fbpx

Hospital Universitário Antônio Pedro do RJ tem previsão de concurso em 2019


Karol Barbosa

Jornalista de formação e escritora de nascença. Adora estudar e escrever sobre educação, concurso público, histórias de ficção e coisas aleatórias. Nas horas vagas faz parte de um grupo de teatro e nos “dias de fazer nada” coloca uma boa série e joga The Sims (sim, até hoje).


2 min read

Uma boa notícia para quem é do Rio de Janeiro: o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP-UFF) está entre as instituições que vão abrir vagas em 2019. 

Se você ainda não conhece o hospital e não sabe como vai ser o concurso fique comigo até o final que vou te apresentar todas as informações que você precisa para ser aprovado. 

O que é o Hospital Universitário Antônio Pedro?

O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), na época denominado Hospital Municipal Antônio Pedro, foi inaugurado no dia 15 de janeiro de 1951.

O nome é em homenagem ao clínico-geral Antônio Pedro Pimentel, um dos fundadores da Faculdade Fluminense de Medicina.

Em 1957, por falta de recursos, o hospital fechou somente em 1961 foi reaberto. No entanto, foi em caráter de emergência. Por causa da insuficiência de fundos e a falta de equipamentos e de materiais ele fechou novamente em menos de um ano. 

Somente em  1964 o hospital foi reaberto após ser cedido pela Prefeitura à Universidade Federal Fluminense, tornando assim o Hospital Universitário Antônio Pedro.

Atualmente, o Huap atende a população da Região Metropolitana II que engloba, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.

E a EBSERH?

Além disso, desde 2016, o Hospital Universitário Antônio Pedro é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada pela Lei 12.550, de 15 de dezembro de 2011, com objetivo de prosseguir o processo de recuperação dos hospitais universitários federais.

A EBSERH é a maior rede de hospitais públicos do Brasil, inclui o órgão central da empresa e 40 Hospitais Universitários Federais (HUFs). 

O que significa que o concurso do Hospital Universitário Antônio Pedro será realizado por meio da prova de concurso da EBSERH. 

Ou seja, para ser servidor público do Hospital Universitário Antônio Pedro você precisa realizar a prova da EBSERH que está prevista para sair até o final de 2019.

Digo isso porque em agosto de 2019 saiu um chamamento público visando a contratação de empresas ou entidades especializadas em prestação de serviços técnicos de planejamento, organização e realização de concurso público para o preenchimento do quadro de vagas nas Unidades da Rede EBSERH. 

A previsão é que saía dois concursos para a contratação de 2250 servidores, distribuídos em:

  • 887 para Uberlândia; e
  • 1363 para as 35 unidades da Rede EBSERH e a Sede da Empresa em todo Brasil. 

Como passar na prova do Hospital Universitário Antônio Pedro?

O primeiro passo para passar na prova do Hospital Universitário Antônio Pedro é acertar de 80%  a 85% das questões de disciplinas básicas. 

Pode parecer contraditório, já que você pode ver em outros lugares que se deve focar nas disciplinas específicas. 

Mas a verdade é que se você não acertar, pelo menos, 80% das questões de disciplinas básicas as chances são que a sua aprovação vai estar mais distante. 

Sendo assim, lembre-se de dar uma dedicação especial as seguintes matérias:

  • Português 
  • Raciocínio Lógico
  • Legislação da EBSERH
  • Legislação do SUS

E se precisar de um auxílio mais detalhado de como se dedicar a essas disciplinas baixe o  guia gratuito do Pontua Concursos sobre as Disciplinas Básicas que, provavelmente, vão cair no concurso da EBSERH em todas as modalidades.

Informações último concurso EBSERH

O último concurso da EBSERH foi em 2018 e possuía 1196 vagas, sendo 339 para área médica, 719 para área assistencial (enfermeiro e técnicos em enfermagem) e as demais para serviços administrativos. 

A banca organizadora foi o CEBRASPE/CESPE e a remuneração variava entre  R$ 2.031,19 e R$ 9.687,39.

O concurso teve duas fases: prova objetiva e avaliação de títulos. A prova era composta por:

  • 40 itens de conhecimentos básicos; e
  • 60 itens de conhecimentos específicos. 

Já a prova de títulos foi de caráter classificatório e os títulos variaram entre 3,90 e 0,20 pontos. 

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘2104258103139834’); // Insert your pixel ID here.
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!