melhor época, clima e temperatura

Saber quando ir para Colômbia é um diferencial para aproveitar cada cidade. Isso porque, o país possui desde regiões de altitude quanto litorais com mar do Caribe.

Para se ter uma ideia, a capital Bogotá está a 2.640 metros acima do nível do mar e suas características climáticas são bem diferentes do restante da Colômbia, sobretudo no litoral.

Assim, é difícil falar sobre um único clima ou temperatura anual no país. O mesmo é válido para os meses, não é possível dizer qual é o clima da Colômbia em fevereiro: é preciso identificar a região para saber.

Por isso, comentarei especificamente sobre as peculiaridades das principais cidades turísticas colombianas. Além de Bogotá, você saberá um pouco mais sobre o clima e a temperatura em Cartagena das Índias, San Andrés e Medellín.

Veja no artigo dicas e informações sobre o clima e as temperaturas no país. Além do fuso e quando é a alta temporada. Anote todas as dicas e comece a planejar sua viagem inesquecível por esse país cheio de diversidade!

Planeje sua viagem => Melhores hotéis na Colômbia

Seguro viagem América do Sul »

 

Quando ir para a Colômbia

Quando ir para Colômbia
Clima na Colômbia é bem variado | Foto: Jorge Mahecha, via Wikimedia Commons.

Como já expliquei, a melhor época para ir para a Colômbia varia de acordo com a cidade que você deseja conhecer. Afinal, o clima colombiano depende totalmente da localidade de cada região.

Por estar em uma área de altitude elevada, essa é uma das maiores influências climáticas de todo o país. Quanto mais alto, mais frio. Mas, independente do tempo na Colômbia, recomendo que você separe, pelo menos, 8 dias para conhecer o país.

E, antes de viajar, saiba mais sobre a melhor época para viajar na América do Sul.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na Colômbia »

 

Melhor época para visitar a Colômbia

Bogotá

Tempo Colômbia
Tempo de Bogotá é chuvoso, na maior parte do ano.

Em Bogotá, a época mais quente vai de março a maio, enquanto o mês mais frio é dezembro. Durante o ano, os termômetros ficam entre 12ºC e 15ºC, podendo chegar a 20ºC nos dias com mais sol. Já de noite a temperatura cai e a média passa para 10ºC.

O vento bogotano é gelado e sair agasalhado à noite é uma rotina quase obrigatória. Bogotá tem duas estações: chuvosa e seca. Mas, no geral, a cidade pode ser considerada chuvosa em todos os meses do ano. Porém, não se preocupe, muitos dos melhores passeios são em lugares fechados, como museus.

Mas, é possível curtir a cidade mesmo com um tempo não tão bonito. Quem quer aproveitar a cidade com menos chuva e menos frio, os meses de junho, julho e agosto são mais recomendados.

Outra opção seria entre dezembro e abril, mas lembre-se de levar alguns casacos. O nevoeiro na cidade é bem comum e está presente em quase 200 dias do ano. Mesmo com o frio, esses meses são ideais para viagens combinadas.

Sabendo quando ir para Colômbia você pode fazer passeios como o tour de bike para ver os grafites de Bogotá, visitar o Chingaza National Park saindo de Bogotá, um city tour em Bogotá ou mesmo conhecer a Mina de Sal de Nemocón.

Pesquise => Hotéis em Bogotá

 

Cartagena das Índias

Quais cuidados em Cartagena
Cartagena é quente o ano todo | Foto: Aline Schons.

Pesquisando o clima e quando ir para Colômbia, você descobrirá que de dezembro a abril também é a melhor época para visitar Cartagena das Índias. Na cidade litorânea, a alta temporada vai de janeiro a março, justamente o período mais seco.

Por isso, se você não gosta de praias cheias, recomendo ir entre maio e agosto, mas prepare-se para “encarar” temperaturas altíssimas.

Como o custo na cidade não é muito elevado, você pode escolher quando ir para Cartagena, optando por muito calor ou muita gente.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?

 

Fora isso, o calor na cidade é constante. A média anual de Cartagena é 27ºC e isso não será um problema na hora de escolher os dias que irá ficar por lá. Para ver com mais detalhes como é o clima e a melhor época para ir a Cartagena, leia este artigo.

Como em todo lugar de calor e muita gente, você precisa ter alguns cuidados em Cartagena, sobretudo em relação aos efeitos do clima abafado e do assédio de ambulantes, especialmente na praia de Bocagrande. Mais sobre esse tema, você pode ler no artigo dicas do melhor e o pior de Cartagena.

Se a cidade é seu sonho de consumo na Colômbia, conheça os principais pontos turísticos de Cartagena, veja o que fazer em Cartagena das Índias, como é a vida noturna em Cartagena. E ainda comidas típicas de Cartagena e  uma sugestão de roteiro em Cartagena, para até 5 dias na cidade.

Prático => Ônibus turístico em Cartagena

 

Ilha de San Andrés

Clima em San Andrés Colombia.
San Andrés é uma ilha com estações bem definidas.

A ilha de San Andrés tem um clima um pouco diferente devido a sua localização a quilômetros de distância da costa. Neste artigo há detalhes de quando ir para o Caribe colombiano. Adianto que viajar entre dezembro e abril também pode ser uma boa.

Na região, as estações são bem definidas, ao contrário do restante da Colômbia, e os períodos com chuva vão de maio até novembro. Procure fugir dessa época, uma vez que não se aproveita tanto a praia e os passeios de barco pela ilha paradisíaca.

Além disso, os meses de setembro, outubro e novembro são mais propícios a furacões. Não que eles aconteçam com frequência, mas as áreas cercadas pelo mar do Caribe delimitam regiões com mais chance de serem afetadas.

Por outro lado, dezembro, janeiro e julho são meses considerados alta temporada na ilha. Os passeios ficam mais caros, mas nada que pese tanto no bolso.

O maior problema pode ser a hospedagem, já que os preços aumentam de forma considerável devido a maior procura. Passagens aéreas também podem sofrer ajustes.

San Andrés não oferece programação diferenciada durante a alta temporada e, caso possa escolher, fuja desses meses para economizar. Ou compre sua viagem com antecedência, já que quanto mais perto da data, mais altos estão os preços.

Se você já escolher quando ir para a região, veja agora os principais pontos turísticos de San Andrés e as praias mais bonitas de San Andrés.

Descubra => Tour caminhando sob o mar em San Andrés

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS, é só clicar no botão.

 

 

Medellín

clima colombia anual.
Medellín oferece temperaturas agradáveis.

Já em Medellín, o clima é mais ameno. Mesmo com seus 1.500 metros de altitude, a temperatura da cidade fica entre o calor do litoral e o friozinho de Bogotá: nem tão quente como a primeira e nem tão fria quanto a segunda.

Assim, quando ir para Colômbia, visitando Medellín, inclui mais meses já que não é difícil encontrar temperaturas agradáveis na cidade. Essa fama inclusive rendeu o título de eterna primavera.

O problema em relação ao tempo em Medellín está no período chuvoso que acontece quase que durante todo o ano, assim com o céu encoberto.

Esse período começa em meados de março e vai até dezembro. Com destaque para outubro, um dos meses com mais nuvens e chuva. A dica para Medellín é andar prevenido – capa de chuva, guarda-chuva, lista de passeios em locais fechados.

Com um pouco de sorte, a cidade pode ter dias com céu aberto. Para não se arriscar muito, procure viajar em meados de dezembro a início de março. As chances de dias bonitos serão maiores. Para se organizar, conheça os melhores tours guiados por Medellín.

Dica => Hotéis em oferta em Medellín

 

Clima da Colômbia

roteiro bogotá
Morro Monserrate, Bogotá.

Apesar de próxima da Linha do Equador e com boa parte do seu território dentro da faixa tropical, o clima da Colômbia varia de acordo com a altitude. As áreas ao nível do mar tendem a ter temperaturas bem mais altas se comparadas com as cidades de altitude.

Outra forte influência no país é a ação dos ventos. Por isso, você tem que saber qual é a característica de cada local. As temperaturas não sofrem variações bruscas, mas dá para perceber uma grande diferença viajando entre as cidades.

Existe uma regra que serve para se prevenir e saber qual roupa levar para cada destino: calcule a temperatura diminuindo 6°C conforme sobe mil metros de altitude.

Por exemplo: De Santa Marta para Bogotá, há uma diferença de 2,640 metros, já que a primeira está no nível do mar e a segunda cidade na Cordilheira dos Andes.

Seguindo a regra (6°C a cada mil metros) a diferença entre as duas é de aproximadamente 15,6°C. Assim, se em Santa Marta está 30ºC, em Bogotá estará por volta de 14,4ºC. Para quem quer viajar combinando várias cidades, esse cálculo pode ajudar. Por falar nisso, descubra o que fazer em Santa Marta.

A Cordilheira dos Andes promove uma distribuição irregular de chuvas, separando áreas mais frias de áreas mais quentes. Então, a Colômbia é um país que se pode visitar o ano todo, mas depende do que cada viajante busca nos passeios e de qual cidade irá.

Agende => Passeios incríveis em Santa Marta

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a EASYSIM4U, clicando no botão abaixo você ganha o frete grátis para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão em até 210 países.

 

Fuso horário da Colômbia

Horário da Colômbia
Preste atenção no fuso horário para decidir quando ir para Colômbia.

O horário oficial da Colômbia tem uma diferença de -2 horas para o horário de Brasília. Durante o nosso horário de verão, essa diferença sobe para -3 horas.

Geograficamente, o país está localizado no UTC -5 em relação ao Meridiano de Greenwich, que são -5 horas do meridiano, localizado na Inglaterra.

Embora seja apenas duas horas de diferença, entrar em um novo fuso é um momento delicado para muitos viajantes. Por isso, se prepare para a diferença, já que estamos “a frente” e você pode acordar ou mesmo sentir fome e sono antes da hora.

A altitude colombiana pode influenciar ainda mais nesse processo. Enjoos, confusões mentais e falta de ar podem estar entre os sintomas, mas nada que prudência e descanso não resolvam. Procure separar o primeiro dia para descansar e não fazer longas caminhadas, se adaptando a altitude e horário.

O mal da altitude e o jet lag, aquele cansaço depois de longas viagens, normalmente costumam durar pouco tempo e caso se protele por mais dias, vale a pena acionar o seu seguro viagem.

Dica => Passeio de iate ao pôr do sol em Cartagena

 

Saber quando ir para Colômbia é essencial

o que fazer na colombia.
Litoral da Colômbia é sempre quente.

Saber quando ir para a Colômbia é importante não só para não correr risco de perder um passeio por causa do mau tempo ou para não pegar praias lotadas, mas também para montar um bom roteiro dentro das preferências de cada viajante.

Quem escolhe viajar pelas cidades de Medellín, Bogotá, Cartagena e incluir a ilha de San Andrés deve se programar para embarcar entre dezembro e abril. Nessa época dá para combinar o litoral com as demais regiões e não enfrentar muita chuva.

Em contrapartida, esse período é considerado alta temporada no litoral. Por isso, se você não gosta de praias lotadas e prefere o sossego, o mais indicado é viajar para Cartagena nos meses que vão de maio a agosto.

Na hora de organizar seu roteiro, veja 11 dicas para viagem a Colômbia, além das cidades mais bonitas da Colômbia. E outras informações importantes como qual moeda levar para Colômbia e os feriados na Colômbia.

E para curtir muito o clima da Colômbia, confira esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo da Colômbia:

Qual cidade da Colômbia você quer conhecer? Precisa de mais informações? Deixe seu comentário!

 

Leia os últimos artigos sobre a Colômbia:

Você gostou desse artigo?



Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Fonte: R7

Deixe uma resposta