MBA Broker Global: Como uma imersão na B3 e aulas com protagonistas da bolsa fazem a diferença

Alunos do MBA Broker Global na B3 (Diego Lazzaris/ InfoMoney)

SÃO PAULO – A última semana de setembro foi marcante para a primeira turma do MBA Broker Global, realizado pelo InfoMoney em parceria com o Ibmec. Depois de quase cinco meses de aulas à distância, mais de 200 alunos participaram de uma semana de imersão na B3, a bolsa de valores brasileira.

Durante seis dias, de segunda-feira até sábado, eles vivenciaram a experiência de assistir aulas e palestras com 18 diretores, superintendentes e gerentes da B3 – a maioria profissionais com décadas de experiência no mercado financeiro.

Para os alunos, as aulas na B3 representaram uma grande oportunidade de entender e reforçar conceitos. “Estar na bolsa foi muito importante para mim, que ainda não trabalho no mercado financeiro. Ter aulas neste espaço fez uma grande diferença para o entendimento das disciplinas que estamos estudando”, disse a aluna Natália Calmon.

Além do conhecimento teórico, o networking foi um dos maiores destaques, já que a turma trocou experiências entre si e com os professores durante todo o período de aulas. “Esses dias foram um divisor de águas, principalmente do ponto de vista de relacionamento. A cultura de mercado que essa imersão proporcionou foi enorme”, afirmou o aluno Wellington Marques.

De frente com os protagonistas

Renato Franklin, CEO da Movida, e Daniel Pimentel Slaviero, CEO da Copel, também palestraram no sábado e mostraram os desafios das empresas de capital aberto no país. “Achamos importante trazer grandes CEOs para apresentar essa visão da companhia listada. Afinal, de nada adiantaria o trabalho da corretora de valores e do broker se não houvesse empresas com ações na bolsa”, concluiu Raony Rossetti, da XP Investments, organizador do MBA.

Calendário

A semana começou com uma apresentação de dois executivos da bolsa: Mário Palhares, diretor de Negociação Eletrônica, e Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, em conjunto com Rossetti. Ainda no primeiro dia de imersão, os alunos assistiram a uma palestra com a diretora de emissores da B3, Flávia Mouta.

No dia seguinte, o superintendente de Suporte e Negociação, Thiago Bazílio, mostrou o funcionamento do Puma Trading System, plataforma de negociação multiativos de altíssima velocidade utilizada pela bolsa. Depois dele, foi a vez do Superintendente de Plataforma de Negociação, Nilton Neves, explicar como são processadas as operações de Equities enviadas pelos investidores para a B3.

A semana ainda contou com aulas ministradas por Fernando Botelho, gerente de Negociação de Mercados Futuros, Viviane Basso, diretora de Pós-negociação, Daniel Demattio, diretor de Liquidação, Gabriela Shibata, gerente de Negociação de Opções, entre vários outros executivos da B3.

Imersão

Um dos dias da semana foi reservado para um tour pela bolsa. A turma conheceu a sala de operações da B3, um enorme espaço onde diversas áreas trabalham de forma conjunta.

Já no sábado, o grupo assistiu a palestras com nomes de peso do mercado financeiro, como Karel Luketic, estrategista-chefe da XP Investimentos, Luiz Braga, gestor de ações da XP Asset, Adeodato Neto, estrategista da Eleven Financial Research, Marcos Boschetti, fundador da Nelogica e Caio Peres, head da XP Investimentos.

As palestras do último dia aconteceram no Espaço Raymundo Magliano Filho, icônico salão da B3 onde são realizados os eventos de IPO (abertura de capital, na sigla em inglês) das empresas. Um dos pontos altos do dia foi o toque do famoso sino de abertura pelos alunos, que subiram no púlpito junto com Raony Rossetti, da XP Investments, e outros palestrantes.

“Essa semana na B3 agregou todo o ecossistema de participantes do mercado financeiro e trouxe uma visão completa das principais áreas da bolsa para os nossos alunos”, disse Rossetti.

Fonte: INFOMONEY

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: