fbpx

Governo pode criar novo órgão e “esquece” aprovados no concurso Abin

Uma notícia traz bastante apreensão nos 526 candidatos aprovados no último concurso Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Tornou-se público decreto que cria o Centro de Inteligência Nacional (CIN), unidade que deverá “planejar e executar atividades de inteligência ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado e da sociedade”.

Segundo o decreto nº 10.445 de 30 de julho deste ano, o quadro de funcionários do CIN será formado, basicamente, por ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança.

A publicação desse decreto preocupa os mais de 500 aprovados no último concurso Abin.

Nesta matéria, você irá conferir tudo sobre esse decreto e as implicações que essa notícia pode gerar.

Antes, saiba como estudar com os melhores materiais e professores e pagar um valor que cabe no seu bolso:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

Concurso Abin: veja as competência do Centro de Inteligência Nacional

O artigo décimo quinto do decreto traz as competências do Centro de Inteligência Nacional. Confira:

  • I – apoiar a condução da atuação da Abin como órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência;
  • II – planejar e executar atividades de inteligência destinadas:
    • a) ao enfrentamento de ameaças à segurança e à estabilidade do Estado e da sociedade; e
    • b) ao assessoramento dos órgãos competentes no que se que refere a atividades e políticas de segurança pública e à identificação de ameaças decorrentes de atividades criminosas;
  • III – realizar pesquisas de segurança para credenciamento e análise de integridade corporativa;
  • IV – planejar ações destinadas à produção integrada de conhecimentos de inteligência entre unidades da Abin e destas com parceiros;
  • V – propor cooperações técnicas entre integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência e de agências parceiras;
  • VI – desenvolver ações destinadas à inovação na atividade de inteligência e coordenar unidades da Abin com parceiros para a produção integrada de conhecimentos de inteligência; e
  • VII – planejar, coordenar e implementar a produção de inteligência corrente e a coleta estruturada de dados.

Alguns parlamentares se manifestaram contra a formação da nova unidade, demonstrando preocupação com o que chamam de “Abin paralela”. O líder do PSB, Alessandro Molon, protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que busca derrubar o decreto presidencial.

Um dos trecho do pedido afirma que ao aumentar o escopo para além dos órgãos a que se confere as atribuições de inteligência, “compromete-se a própria soberania nacional, princípio que fundamenta a nossa República e assegura a igualdade entre as nações pela não sujeição e pela independência”.

Molon ainda acrescenta que “a mudança na estrutura da Abin fere o princípio de que a Abin deve funcionar como órgão de Estado, e não governo”. Lembra-se que o decreto que cria a CIN vem três meses após Bolsonaro reclamar do serviço de inteligência brasileiro.

Concurso Abin 2018

O último concurso Abin foi tornado público em 2018, para o provimento de 300 vagas nos cargos de oficial de inteligência, técnico de inteligência e agente de inteligência. A banca responsável pelo certame foi a Cebraspe

Apesar de já ter chamado todos os candidatos aprovados dentro das vagas, a Abin segue funcionando com apenas 30% do efetivo e o órgão ainda tem 526 candidatos aptos a serem convocados para o Curso de Formação em Inteligência (CFI).

O prazo de validade do concurso Abin 2018 segue suspenso, desde a publicação da Lei Complementar 173, que trata do período de calamidade pública instituído e do endurecimento no trato com os gastos financeiros no país.

Ressalta-se que há previsão de verba na Lei Orçamentária Anual (LOA), para que sejam convocados esses 526 remanescentes.

Retomada dos concursos: você está pronto?

Os concursos pararam, mas eles vão voltar. O retorno deve trazer uma quantidade considerável de provas em sequência. É bom que você esteja preparado!

Saiba como lidar com a nova realidade, caso ainda queira garantir uma vaga no serviço público em 2020 e 2021. Nos dias 9, 10 e 11 de Agosto, às 20h, o nosso time de especialistas vai te mostrar, em detalhes, tudo o que você precisa saber para enfrentar essa fase.

Resumo concurso Abin 2018

  • situação: prazo de validade suspenso
  • última banca: Cebraspe/Cespe
  • ano: 2018
  • cargos: oficial de inteligência, técnico de inteligência e agente de inteligência
  • vagas: 300
  • convocados: 325
  • encontram-se aptos à convocação: 526
  • salário: até R$ 16.620,46
  • Edital neste link

Concurso PF e PRF

Quem pensa em, eventualmente, estudar para um próximo concurso Abin pode ter, também, um “pezinho” nas carreiras policiais, visto que ambas as carreiras tem íntima ligação com a segurança pública.

Assim, porque não pensar em um dos dois concursos mais esperados de 2020? E quais seriam essas seleções? Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal! As últimas notícias dão cabo de que esses dois concursos (concurso PF e concurso PRF) estão à beira de ter seus editais publicados.

No caso do concurso da Polícia Federal (clique aqui), tanto o ministro de Justiça, André Mendonça, quanto o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, já afirmaram que a previsão é de 2.000 vagas em 2020.

A PRF (clique aqui), por sua vez, tem novos diretores que dia sim, outro também, batem na tecla de um novo concurso. Há, inclusive, a chance de ambos serem publicados conjuntamente, ou pelo menos dentro do mesmo período.

Lembra-se que ambos os órgãos confirmaram pedido de autorização e só aguardam uma definição do Governo Federal para colocar os editais na praça.

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Bolsonaro centro de inteligência nacional concurso abin concurso federal concurso pf concurso polícia federal concurso prf concursos federais

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!