Inverno exige cuidados especiais com a saúde

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21). Alguns comemoram as temperaturas mais amenas, outros lamentam. Independentemente da sua preferência, um fato é igual para todos: cuidados são necessários para manter a saúde em dia durante esta época do ano. Então, para aproveitar da melhor forma possível, é importante seguir algumas dicas.

O primeiro passo é cuidar da alimentação. Com os termômetros marcando temperaturas mais baixas, o desejo por comidas mais calóricas aparece. Mas por que isso acontece? Simples! Para manter a temperatura corporal, o organismo precisa gastar mais energia. Por isso, para evitar os excessos no cardápio, o ideal é consumir mais fibras. Afinal, elas aumentam a sensação de saciedade.

Hidratação

Não é só no verão que devemos nos preocupar com a hidratação. Durante o inverno o corpo também necessidade de muita água, às vezes deixada de lado. O líquido é fundamental para evitar o ressecamento da pele, além de garantir o bom metabolismo. Para não esquecer, deixe sempre uma garrafa na sua mesa.

E por falar nesse assunto, é importante também lembrar da pele e dos lábios, garantindo assim uma boa hidratação e evitando problema típicos desta época do ano.

Ventilação

Com as temperaturas mais baixas, é comum deixar as janelas fechadas. Mas isso é um grande problema. Afinal, em ambientes fechados, os vírus encontram condições propícias para se proliferarem. Por isso, é recomendado deixa ao menos uma janela da residência aberta para facilitar a circulação do ar. Outra dica valiosa é evitar ambientes fechados com grande aglomeração de pessoas.

Estadão

Fonte: PORTAL TERRA – SAÚDE

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: