fbpx

Jogar Peteca além de ser divertido é uma atividade física completa

Jogar Peteca não é só uma brincadeira, mas sim um esporte. Esse jogo se trata de uma atividade predominantemente aeróbica, onde os jogadores disputam em uma quadra.

Um jogador que fica atrás da linha de fundo segura a Peteca com uma das mãos e bate nela com a outra, arremessando-a por cima da rede em direção ao campo do adversário. Este deve rebatê-la com apenas um toque a fim de devolvê-la, como em um jogo de tênis.

Para conseguir um ponto ou uma vantagem, o jogador não pode deixar a Peteca cair em seu campo, ou quando não acontecer falta técnica, como invasão da linha central, toque na rede, condução; ou ainda, quando o adversário não conseguir rebater a Peteca ou não devolvê-la no limite do campo adversário.

Tipos de toques (rebatidas) do jogo de Peteca

– A batida básica é feita por cima e com os pés no chão;

– A batida por baixo é feita quando a Peteca chega para o competidor a uma altura muito baixa ou muito perto da rede;

– Já a batida saltando é mais agressiva e com maior poder ofensivo. Por isso, ela exige um maior esforço físico dos jogadores.

Benefícios de jogar Peteca

Como qualquer atividade física, jogar Peteca faz bem à saúde quando praticada regularmente e por, no mínimo, 30 minutos diariamente – ou alternando os dias com outro esporte ou atividade. Trata-se de um jogo muito recomendado para trabalhar diferentes partes do corpo.

Jogar Peteca queima calorias

É possível queimar entre 200 e 350 calorias por hora de prática de Peteca. Mas para isso, a atividade deve estar associada a uma alimentação saudável, ou seja, com menos calorias, porém rica em nutrientes. Assim, se a ideia é emagrecer ou manter o peso, a prática do jogo de Peteca é uma boa opção, além de ser um jogo muito divertido.

Melhora a flexibilidade e dá maior agilidade nos movimentos

Esses dois benefícios são obtidos porque jogar Peteca trabalha várias partes do corpo ao mesmo tempo por ser preciso arremessar e receber a Peteca de maneira muito rápida.

Fortalece os ossos prevenindo a osteoporose

O jogo de Peteca fortalece os músculos e os ossos se for praticado de maneira regular. Com isso, é possível prevenir doenças como a osteoporose.

Alivia sintomas de ansiedade e depressão

Durante essa prática esportiva aeróbica ocorre a liberação de endorfina o popular “hormônio da felicidade”, além de ajudar a descarregar toda a tensão acumulada.

Fortalece o coração

Uma grande vantagem de jogar Peteca é fortalecer o coração. Isso acontece porque durante esse jogo cheio de ação e mobilidade, o coração bate mais rápido bombeando, assim, maior quantidade de sangue. O resultado é o músculo cardíaco fortalecido.

Diminui a gordura corporal

Ao praticar Peteca, os depósitos de gordura do corpo são usados para a produção de energia. Com isso, tem-se, inclusive, a diminuição do colesterol e do triglicérides.

Com mais de 50 anos de existência e mais de 30 mil associados, o Santa Mônica Clube de Campo possui uma estrutura com 72 alqueires, todos dedicados a oferecer aos seus associados variadas atividades de lazer, culturais e esportivas, dentre elas a prática de Peteca.

Veja mais em https://www.santamonica.rec.br/esportes/peteca/

Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/peteca/

DINO
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – NOTÍCIAS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!