Melhores praias do Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo

As praias do Guarujá, carinhosamente conhecido como “Pérola do Atlântico”, estão localizadas próximas à baixada santista. É a quarta cidade mais populosa do Litoral do estado de São Paulo, atrás apenas de Santos, São Vicente e Praia Grande. Guarujá tem aproximadamente 400 mil habitantes (IBGE – 2018) e é o lugar ideal para você aproveitar as lindas praias e outros atrativos.

Seu nome teve origem do termo tupi agûarausá”, que se refere a uma espécie de caranguejo, o guaruçá, mas não é só de nome indígena que a cidade carimbou a sua história. Além das praias, Guarujá oferece algumas opções de visitação ao seus pontos históricos, tais como: Pavilhão de Maria da Fumaça, Pavilhão do Carro Fúnebre de Santos Dumont, Fortaleza da Barra Grande, Forte dos Andradas e muito mais.

Para os amantes de trilhas, existem ótimas opções para curtir a natureza. Desde a Trilha do Conde, onde se pode praticar rapel, tirolesa, parede de escalada e aproveitar a piscina natural, até outras trilhas como a da Ponta Grossa, Ruínas, Praia do Éden e Congava.

 Até os dias de hoje, a região tem como característica cultural a pesca artesanal, que atrai centenas de turistas todos os anos. Guarujá possui 27 praias e juntas chegam a aproximadamente 23 km de extensão. Conheça agora as melhores praias do Guarujá, litoral paulista.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta no Guarujá

Seguro viagem Brasil »

 

Mapa das melhores praias do Guarujá



  • Praia de Pernambuco e Praia do Mar Casado
  • Praia da Enseada
  • Praia do Tombo
  • Praia do Éden
  • Praia das Astúrias

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em São Paulo»

 

Praia de Pernambuco e Praia do Mar Casado

27 praias do Guarujá
Praia de Pernambuco | Foto: Fabricio Macedo, via Wikimedia Commons.

Nada comum mencionar duas praias ao mesmo tempo, mas é quase impossível falar da Praia de Pernambuco sem citar a Praia do Mar Casado. Isso acontece porque, quando a maré está alta, as duas se unem oferecendo um lindo efeito natural. 

A Praia de Pernambuco possui ondas no seu lado direito e é mais tranquilo no lado esquerdo. Por isso, acaba atraindo famílias e surfistas durante o ano todo.

Para aqueles que buscam a prática de esportes aquáticos, esta praia é perfeita para surfar, fazer bodyboard, vela e caiaque. 

Para os banhistas que querem aprender a surfar, a Praia do Mar Casado conta com uma escolinha para surfistas, que pode ser uma boa alternativa para se sentir mais seguro e aproveitar as belas ondas.

Ambas as praias são emolduradas pela natureza e costas rochosas, oferecendo um ambiente mais tranquilo e contato com a natureza .

A orla possui uma ótima estrutura comercial, com dezenas de lanchonetes e barzinhos prontos para atender a todos.

Vai viajar? Não deixe o planejamento do roteiro para a última hora!

É sempre bom deixar alguns dias da viagem em aberto, mas o ideal é reservar os principais passeios com antecedência para garantir os melhores preços.

Na TourOn (leia aqui nossa avaliação) você encontra passeios com avaliações de viajantes reais, atendimento online em português e recebe os ingressos das atrações por email logo após a compra.

 

Muito próximo à praia, o Grupo Silvio Santos, em 2005, construiu um famoso resort conhecido como Hotel Jequitimar, além dele, existem vários ótimos hotéis na Praia de Pernambuco e pousadas. 

Da região central, até a Praia de Pernambuco e a Praia do Mar Casado é de 12 km.

Romântico => Lugares para viajar a dois em SP

 

Praia da Enseada

Praia Guarujá Enseada
Praia da Enseada | Foto: JMGM e Juracy M Barreto, via Wikimedia Commons.

A Praia da Enseada é considerada a melhor infraestrutura praiana da cidade. De todas, é a maior em extensão (aproximadamente 7 km) e oferece um largo calçadão e ciclovia. 

Com infinitos quiosques, a praia atrai banhistas durante o dia todo. No Carnaval e Ano Novo, a Prefeitura organiza eventos e shows.

Ela atrai muitas famílias e atletas, e para ambos os públicos existem boas opções de lazer. O canto direito da praia oferece boas ondas para a prática de surf.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?

 

Já o canto esquerdo é mais calmo e ideal para a prática de esportes náuticos. Com rampas de acesso ao calçadão, fica ainda mais fácil para aqueles que querem fazer os passeios de lanchas e  jet skis.

Como se não bastasse, a Praia da Enseada conta uma ótima feirinha de artesanato e está próxima ao aquário do Guarujá, conhecido como Acqua Mundi. Vale a pena a visitar! 

Pela ótima estrutura, localização (a apenas 2 km do centro) e bons hotéis na Praia na Enseada ela é muito movimentada durante boa parte do ano. A dica é: tente chegar cedo para aproveitar ainda mais e se divertir.

Descubra​ => Pontos turísticos de São Paulo

 

Praia do Tombo

Guarujá Praia do Tombo
Praia do Tombo | Foto: Mike Peel, via Wikimedia Commons.

A Praia do Tombo é famosa pelo mar agitado e, por isso, acaba atraindo muitos surfistas. Além de periodicamente sediar Campeonatos Nacionais de Surf. Tem hotéis bem avaliados perto da Praia do Tombo. Vale a pena conferir! 

A praia possui uma boa estrutura comercial, com vários quiosques e um extenso calçadão, atraindo a prática de caminhada e corrida.

Muito próxima da região central, a Praia do Tombo possui em sua maioria prédios e casas de veraneios. Logo em frente à praia, é possível avistar a Ilha da Moela e seu Forte, construída em meados do século XIX.

Dicas => O que fazer em São Paulo

 

Praia do Éden

Guarujá Praia do Éden
Praia do Éden | Foto: enioprado, via Wikimedia Commons.

Para quem busca se afastar das praias badaladas e só quer um pouco de paz e tranquilidade, a Praia do Éden é perfeita. 

Com águas verdes e areia fina, o mar pode ser bastante perigoso, com correntezas que surgem inesperadamente. Por isso, muitos banhistas costumam não aconselhar levar crianças e se distanciar muito da areia.

A praia conta com uma vista incrível da Mata Atlântica e atrai aqueles que buscam fazer mergulho livre ou até pescas de molinete. 

O acesso ao morro pode ser feito de moto/carro, e para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha íngreme por aproximadamente 20 minutos, cerca de 50 metros, com pouco mais de 100 degraus irregulares. Do centro até a Praia do Éden, percorre-se cerca de 10 km.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança também no Brasil?

Assistência médica e odontológica, seguro para bagagem extraviada, cancelamento de voo e assistência jurídica são alguns benefícios.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS, é só clicar no botão.

 

Luxo => Tour de helicóptero em São Paulo

 

Praia das Astúrias

Guarujá Praia das Astúrias
Praia das Astúrias | Foto: JMGM, via Wikimedia Commons.

A Praia das Astúrias é bem movimentada e possui ótima infraestrutura comercial e de hospedagem. A praia atrai crianças, jovens, famílias e até surfistas. Para aqueles que gostam de surfar com a longboard, este é o lugar ideal. Ah, e se você gosta de aventura, agende também um tour para Ilha de Santo Amaro com 3 praias selvagens. 

Por estar localizado a apenas 2 km da região central e estar cercada de prédios, a praia é movimentada o dia todo. Engana se quem pensa que durante a noite as coisas se acalmam, já que muitas pessoas adoram aproveitar as noites no local. Há também uma boa oferta de hotéis na Praia das Antúrias.

 A feira dos pescados atrai muitas pessoas para a Praia das Astúrias, afinal, quem não quer se deliciar com peixe fresquinho e delicioso?

Imperdível => Passeios para crianças em São Paulo

 

Como aproveitar as praias do Guarujá

Vale a pena conhecer as praias do Guarujá! Elas são lindas e muito bem cuidadas. Aconselho acordar cedo para evitar filas e trânsito. Ou para ficar tranquilo, você contrata uma excursão para as Praias do Guarujá.

Se assim como eu, você gosta de evitar ao máximo as multidões, lembre-se que com pouco de planejamento é possível encontrar opções que mais se encaixam perfeitamente para você e seu estilo de vida.  Aproveite as praias do Guarujá e tudo o que a cidade tem para oferecer!

Qual das praias do Guarujá você mais ficou com vontade de conhecer? Responda nos comentários!

 

Confira os últimos artigos sobre São Paulo:

Você gostou desse artigo?


Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom JORNAISVIRTUAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Fonte: R7

Deixe uma resposta