Mais querido e menos rejeitado, Lula supera potencial de votos de Bolsonaro | Política
Ex-presidente Lula supera potencial de votos de Bolsonaro em 2022, diz pesquisa
Em pesquisa que mede o potencial de voto de dez possíveis candidatos nas eleições presidenciais de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva
(PT) é o único que demonstra ter mais potencial político que o atual presidente, Jair Bolsonaro
(sem partido).
Menos rejeitado e mais querido, o petista está atualmente impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa
, embora busque mudar essa condição judicialmente. De acordo com o levantamento realizado pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), novo instituto de pesquisa de Márcia Cavallari, ex-Ibope, 50% dos entrevistados disseram que votariam ou poderiam votar em Lula
, bem acima do teto de Bolsonaro,
38%. 44% afirmaram que não votariam no petista de jeito nenhum, enquanto 56% jamais votariam pela reeleição do atual presidente.
Os advogados de Lula buscam anular as sentenças que envolvem imóveis em Guarujá
e Atibaia
, que hoje o impedem de concorrer a cargos eletivos, mas, publicamente, o ex-presidente nega a intenção de se candidatar em 2022.
Vale destacar que a pesquisa do Ipec
não calcula um possível cenário em que Lula e Bolsonaro se enfrentem, mas sim o teto e o piso de votos dos dois possíveis candidatos em 2022. As pesquisas de intenção de votos tradicionais simulam possíveis segundos turnos com dois nomes, mas a pesquisa de potencial tem outro objetivo, que é justamente medir a aceitação e a rejeição a determinado nome.
Em vez de apresentar uma lista de candidatos e pedir que o entrevistado aponte seu preferido, o Ipec cita o nome de cada possível postulante à presidência e pergunta se o eleitor com certeza votaria nele, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para responder. A soma das duas primeiras respostas, “votaria com certeza” e “poderia votar” é usada como o potencial de votos.
Lula e Bolsonaro lideram o ranking de potencial de voto para 2022, seguidos pelo ex-juíz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro
(31%); Luciano Huck
(28%); Fernando Haddad
(27%); Ciro Gomes
(25%); Marina Silva
(21%); Luiz Henrique Mandetta
(15%); João Doria
(15%); e Guilherme Boulos
(10%).
Marina, Huck, Doria, Ciro e Haddad estão empatados tecnicamente em rejeição com Bolsonaro. Enquanto o presidente não seria votado “de jeito nenhum” por 56%, os possíveis candidatos são rejeitados por, respectivamente, 59%, 57%, 56%, 53% e 52%. Já Moro repete a rejeição de Lula, 50%.
A pesquisa também apura onde os possíveis candidatos têm mais apoio. Bolsonaro encontra mais simpatizantes entre evangélicos
(53% de potencial de votos), na região Sul
(46%) e na faixa de renda entre dois e cinco salários mínimos
(45%).
Para realização do levantamento, o Ipec ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios do País entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos.