fbpx

Matérias que mais caem em concursos de Pedagogia

Concursos de Pedagogia são muito visados e concorridos. Por isso, se você é da área e deseja conquistar espaço no serviço público para atuar em diretoriais e secretarias de ensino, escolas e faculdades, e demais órgãos, deve se engajar nos estudos.

Como qualquer outro certame, o de pedagogia envolve diversas disciplinas, que devem estar expostas no edital. Entretanto, para se destacar diante dos concorrentes, é indicado iniciar a preparação antes da divulgação do edital.

Para isso, você pode selecionar materiais condizentes com o que caiu nas provas dos últimos concursos para o mesmo segmento. Há matérias que são quase que obrigatórias no certame de pedagogia, ou seja, que são cobradas sempre.

Selecionamos as 5 matérias que mais caem em concursos de pedagogia para você conhecer e já começar a estudar!

1 – Currículo escolar

É uma das matérias que nunca ficam de fora dos concursos de Pedagogia. O currículo escolar pode ser dividido em três tipos:

Formal – Atrelado às legislações, ao MEC

Real – Acontece em sala de aula, com base no projeto político

Oculto – Valores, diversidade cultural, história de vida dos alunos

2 – Didática

Não poderia faltar a didática, que é uma das áreas mais importantes da Pedagogia.

É nessa matéria que é definido o que será ensinado ao aluno e como cada conteúdo será ensinado. Entre a teoria e a prática das didáticas, devem existir as estratégias de ensino.

Você Pode Gostar Também:

Nessas estratégias estão as ferramentas para serem utilizadas na sala de aula, bem como os instrumentos pedagógicos que vão favorecer a construção do conhecimento dos estudantes.

Leia mais – Entenda a importância de Paulo Freire para a educação

3 – Avaliação da aprendizagem

É uma matéria de pedagogia descrita de forma processual. É preciso verificar de que forma construir esse sistema de avaliação dentro de um processo de aprendizagem do aluno. Deve-se considerar ainda as especificidades que os alunos apresentam de déficit de aprendizagem.

4 – Planejamento

Perpassa por todo o planejamento do professor para as aulas que serão aplicadas, os conteúdos que são adequados de acordo com o currículo escolar, as etapas que devem ser consideradas dentro do processo de ensino-aprendizagem.

5 – Legislações que cabem à pedagogia

Como em quaisquer outros concursos públicos, o que é voltado para a área de pedagogia conta com questões de legislações. Claro que, nesse caso, são leis que cabem ao setor da educação. O maior exemplo é o que dispõe a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, legislação-mãe dessa área.

Em seu estudo reveja as portarias, o que o Ministério da Educação preconiza para o processo de aprendizagem, o plano de desenvolvimento educacional.

Importante saber é que todas essas matérias se interligam tanto na teoria, em seus estudos para os concursos, quanto na aplicação de sua profissão. É preciso entender todas elas, de fato, para poder atuar de maneira interdisciplinar e integrada.

Concursos públicos: Matérias que caem praticamente em todo certame

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!