarta (5).

“Outras 300 mil, que tiveram o auxílio negado em função de constarem vínculo com as forças armadas ou com serviço público estadual ou municipal, também foram beneficiadas pela contestação, pois foi constatado que o vínculo não existia mais”, diz o governo em nota.

De acordo com dados da Caixa Econômica Federal, 438,5 mil cadastros estão em fase de reanálise e mais de 66 milhões de brasileiros já receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email:

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!