fbpx

Meningite faz bebê de 2 meses passar 100 dias internado

A história de superação e força de um garotinho de apenas 2 anos comoveu a internet nas últimas semanas. João Marcos foi diagnosticado com meningite meningocócica dois meses após seu nascimento. Desde então, os pais do menino criaram uma conta no Instagram e vêm compartilhando o diário de seu tratamento, para que os seguidores conhecessem e soubessem como é a prevenção da doença.

Foto: Instagram

Foto: Getty Images / Minha Vida

Além da meningite, João também teve Síndrome da Angústia Respiratória Aguda e precisou ficar entubado por vários dias. Além disso, o pequeno teve a perna esquerda e os dedos do pé direito amputados, pois estavam necrosando. Ao todo, o menino ficou 105 dias internado na UTI Neo Center Felício Rocho e passou 133 dias fazendo tratamento em casa.

View this post on Instagram

A postagem hoje não é com o intuito de amedrontar aos pais, mas de trazer a realidade que permanece oculta aos nossos olhos até que uma tragédia vem a existência por falta de informação e prevenção através da vacinação! Esta é a realidade que vivemos há mais de um ano com nosso filho! Não sabíamos o que era meningite, o que poderia ocasionar e muito menos como previnir! Quando essa bactéria alojou em nosso filho as probabilidades de sobrevivência eram mínimas, e se vivesse as sequelas invasivas e eternas! SE PREVINA! PREVINA SUA FAMÍLIA! VACINE!!! Converse com seu pediatra, procure um infectologista e se informe! #vacina #vacinabrasil #meningitis #stopmeningitis #stopmeningitisnow #todoscontraMeningite #prevençao #vigilancia #cuidados #lutepelavida #realidade #doencasbacterianas #meningitebacteriana #meningite #meningococcemia #meningob #meningococica #choqueseptico #vasculite #neurologia #neuropediatria #neurocirurgia #vençaameningite

A post shared by João Marcos (@guerreirojoaomarcos) on

Felizmente, ele recebeu uma doação de próteses do Dr Fabrício, da IPOMinas, e, desde então, João está se recuperando. A criança participa de terapia ocupacional, fisioterapia, pediatria, neurologia e está se preparando para ingressar na escola.

O que é meningite meningocócica

Trata-se de um tipo de meningite causada pela bactéria Neisseria meningitidis. A doença é caracterizada pela infecção das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença meningocócica atinge em média mil brasileiros. Além disso, a meningite é considerada grave, uma vez que é capaz de causar danos cerebrais, perda auditiva ou levar a óbito em até 48 horas. Apesar da gravidade, é possível evitar o risco da doença por meio da prevenção.

Quais são os sintomas?

  • Febre alta e calafrios
  • Alterações do estado mental
  • Náusea e vômitos
  • Áreas roxas, como machucados
  • Erupções, pontos vermelhos
  • Sensibilidade à luz (fotofobia)
  • Dor de cabeça forte
  • Pescoço rígido (meningismo)

Como prevenir

O método mais efetivo para prevenção da meningite de é a vacinação. Atualmente, existem recomendações para a vacinação contra 5 principais tipos (A, B, C, W e Y) da bactéria Neisseria meningitidis.

Nos postos de saúde, a imunização contra o tipo C é gratuita para crianças menores de 5 anos de idade e também para adolescentes de 11 a 14 anos. Ela faz parte do calendário de vacinas infantis e é dada aos 3 e aos 5 meses. Entenda como a vacina Meningocócica C age.

Saiba tudo sobre meningite meningocócica

Meningite bacteriana: sintomas, tratamentos e causas

Meningite meningocócica em bebês: 11 sintomas da doença

Meningite meningocócica: conheça mitos e verdades sobre a doença

Minha Vida

  • separator

Fonte: PORTAL TERRA – VIDA E ESTILO

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!