fbpx

IRB (IRBR3) fez uma boa escolha com novo CEO, mas notícia é ofuscada por mau humor do mercado e ação cai mais de 5%

IRB (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (20), em um dia de forte queda nos mercados, o IRB (IRBR3) divulgou uma notícia considerada positiva, mas que não teve impacto imediato nas ações. Pelo contrário, os ativos fecharam em queda de 5,79%, a R$ 4,88.

O Conselho de Administração da Companhia, em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira (17), elegeu Raphael Afonso Godinho de Carvalho para o cargo de diretor presidente do IRB. O novo diretor presidente tomará posse em 1 de outubro de 2021, com mandato unificado com os demais membros da Diretoria Estatutária da Companhia até 2 de julho de 2023.

Cabe ressaltar que o processo de escolha durou cerca de seis meses. De acordo com o IRB, a eleição do Carvalho foi precedida de um amplo, profundo e detalhado processo de seleção, com auxílio de empresa de consultoria especializada de renome no mercado.

A companhia destaca que Carvalho tem larga experiência nos setores financeiro e de seguros, tendo uma carreira de mais de 30 anos em instituições de grande porte.

O executivo é graduado em Matemática e Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem um MBA em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e especializações na Kellog School of Management e em Harvard, ambas nos EUA.

Nos últimos seis anos e meio, Carvalho ocupou o cargo de presidente da seguradora Metlife para o Brasil e Colômbia. Antes disso, foi Country Manager da Visa para a América Latina e Caribe e o sócio líder da consultoria Accenture para a Prática de Seguros. Também teve passagens pelo Unibanco (onde foi responsável pelo Fininvest, Unibanco Capitalização e Unicard), BTG, Nationwide Financial e Russel Reynolds.

Com isso, Wilson Toneto, que ocupa o cargo de diretor presidente interino desde março de 2021, permanecerá como diretor vice-presidente técnico e de operações.

“A chegada de Carvalho para ocupar o cargo de diretor presidente é a mais recente etapa do processo de reestruturação e transformação pela qual a companhia vem passando”, ressaltou o IRB.

Antonio Marcos Samad Júnior, sócio e gestor da mesa proprietária Axia Investing, destaca que a notícia vem em linha com o projeto de reestruturação da empresa.

“Nada melhor nesse momento do que um nome com vasta experiência no ramo segurador e de Finanças, visto que Carvalho é dono de um currículo robusto, com passagem por grandes empresas como Metlife Brasil, Visa, Accenture, Nationwide e outras”, avalia o especialista.

Em breve nota, o Credit Suisse destacou a notícia como positiva, em linha com a ideia do IRB de contratar um profissional experiente do setor. Contudo, a recomendação do Credit segue underperform (desempenho abaixo da média do mercado) para a ação, com preço-alvo de R$ 7,50 (ainda um potencial de alta de 45% em relação ao fechamento da sexta-feira).

A sessão é de queda para a ação, em um dia de forte aversão ao risco do mercado, com a notícia do novo CEO sendo ofuscada pela aversão ao risco causada pelo temor no calote no mercado imobiliário chinês.

“Essa queda de hoje de cerca de 5% nas ações da IRB-Brasil nada tem a ver com a escolha do novo presidente”, avalia Samad Júnior apontando que, na visão dele, foi uma excelente escolha para o cargo.

“A empresa vem de uma crise de confiança causada pelos antigos executivos e nada como um nome bem conceituado no meio segurador para trazer mais confiança para o mercado e seus investidores”, finalizou.

Cabe destacar que, em 2020, os papéis desabaram em meio a alegações da gestora Squadra de uma série de inconsistências no balanço da companhia, além da notícia enganosa de que Warren Buffett teria comprado ações da empresa, informação negada posteriormente pela Berkshire Hathaway, do megainvestidor americano, aumentando a uma crise de credibilidade para a companhia e levando à saída de importantes executivos. Posteriormente, com uma nova gestão, a companhia tem buscado resgatar a confiança dos investidores, ainda que seja alvo de ceticismo por boa parte do mercado.

Conheça o plano de ação da XP para você transformar os desafios de 2022 em oportunidades de investimento.

 

 

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais