Homus é saboroso e faz bem para a saúde

A culinária árabe é extremamente rica e, definitivamente, vai além dos já deliciosos quibe e esfiha. Aliás, um dos pratos mais conhecidos e saborosos da cultura árabe, o homus (ou húmus), merece atenção especial.

Trata-se de um tipo de pasta cheia de propriedades e nutrientes que fazem muito bem à saúde. Por ser feito a partir do grão-de-bico, herda diversos benefícios: é fonte de proteínas, fibras, ácido fólico (substância muito indicada para gestantes), antioxidantes, cálcio e vitaminas como as B, C e K. É muito nutriente junto, não?

Em resumo: uma ótima ideia preparar esse prato no dia a dia, especialmente na hora de receber amigos e familiares em casa, já que ele funciona como excelente tira gosto, podendo ser servido com pãezinhos e torradas. Conheça mais sobre essa joia da cozinha árabe.

Controle de glicemia

Pois é, isso ocorre porque o grão-de-bico, a leguminosa do qual o homus é feito, tem um índice glicêmico baixo. Ou seja, os carboidratos são absorvidos e digeridos mais lentamente, prolongando a sensação de saciedade, o que, consequentemente, diminui a quantidade de açúcar no sangue. Alimentos com muitas fibras, caso do homus, têm esse benefício.

Combate a inflamações

Por ser rico em antioxidantes, o homus também ajuda muito a combater inflamações e, inclusive, a retardar o envelhecimento das células do corpo. Além disso, o alimento possui outras substâncias que atuam como antioxidantes – como vitaminas e o ácido fólico – que também fazem bem à saúde.

Massa muscular

Quem gosta de frequentar academia sabe que existe uma série de alimentos que favorecem a perda de peso e também o ganho de massa muscular. No caso do homus, ele ajuda em ambas as situações. Isto porque o grão-de-bico é um ingrediente rico em proteínas e ferro. Por isso, uma boa dica é comer o homus no pós-treino, para repor as energias.

Preparação

Basta apenas cozinhar o grão-de-bico e, depois, triturá-lo junto com os demais ingredientes (dentes de alho, sal, suco de limão e até mesmo páprica). É possível usar um mixer para fazer isso de forma mais rápida e, assim, também garantir que todos os temperos fiquem bem triturados. Depois de pronto, você já pode servir o homus junto com o pão árabe ou qualquer outro acompanhamento.

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: