fbpx

Irã acusa Israel de ataque contra planta nuclear de Natanz

O Irã acusou nesta segunda-feira (12) o governo de Israel de ter realizado um ataque contra o centro nuclear de enriquecimento de urânio em Natanz, em incidente ocorrido neste domingo (11). A planta ficou sem energia por várias horas, mas não houve registros de vazamentos.
    Segundo a Inteligência iraniana, “a pessoa que causou a interrupção da corrente elétrica” na origem do ataque foi identificada e “as medidas necessárias para prender o acusado foram tomadas”. Os iranianos ainda prometeram uma “vingança” no “momento oportuno”.
    Em audiência na comissão de Segurança Nacional e para a Política Externa, o ministro das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, afirmou que a “sabotagem” de Israel reforçará Teerã nas negociações para o retorno dos Estados Unidos ao acordo nuclear.
    O documento foi firmado por Barack Obama em 2015, mas três anos depois, o então presidente Donald Trump retirou o país do pacto e voltou a impor sanções unilaterais.
    Zarif falou sobre o andamento das negociações de Viena para a possível volta norte-americana e disse que as conversas serão retomadas na quarta-feira (14).
    “Se achavam que o incidente ia colocar-nos numa situação de desvantagem das negociações, deviam entender isso: que esse ato desesperado tornará a nossa posição ainda mais forte”, disse o ministro.
    Nas últimas semanas, a tensão entre iranianos e israelenses voltou a subir com mútuas acusações de ataques e lançamentos de mísseis contra bases militares. .
   

Veja também:

Como foi o casamento real de Elizabeth e Philip em 1947


  

  • separator

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais