fbpx

Minha trajetória até a aprovação.

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Me chamo Felipe
Nunes, sou Auditor Fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, aprovado em
2014 em 9° lugar e, a partir de agora, integro a Equipe de Coaching do Estratégia Concursos.

Neste artigo
contarei para vocês minha história de estudos até ser aprovado para o meu cargo
atual e darei algumas dicas importantes para aqueles que estão iniciando sua
jornada neste fascinante mundo dos concursos públicos.

Começo traçando
algumas características pessoais: sempre fui uma pessoa muito dedicada em todas as atividades em que
me proponho a fazer. Também sempre fui muito concentrado nas atividades, tendo dificuldades em manter o foco se
tiver que fazer várias atividades ao mesmo tempo ou quando interrompido.
Considero que demorei um pouco para perceber estas características pessoais, o
que me atrapalhou bastante em determinadas ocasiões. Além disso, sou uma pessoa
muito organizada e disciplinada, características que, como
comentarei adiante, são muito importantes para o sucesso em concursos públicos.

Na minha
formação acadêmica, tive o privilégio de receber uma bolsa de estudos e assim
obter dupla diplomação: Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio
Grande do Sul e Sistemas Elétricos e Mercados de Energia no Grenoble INP
(França), ambos em 2009. Nos últimos meses antes de graduar, sequer considerava
a possibilidade de estudar para concursos, queria mesmo era ir para o mercado e
fui logo me inscrevendo em diversos programas de trainee…

A realidade, contudo, foi bem diferente daquilo que imaginava. Bati na trave em várias oportunidades de emprego e aquilo mexeu comigo, inclusive baixando minha autoestima. Ao conversar com amigos, fiquei sabendo de um concurso para Engenheiro do Trensurb, que seria dias após a minha formatura. Decidi me inscrever, estudei pouco e sem estratégia. O resultado vocês já sabem: REPROVADO!

Ocorre que
precisamos fazer a leitura correta dos eventos que se passam em nossas vidas.
Nem tudo que é bom vem para o bem e nem tudo que é ruim vem para o mal. Tudo
vai depender do significado que damos para estes eventos e das atitudes que
tomamos em decorrência deles.

Apesar do resultado insatisfatório, gostei de ter passado pela breve experiência de preparação para aquele concurso e percebi que, por mais que não tivesse passado, já tinha acumulado uma pequena experiência que iria me ajudar nos próximos concursos. Me frustrava o processo de procura por emprego, porque a cada negativa, todo processo reiniciava-se praticamente do zero! Essa conclusão foi muito importante naquele momento: uma rotina de estudos bem implementada resulta num processo progressivo de acúmulo de conhecimento.

Daí em diante, comecei a procurar todos os concursos da área de Engenharia previstos para o ano de 2010. Nesta lista estiveram: Refap (Refinaria Alberto Paqualini – Canos/RS), Petrobras, Petrobras Distribuidora, Ministério de Minas e Energia, CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul), ITAIPU e Corsan (Companhia de Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul). Tive sorte de ter ocorrido muitos concursos naquele ano, o que me manteve motivado para estudar, cerca de 8h por dia, em quase todos os meses de 2010, pois sempre tinha um novo desafio pela frente. Na época não havia cursos preparatórios para concursos de Engenharia longe dos grandes centros urbanos. Por isso, meu método de estudo se resumiu em baixar todas as provas de todos os concursos de engenharia passados, segregar as questões por assunto, estudar a teoria e depois fazer as questões daquele assunto. Praticamente produzi o meu próprio material de estudo!

Resultado: dos
concursos listados fui aprovado e convocado em todos, exceto Itaipu.

Acabei
escolhendo o cargo de Engenheiro da Petrobras, onde trabalhei por 6 anos, nas
cidades do Rio de Janeiro e Santos.

Fui muito feliz
nestes anos de Petrobras onde tive o privilégio de morar em cidades litorâneas,
que possuem bons índices de qualidade de vida. Por questões familiares, sempre
tive o desejo de voltar a morar no Rio Grande do Sul e a cada dia, percebia que
seria muito difícil de conquistar este objetivo dentro da Petrobras. Diante
disso, comecei a procurar alternativas que me possibilitassem retornar ao Sul e
dentro delas enxerguei com grande viabilidade os concursos da Área Fiscal.

Tão logo decidi estudar para Área Fiscal (outubro 2012), no mesmo dia já comprei um livro de Contabilidade de 1.500 páginas, me inscrevi nos fóruns de concursos, passei a viver intensamente este universo de preparação para concursos e desde então, nunca mais parei! Rs.

Confesso que não sabia muito bem onde estava me metendo. Achava que seria mais do mesmo: se fizesse as mesmas coisas que fizera ao estudar para engenharia, passaria naturalmente nos concursos da área fiscal. Estabeleci que o primeiro teste seria o concurso para Auditor Fiscal de São Paulo, que ocorreria em março de 2013. Após 5 meses de estudo, não havia conseguido finalizar todos os tópicos do edital e acabei ficando na colocação 1.000 (algo perto desse valor). Esta posição me assustou bastante, pois a intensidade que eu havia colocado nos estudos tinha sido muito superior àquela dispensada em 2010, nos concursos de engenharia.

Com isto, parei
de estudar e conversei com minha esposa para que começássemos a repensar a
nossa vida longe do sul, pois acreditei que aquilo ali (área fiscal) não era
para mim. Passou-se o ano de 2013 sem que voltasse a estudar. Em 2014, minha
esposa começou a estudar para concursos e aquilo me motivou a retomar os
estudos, afinal, se eu estivesse estudando não iria atrapalhar ela em casa. Rs!

Aos poucos,
comecei a reconstruir uma rotina de estudos, comprei bons livros, os materiais
do Estratégia e também de um curso concorrente. Investi pesado neste período, pois queria ter acesso aos melhores
materiais, às melhores informações
. Neste momento é preciso pensar grande. Atualmente, a remuneração
bruta de AFRE no Rio Grande Sul é cerca de R$24 mil. Apenas 1 mês de
remuneração como auditor paga e sobra todo o investimento que fiz em estudos ao
longo da minha vida.

Retomando, logo no início do ano de 2013 começaram a circular notícias que haveria concursos para AFRE RS ainda naquele ano. Era tudo que eu queria! Mergulhei de uma forma louca nos estudos. Trabalhava, nos dias de semana, das 7h às 16h e estudava das 17h até meia-noite, parando apenas para jantar. Nos dias de semana estudava cerca de 6h líquidas e nos finais de semana 8h líquidas por dia. O concurso fora autorizado e o edital foi publicado em abril com provas previstas para agosto. Juntei todas as férias que tinha e consegui ficar 2 meses enclausurado em casa estudando para a prova (neste período estudei 10h líquidas por dia).

Resultado vocês também já sabem pois contei lá no início do artigo: 9° lugar (eram 100 vagas). A felicidade foi muito grande e posso jurar para vocês que recompensa todo o esforço realizado. Confesso que quando estava estudando, sentia muita insegurança porque tinha ficado na posição 1.000 em São Paulo e tinha que ficar entre as 100 primeiras posições no RS. No entanto, percebi que não adiantava ficar pensando muito nisso, eu precisava fazer todas as minhas tarefas e muitos exercícios de forma a cumprir todo conteúdo do edital. Isso me daria confiança na hora da prova! Foi o que fiz e deu muito certo!!!

Durante a minha
preparação cometi os erros clássicos de todos concurseiros: estudava poucas
matérias por dia, não fazia revisões, não tinha regularidade nos estudos, falta
de foco na escolha dos concursos, muito tempo perdido atrás de notícias e por
aí vai… A duras penas foi corrigindo todos estes erros até me enquadrar no
perfil vencedor.

Teço agora
algumas considerações sobre o serviço de coaching.

O programa de Coaching existe para ajudar o aluno a encurtar este longo caminho da preparação e manter o aluno motivado durante todo este processo. É impressionante a contribuição que o coaching proporciona aos alunos, alavancando sobremaneira o potencial de estudos de cada um. Muitas vezes os alunos nem possuem noção das possibilidades de concurso que existem. Isso, por si só, já compensaria todo o investimento neste tipo de serviço.

Atualmente, com o elevado grau de competitividade que os concursos públicos atingiram, considero que um acompanhamento profissional ao longo da fase de preparação para um concurso público de alto nível deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para qualquer candidato. Se trata de um investimento de alto custo benefício pois ele encurta o caminho da aprovação: quanto antes você passar, antes começa a receber a remuneração!

Neste contexto, o melhor serviço de coaching para concursos públicos é Programa de Coaching de Estratégia. Isto, porque o Estratégia é disparado o maior site de preparação para concursos públicos do Brasil. Temos um grupo de mais de 100 coaches (aprovados nos maiores concursos do país) onde debatemos aquilo que é mais importante para cada perfil de aluno. Estamos constantemente atualizados sobre todos os concursos públicos (dê uma olhada na quantidade de publicações do Blog do Estratégia) e possuímos acesso aos professores e a todos os matérias do Estratégia.

Por fim, gostaria de dizer a vocês que é completamente possível obter sucesso em concursos públicos. Contudo, é extremamente difícil se enquadrar no perfil exigido para o atingimento deste objetivo. Agora, se você busca aquilo que poucos conseguem, precisará fazer o que poucos estão dispostos a fazer. Espero que tenham gostado e se identificado em certa medida com o meu depoimento. Desejo a vocês muita sorte ao longo da preparação e lucidez para fazer as escolhas corretas. Havendo alguma dúvida, me coloco à disposição para ajuda-los naquilo que for necessário.

Finalizo com
uma frase do Ayrton Senna, pessoa que sempre encarou com muita seriedade e
profissionalismo os seus desafios:

“ No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”.

Contem comigo.
Grande abraço!

Felipe Nunes

Coach do Estratégia Concursos.

Fonte: Google News

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!