fbpx

Livro “O espírito das roupas” ganha curso online  – Lifestyle

Obra da filósofa brasileira Gilda de Mello e Souza será objeto de aulas ministradas pelo pesquisador Brunno Almeida Maia, no Adelina Intituto 





Para dar continuidade às comemorações do Centenário de nascimento da Gilda de Mello e Souza,, a Adelina Intituto promove, em versão digital (on line) pela plataforma Zoom, o curso O instante das formas: sobre o espírito das roupas e o espírito do tempo, ministrado por Brunno Almeida Maia, pesquisador em filosofia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), e coordenador do projeto de pesquisa “A Literatura e a Moda”.


A atividade, que acontece entre os dias 24 de setembro a 19 de outubro de 2020, sempre às segundas e quintas-feiras, das 19h às 21h, vai analisar os principais conceitos literários, filosóficos, sociológicos e históricos presentes no livro “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 2018). O curso tem inscrições abertas até o dia 23/09, pelo www.adelina.org.br.

Importante teórica de Moda brasileira, a filósofa e ensaista Gilda de Mello e Souza (1919-2005), marcou a geração intelectual paulistana dos anos 50 ao defender, no Departamento de Filosofia da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), a sua tese de doutorado “A moda no século XIX: Ensaio de sociologia estética”. O refinado trabalho publicado em livro nos anos 80 sob o título de “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 1987), entrelaça a relação entre a literatura, as artes e a Moda nos séculos XIX e XX.


Adotado como principal referência bibliográfica nos cursos de design, têxtil, sociologia, história e filosofia das principais universidades e faculdades do país, a obra  é considerada, entre os pesquisadores, profissionais, artistas de Moda, e literatos, como a inauguração do pensamento de Moda no Brasil. 





“A convite da Adelina  Instituto, ministrarei um curso inteiramente inédito dedicado à filósofa e professora brasileira Gilda de Mello e Souza, a partir da sua obra, com foco no livro “O espírito das roupas: a moda no século dezenove” (Companhia das Letras, 1987). A obra é uma grande referência bibliográfica, ao abordar a relação entre a Moda e a literatura, para estudantes, pesquisadores e profissionais de Moda e Ciências humanas”, diz Almeida Maia.


A ideia do curso, explica o professor, é transitar, com profundidade, pelos capítulos do livro, num diálogo entre a teoria e história da Moda, a literatura dos séculos XIX e XX, as artes, a filosofia e a sociologia, em temas como os diálogos entre a Moda e a literatura, a partir dos escritores Machado de Assis, José de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Marcel Proust, entre outros, a concepção gildeana de “Filosofia do Instante” nas Formas da Moda,  a defesa da Moda como Arte, o antagonismo entre as identidades e expressões de gêneros, a criação de uma cultura feminina, e a sua relação com as vestimentas, a luta de classes e a Moda no século XIX, e, por último, o conceito da Moda como “caligrafia dos gestos”, durante a constituição da personalidade aparente.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!