fbpx

Menino tem a córnea queimada após álcool em gel cair no seu olho

O menino Bento depois do acidente com álcool em gel

O menino Bento após o acidente com o álcool em gel

O menino Bento Smirelli de cinco anos teve sérios problemas após o álcool em gel esguichar acidentalmente em seu olho

Um menino de apenas cinco anos teve a córnea queimada em sua quase totalidade após um acidente com o álcool em gel. O pequeno Bento Smirelli foi higienizar as mãos com álcool em gel. Contudo, ao apertar a válvula, ela estava entupida e o álcool em gel quando finalmente saiu, acabou esguichando em um dos olhos de Bento.

De acordo com a mãe do menino, Camila Mendes, Bento sentiu uma grande dor nos olhos assim que o acidente ocorreu e mesmo após ela ter lavado a região com água correte, a dor continuou. “Na sexta-feira (17) o Bento foi higienizar as mãos com álcool gel 70%, quando ao apertar a válvula havia pressão e acabou espirrando em seu olho direito. Ele chorou muito, corri lavar com agua corrente, a princípio tratei como se fosse shampoo ou sabonete e não melhorou, ele continuava chorando e até tremia de dor e me pediu que levasse ele ao médico”, relatou Camila.

Ao chegar no hospital, a médica oftalmologista que o atendeu, constatou que a córnea de Bento havia sido queimada. “Chegamos ao oftalmologista e a médica verificou que a córnea do Bento havia queimado quase inteira por conta do álcool! Então, houve a necessidade de sedação para a retirada de todo o resido do olho e foi liberado com os medicamentos necessários (antibiótico em colírio e Tramal para dor pois era muuuuita dor). O anestesista falou que não sabe como ele aguentou tanta dor, não era ardência era dor mesmo!”.

Agora, felizmente Bento está se recuperando em casa. O menino ainda não consegue abrir o olho direito, mas os médicos acreditam que ele irá se recuperar 100% e não terá problemas de visão em decorrência disso. “A recuperação está sendo dolorosa. Mas a cada dia melhorando. Ele ainda não consegue abrir o olho direito. Os médicos falaram que tudo irá ficar bem. O olho dele sofreu uma queimadura devido o álcool ter esguichado no olho dele”, contou Camila.

A mamãe também explicou que decidiu tornar a história de seu filho pública para alertar outros pais. “Então esse é o relato dessa experiência horrível do meu pequeno. Porém, compartilho para que outras crianças não passem pela dor que ele sentiu”, concluiu Camila.

O que fazer em casos de álcool em gel nos olhos

De acordo com a médica oftalmologista Sophia Zanatta caso o álcool em gel entre em contato com os olhos, a primeira atitude deve ser lavar a região com água abundante ou soro fisiológico. “Queimaduras químicas oculares são consideradas urgências oftalmológicas. Dividimos o grau de lesão que as substâncias químicas causam nos olhos pelo seu PH (potencial hidrogeniônico) em: ácidas, básicas e neutras.

Substâncias básicas (ph maior que sete) causam lesões graves nos olhos, pois adentram os tecidos oculares rapidamente. Substâncias ácidas (ph maior que sete) têm um menor potencial destrutivo, pois adentram menos nos olhos, causando lesões um pouco mais superficiais. O álcool tem ph entre 6 e 8, por isso a intensidade da lesão ocular pode variar entre algo superficial e algo mais grave. Então o que fazer? Lavar imediatamente os olhos com água corrente abundante ou soro fisiológico (o que estiver mais disponível), mantendo as pálpebras abertas. E depois procurar oftalmologista mais próximo para avaliação e conduta”, explicou a Dra. Sophia Zanatta.

Ela ainda explicou o que não deve ser feito caso o álcool em gel entre em contato com os olhos. “E o que não fazer: não coloque outras substâncias nos olhos, até mesmo colírios; não esfregue os olhos, não faça receitas caseiras; não feche os olhos com força, até conseguir realizar a lavagem, isso aumenta ainda mais o contato da substância com os tecidos oculares. Álcool em gel não deve ser passado no rosto e nem no travesseiro, nem em nenhum lugar que seu rosto e ou olho vão ter contato”, explicou a oftalmologista.

Olho do menino logo após o acidente

O olho do menino Bento logo após o acidente e a explicação da oftalmologista

Conte para nós sua opinião!

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais