Mesa Extensora – Conheça este poderoso equipamento – Dietas

Você já ouviu falar da mesa extensora? Este é um poderoso equipamento para treinamentos que toda academia deveria ter. Se o seu objetivo é entender como tirar o máximo de proveito dela, neste texto vamos abordar este assunto de forma objetiva. Além do mais, você aprenderá o que de fato é este equipamento e quais tipos de treinamentos podem ser feitos nele. Acompanhe.

Mesa extensora – o que é?

A mesa extensora nada mais é do que uma plataforma em que você poderá treinar os membros inferiores do seu corpo. Também conhecida como cadeira extensora, suas variações são inúmeras e a flexibilidade de treinar panturrilha, coxas e glúteos no mesmo aparelho é fantástica.

Entretanto, é importante verificar a disponibilidade da sua academia em ter o aparelho com todas estas funções, pois há mesas extensoras que são limitadas a somente um tipo de treinamento.

Desse modo, é preciso entender um pouco mais sobre a mesa extensora para conseguir extrair o melhor dela. Basicamente, você treinará o músculo principal da coxa e uma série de outros músculos que estão nesta região. Com movimentos que simulam uma carga sob os pés, você exercitará a musculatura de uma forma inteligente.

A mesa extensora também pode ser representada pelo exercício de extensão de joelhos. Ou seja, com os joelhos estendidos, você levantará uma carga.

Como aproveitar ao máximo a mesa extensora

Para aproveitar o máximo da mesa extensora, você precisará, acima de tudo, contar com a ajuda de um profissional de academia. Ou seja, um educador físico. Este exercício pode condicionar muito a musculatura da sua perna. No entanto, quando feito da forma errada, pode causar lesões no joelho.

Como falamos, muita carga será colocada para que você empurre para cima ou para baixo. Tudo dependerá do seu treinamento. E isto poderá provocar desgastes no joelho. Por isso, começar aos poucos e com calma é a melhor coisa.

Outro ponto importante é atentar-se para a posição exata do equipamento. Cada pessoa deve adaptar o aparelho ao porte físico, de forma que o joelho fique encaixado na dobra da cadeira e, assim, realizar o movimento de forma mais anatômica e natural.

A pré-exaustão

Este aparelho pode ser extremamente útil para quem busca a pré-exaustão dos músculos. Ou seja, fazer um aquecimento que potencializar o corpo para exercícios ainda mais fortes. É claro que vai depender de cada estágio do seu treino. E quem poderá indicar o melhor uso da mesa extensora é seu professor ou orientador físico.

No entanto, podemos adiantar que este aparelho é ótimo para fortalecer os membros inferiores antes de receber um treino mais forte. E você poderá realizar os exercícios de forma composta, por exemplo, utilizando o agachamento com hack. Assim os músculos são trabalhados de forma ainda mais dinâmica e completa.

Fortalecimento da musculatura é um dos pontos altos

A mesa extensora pode ser muito útil para o aquecimento, como mencionamos, mas também pode ser extremamente útil para o fortalecimento da musculatura. Se você possui alguma lesão ou há alguma restrição impeditiva de realizar exercícios mais fortes, certamente poderá ganhar força e recuperar-se com a ajuda deste aparelho.

No entanto, é importante ficar atento aos pesos utilizados. Afinal, como falamos, o peso nos joelhos pode ser extremamente alto. E de nada adianta fortalecer um músculo e danificar outra parte do corpo, não é mesmo? Sempre faça os exercícios com supervisão profissional e com orientação.

###IMG-3###

Variações disponíveis

As variações da mesa extensora podem ser inúmeras. Afinal, como falamos, este é um aparelho flexível e que permite você realizar uma série de processos. Tudo que você precisa, é da ajuda de um profissional para posicionar seu corpo a realizar os melhores movimentos. E também dependerá do seu objetivo para deixar tudo ajustado.

Uma das formas de variar o uso da mesa, é transformá-la em um facilitador de um exercício unilateral. Ou seja, fazer apenas com uma perna. Isto pode ser extremamente positivo para realizar movimentos após um treino intensivo e pesado. Pode parecer estranho, mas a verdade é que você colocará menos carga e poderá realizar mais repetições.

Outro fator positivo em fazer com uma perna, é o fato de que você poderá se auto ajudar com a outra perna. Ou seja, será um apoio maior no chão para ajudar a fazer força, uma vez que o seu treino principal já esteja devidamente concluído. Entretanto, é bom tomar cuidado para não forçar demais e causar lesões.

Outra forma de variar a mesa extensora, é posicionar seu tronco em diversas poses diferentes. Isto criará um diferencial nos movimentos e poderá tirar os músculos da zona de conforto.

No entanto, é importante saber o que você está fazendo, para não fazer da forma errada. Saiba que para causar um acidente com a postura errada é muito fácil. Portanto, sempre peça supervisão para qualquer variação diferente do que seu corpo está acostumado.

Quando usar a mesa extensora?

A mesa extensora pode ser usada tanto no início, quanto no final do treinamento. Ela é ideal para causar efeitos de aquecimento muscular e proporcionar treinos menos intensos ao final, quando o corpo já está cansado e sem energia.

Entretanto, há diversas possibilidades que esta ferramenta pode ser utilizada. Tudo que você precisa, é entender seu objetivo e ter ele muito claro na sua mente. Esta é a única forma de tirar o máximo de proveito do aparelho e criar ainda mais resistência para seu corpo.

Precisamos de equipamentos individuais de proteção?

Há diversos equipamentos na academia que requerem equipamentos individuais de proteção. Um exemplo disso, é quando erguemos pesos extremos sob nosso pescoço, onde a chance de acidentes graves ocorrer é grande. No entanto, a mesa extensora não é causadora de acidentes graves. Por isso, equipamentos de proteção não são necessários.

No entanto, é muito importante que você tenha supervisão. Como falamos durante todo o texto, posicionar seu corpo da forma certa e levantar pesos equilibrados é de suma importância. Por isso, busque nunca ajustar o aparelho erroneamente ou que possa provocar lesões de tecido e músculo. Boa sorte!

The post Mesa Extensora – Conheça este poderoso equipamento appeared first on Malhar Bem – Dicas de Saúde e Malhação.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: