fbpx

Jaborandi – Benefícios da planta medicinal e como usá-la – Beleza

O Jaborandi é uma planta medicinal muito utilizada na indústria cosmética devido suas propriedades naturais que, aliás, são excelentes para tratar problemas capilares, pois agem na renovação celular, estimulando o fortalecimento e crescimento dos fios, os tornando mais resistentes e saudáveis.

E, se engana quem pensa que o Jaborandi só pode ser usado para fins estéticos, já que o chá dessa erva é capaz de auxiliar no tratamento de diversos problemas de saúde como, por exemplo, glaucoma, bronquite, diabetes e até mesmo cólicas intestinais.

Ademais, ficou curioso(a) para saber mais sobre os benefícios do Jaborandi para a saúde do organismo e cabelos? Então, continue sua leitura que separamos todas informações sobre essa planta que, sem dúvidas, vai ganhar um espaço especial no seu dia-a-dia.

Benefícios do Jaborandi para o cabelo

Vix
Reduz a queda de cabelo: Rico em pilocarpina, substância que fortalece os cabelos, o Jaborandi é indicado para quem sofre com problemas de queda no cabelo;

Combate a caspa;

Estimula o crescimento dos fios: O óleo natural da planta, quando aplicado no couro cabeludo, age protegendo e estimulando o crescimento capilar.

É um emoliente natural: O uso de Jaborandi auxilia na hidratação dos fios, tornando-os mais bonitos e sedosos;

Tem ação umectante: A planta medicinal é capaz de reter água nos fios, mantendo-os hidratados.

Propriedades Medicinais

Sindsema

O Jaborandi serve como um excelente medicamento da natureza para diversos problemas de saúde, como, por exemplo:

Bronquite, asma e pneumonia: As propriedades medicinais do Jaborandi dilatam os alvéolos pulmonares fazendo com que o fluxo de oxigenação aumentem;

Diabetes: O chá de Jaborandi ajuda na redução de açúcar no sangue;

Paralisia nos rins: Recomendada até mesmo em casos de casos que já necessitam de hemodiálise.
Cólica intestinal;

Doenças sexualmente transmissíveis: Gonorreia, cancro mole e HPV são exemplos de doenças que a erva medicinal ajuda a eliminar.

Como usar?

O jaborandi pode ser usado em formato de chá ou de extrato. Além disso, quando maceradas, as folhas da planta rendem um líquido grosso e saboroso que pode ser consumido para fins medicinais.

Chá de Jaborandi

Beleza e Saúde.

Para fazer o chá de jaborandi, primeiramente, basta adicionar 20g de folhas para cada litro de água filtrada e fervida. Então, com a água quente, adicione as folhas da erva e tampe por cerca de 10 minutos. Após esse período, retire as folhas e consuma.

O consumo deve ser de 2 xícaras por dia.

Como aplicar o chá no cabelo

Primeiramente, com os cabelos ainda secos, aplique o chá (em temperatura morna ou fria), no comprimento, nas pontas e no couro cabeludo. Então, massageie bem os fios ara que a solução penetre bem. Após isso, coloque uma touca de proteção e deixe agir por 40 minutos.

Por fim, finalize lavando o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

Óleo de jaborandi

Salon Line

O óleo de jaborandi protege o couro cabeludo e age como estimulante capilar. Além disso, é uma excelente opção para quem deseja fios com mais brilho, leveza e maciez. Mas afinal, como aplica-lo nos fios?

Primeiramente é preciso esquentar uma colher de sopa de óleo de jaborandi por alguns segundos no micro-ondas. Então, aplique no cabelo seco, nas mechas e na raiz.

Massageie bem o couro cabeludo e deixe o óleo agir por cerca de 2 horas. Então, após esse tempo de ação, enxágue os fios com água fria, lave com um shampoo e finalize com condicionador.

Outra forma de obter os benefícios do óleo de jaborandi nos cabelos é misturando nos shampoos tradicionais. Adicione algumas gotas para cada 100ml do produto.

Então, agora que você já sabe os benefícios do Jaborandi, que tal descobrir novas linhas de tratamento para o cabelo na loja on-line da Álbumm? Por lá, você encontra diversos produtos para tratar e restaurar a beleza e saúde das suas madeixas. Clique aqui para acessar.

Fontes: Salon Line, Dicas de Mulher, Trocando Fraldas.
Fontes das imagens: Portal AZ, Vix, Salon Line, Beleza e Saúde, Sindsema.

Essa matéria Jaborandi – Benefícios da planta medicinal e como usá-la foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais