Mar Vermelho – Estudo Prático

Quando se fala em Mar Vermelho, normalmente surgem duas questões importantes, são elas: por que ele é chamado assim e qual a relação dele com as passagens bíblicas?

Esse mar tem muitas histórias e curiosidades, por isso, confira este artigo preparado pelo Estudo Prático! 

Aqui você descobre o que é o Mar Vermelho, onde ele está localizado, o porquê desse nome e qual sua relação com a Bíblia. Além disso, vai poder entender a ligação dele com o Mar Morto. Confira!

O que é o Mar Vermelho?

O Mar Vermelho é na verdade um “golfo”, que é uma entrada do oceano na massa continental. Ou seja, existe uma abertura na parte continental (nas terras) e nesta as águas oceânicas entram, formando um braço oceânico.

Praia no Egito banhada pelo Mar Vermelho (Foto: depositphotos)

Geralmente, essa porção das águas recebe outro nome para diferenciá-lo do oceano. Além disso, os golfos são locais bons para navegação e turismo, pois são menos suscetíveis as correntes marítimas.

O Mar Vermelho é um dos golfos existentes no globo. Ele é um braço do Oceano Índico que se encontra entre os continentes africano e asiático.

A comunicação desse mar com o Oceano ocorre pelo estreito de Babelmândebe e o Golfo de Áden, isso ao Sul.

Já ao Norte, o mar se encontra com a Península do Sinai, também o Golfo de Ácaba e o Canal de Suez, sendo que este último o permite se comunicar com o Mar Mediterrâneo.

Ele possui uma temperatura média de 22ºC, variando em conformidade com a época do ano. Seu cumprimento é de 1.900 quilômetros, tendo como largura em seu ponto máximo uns 300 quilômetros.

A profundidade máxima registrada no Mar Vermelho é de 3.040 metros, tendo como média de profundidade ao entorno dos 500 metros.

Este mar normalmente é conhecido pelas histórias que tomam ele como referência, bem como pela curiosidade sobre sua cor.

Mas, é importante destacar que esse mar possui uma grande diversidade de vida submarina, o que o torna um rico ambiente vivo.

Onde fica?

O Mar Vermelho está localizado entre a Península Arábica e o norte da costa oriental do continente africano.

Suas águas banham as terras da Arábia Saudita, Egito, Iêmen, Israel, Jordânia, Sudão, Eritreia e de Djibuti.

No contexto do Êxodo bíblico, o Mar Vermelho era a fronteira do antigo Egito, por isso normalmente associa-se o Egito com este importante mar. Era a via pela qual se podia fugir do país naquele contexto.

São algumas das cidades que ficam na costa desse golfo e que recebem muitos turistas: Assab, Porto Sudão, Hurghada, Suez, Ácaba, Jedá, Al Hudaydah, Sharm el Sheikh e ainda Eilat.

Mapa do Mar Vermelho

Este é um mapa que mostra a localização e o formato do Mar Vermelho (Red Sea).

Mapa do Mar Vermelho

É possível perceber os países que são banhados pelo mar e as ligações com outros cursos d’água (Foto: depositphotos)

Porque ele é chamado assim?

Normalmente, imagina-se que o Mar Vermelho seja assim chamado devido à sua coloração, por processos que algas fazem em seu interior, semelhante ao que ocorre no fenômeno chamado de “Maré Vermelha”.

Outra hipótese é o desgaste das rochas da região. Por conta dos fortes ventos, leve partículas de minério de ferro vão para dentro das águas, tingindo o mar com coloração avermelhada.

Há ainda uma explicação histórica para o nome deste mar, que pode ser uma homenagem ao rei persa Éritras (eritro significa vermelho em grego). Com isso, o curso d’água também levaria o nome de Mar Eritreu, surgindo assim uma associação com a cor vermelha.

Apesar disso, não há literatura específica que explique com precisão como surgiu o nome deste mar, de forma que são apenas especulações.

No entanto, não apenas o nome deste mar causa questionamentos, pois existem muitas histórias curiosas de fatos que teriam acontecido há muito tempo, e cujo Mar Vermelho teria sido o palco.

Relação com a Bíblia

Muitas pessoas conhecem esse mar por conta das histórias relatadas na Bíblia Cristã. A história mais conhecida trata da travessia do Mar Vermelho, quando o povo hebreu teria sido conduzido por Moisés para fora do Egito, após centenas de anos de escravidão.

Esse golfo era a fronteira do Egito, e para sair deste país deveria cruzar suas águas. Os israelitas foram perseguidos pelo exército do faraó no deserto, ficando cercados de um lado pelos soldados, de outro pelo mar.

Então, Moisés, o líder daquele povo e enviado por Deus, teria orado e ao erguer o seu cajado o mar teria se dividido em duas porções. Com isso, o povo conseguiu atravessar e se libertar da escravidão. Quando haviam atravessado, o mar fechou-se novamente, afogando os soldados do Egito.

Existem várias hipóteses que buscam explicar cientificamente a abertura das águas do mar, como a força dos ventos da região.

Moisés e o Mar Vermelho

Imagem representativa de Moisés abrindo o Mar vermelho para salvar seu povo (Foto: depositphotos)

Ligação com o Mar Morto

Há outro importante mar na região, que é o Mar Morto. Este mar está localizado na fronteira entre a Jordânia e Israel, na região do Oriente Médio.

Trata-se de um dos cursos d’água que constituem o chamado Vale do Jordão, uma depressão localizada em Israel, na Jordânia, na Cisjordânia até os Montes Golan.

Há um projeto para ligação do Mar Morto com o Mar Vermelho, o que poderia modificar a composição deste primeiro e também levar água dessalinizada para Israel, Jordânia e Palestina.

Portanto, trata-se de um projeto bastante audacioso, e que tem dividido as opiniões. Para efetivá-lo serão necessários aproximadamente 215 quilômetros de aqueduto moderno para água salgada. É uma ideia que já vem sendo discutida pelo menos há 15 anos, no entanto, não havia tecnologia suficiente na época para colocá-la em prática.

Uma preocupação que surge é sobre o Mar Vermelho voltar ao seu nível ideal com o projeto, o que irá impactar o turismo na região, uma vez que são justamente as características atuais que atraem muitas pessoas para visitar o local.

Fotos reais do Mar Vermelho

Barco no Mar Vermelho

Golfo de Aqaba e recifes em Israel (Foto: depositphotos)

Dois mergulhadores no mar

As águas límpidas do Mar Vermelho propiciam a prática do mergulho (Foto: depositphotos)

Mar vermelho visto de satélite

Mar Vermelho visto através de satélites (Foto: Reprodução Wikimedia)

Mergulhador e peixes

Mergulho e vida aquática no Mar Vermelho (Foto: depositphotos)

Referências
POLON, Luana. Estudo Prático. “Egito“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/egito/. Acesso em 14 mai. 2019.

POLON, Luana. Estudo Prático. “Mar Morto – Fotos, história e mapa“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/mar-morto-fotos-historia-e-mapa/. Acesso em 14 mai. 2019.

VESENTINI, José William. “Geografia em transição“. São Paulo: Ática, 2011.

Fonte: Portal Estudo Prático / Terra

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: