fbpx

Marca lança tênis de trail running com tecnologia que promete maximizar energia

A marca norte-americana The North Face reformulou sua linha de calçados de trail runing com o novo modelo Vectiv, o qual promete uma nova tecnologia de calçados ultra-rápidos. Em outras palavras, o tênis “ajuda” na performance reutilizando a energia da passada.

Eliud Kipchoge correu uma maratona em 1 hora 59 minutos e 40 segundos em outubro de 2019. Alguns debateram se a façanha de Kipchoge foi tão impressionante quanto parecia, pois a marca é considerada não oficial porque ele correu em um percurso fechado, com pacers, enquanto outros especularam sobre os tênis que usou para fazê-la.

A cada passo, a energia investida na passada é perdida em contato com o solo e absorvida por um amortecimento necessário. Encontrar uma tecnologia que não dissipa essa energia, mas a transforma em impulso para o próximo passo é uma aspiração antiga de todas as marcas de calçados esportivos de corrida.

A partir deste princípio que foi criado o protótipo do Air Zoom Alphafly NEXT, lançado pela Nike e usado por Eliud Kipchoge, uma tecnologia de ponta de um tênis de corrida que comprovadamente faz o que diz: tornou os corredores mais rápidos. Baseada no mesmo princípio científico, a The North Face lança o Vectiv.

Em um comunicado à imprensa, a marca norte-americana descreveu o Vectiv como “arquitetura revolucionária de solado”. Ou seja, as camadas de material de tênis sob seus pés. Não é tanto uma única coisa, como um tipo de espuma ou banda de rodagem, mas algumas coisas trabalhando juntas: uma placa, uma sola intermédia oscilante (curva) e uma sola exterior.

Ao contrário das placas de fibra de carbono nos sapatos da Nike, a placa 3D Vectiv patenteada pela The North Face fica diretamente sob os pés e envolve as bordas para ajudar a travar o pé enquanto o impulsiona para a frente. De acordo com a empresa, esta posição também aumenta a longevidade do calçado pois a placa ajuda a dissipar o impacto nas camadas de espuma abaixo dela.

A priori, todos os sapatos com tecnologia Vectiv são concebidos para longas distâncias, embora analisando-os detalhadamente é possível verificar que se trata de uma afirmação que admite qualificações. Assim, encontramos calçados mais reativos ou acolchoados com a mesma tecnologia dependendo do tipo de material da placa e da composição da entressola.

O recurso comum são as plataformas 3D. Mas dependendo do passo para o qual cada modelo foi projetado, em fibra de carbono, Pebax ou termo poliuretano, eles também serão muito adequados para distâncias mais curtas e explosivas, ou mais longas e para as quais é necessária mais ajuda.

A marca afirmou que tênis não tem data definida para chegar no mercado brasileiro. Nos EUA o tênis custa: US$ 200.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

!function(f,b,e,v,n,t,s){if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};if(!f._fbq)f._fbq=n;
n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window,
document,’script’,’https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/en_US/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais