fbpx

medida antiaglomeração e prova em escola pública

O retorno é oficial! No Distrito Federal, mesmo sem o retorno das aulas em escolas públicas, provas de concursos públicos estão com data e hora marcada pela banca Cebraspe.

Isso chama bastante atenção, pelo fato de que muitas seleções estavam condicionadas ao retorno dessas atividades presenciais nas escolas. Mas ao que parece, pelo menos no DF, isso não está acontecendo.

Abaixo, você confere a ficha de inscrição de um candidato inscrito no concurso para o Ministério da Economia, que terá provas aplicadas no próximo dia 11 de outubro.

Confira

Perceba que a prova será realizada no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, que é uma escola pública. Ou seja, mesmo sem a retomada das aulas na rede pública de ensino, o local será destinado à aplicação de provas.

Concursos Públicos: Cebraspe inova em medidas antiaglomerações

Outro detalhe que chama bastante atenção é sobre o processo de entrada dos candidatos no local de prova. Quem já fez concursos públicos sabe o sufoco que é a entrada e a saída nas escolas.

A única regra, até então, era chegar com pelo menos uma hora (1h) de antecedência, aguardar a abertura dos portões e se dirigir até a sala de aula correspondente.

Agora, cada candidato faz parte de determinado grupo, que é chamado a cada 15 minutos, evitando, assim, que um número maior de candidatos tenham contato entre si.

Concursos Públicos: volta às aulas na rede estadual de ensino público

Segundo reportagem do Portal G1, na noite do último dia 5 de outubro, apenas oito (8) escolas da rede estadual de ensino público estão com datas marcadas para o retorno em 2020.

Esses estados são Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Por outro lado, os estados do Rio Grande do Norte e do Acre, além do DF, não preveem esse retorno em 2020.

Os demais estados brasileiros ou seguem sem previsão retorno (casos de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e Tocantins) ou têm data apenas para o fim da suspensão (casos de Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia).

Não sabe que área escolher?

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Concursos Públicos: quais estados têm grandes seleções previstas?

Desses estados listados, muitos têm previsão de grandes concursos públicos. Ou há edital já publicado e suspenso ou previsão de lançamento adiantada. Veja alguns exemplos a seguir (muitos organizados pelo Cebraspe).

É o caso do DF, que tem edital publicado para os concursos públicos da Polícia Civil (concurso PCDF) e Tribunal de Contas (concurso TCDF), por exemplo. O TCDF terá volta das inscrições.

O Rio de Janeiro também está nessa lista e tem edital publicado e suspenso para o Tribunal de Justiça (concurso TJ RJ), além de processo bem adiantado para a Polícia Civil (concurso PC RJ). O TJ RJ terá retorno das inscrições.

No município de São Paulo, o concurso para o Tribunal de Contas Municipal também está suspenso e também será retomado com a possibilidade de novas inscrições.

cursos para concursos públicos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Concursos Públicos nacionais e outros

Além dos já citados, não dá para esquecer do concurso Depen, que será aplicado nacionalmente e está suspenso. Há boas chances de as inscrições serem retomadas.

Os estados do Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Roraima, Tocantins e Alagoas também reservam boas oportunidades nos próximos meses e ano.

As chances são para diversas áreas do serviço público, respectivamente, nos concursos PC e PM PA, PC RN, Sefaz CE, PC e Sefaz ES, Sefaz RR, TJ TO e PC AL.

Fora esses, ainda são aguardados os novos concursos para a Polícia Federal (concurso PF) e Polícia Rodoviária Federal (concurso PRF). O primeiro já foi autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. O segundo, já foi anunciado. São milhares de vagas e previsão do Cebraspe como organizador.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

assinatura ilimitada concursos públicos

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

noticias concursos públicos cebraspe

cebraspe concurso estadual concurso federal Concurso Municipal concursos estaduais concursos federais concursos municipais concursos públicos volta às aulas

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!