fbpx

mitos e verdades sobre sua preparação

Já ouviu falar que existem pessoas que aprendem melhor vendo, lendo, fazendo ou escutando? Saiba mais sobre técnicas de estudo na sua preparação para concursos.

Se você já escutou essa história e acreditou, sinto muito. A verdade é que isso está mal contado. O processo de aprendizagem envolve dois fatores: entender e memorizar. Então, é claro que se você entende melhor com estímulos visuais ou auditivos e se memoriza melhor praticando, esses “estilos” ajudarão, porém isoladamente eles não contribuem para a aprendizagem.

É necessário um combo de atividades para que a preparação para concursos seja bem sucedido, não pode faltar maneiras de entender e memorizar o conteúdo. O mais importante, no entanto, é que seu cérebro trabalhe hard, você deve abandonar as horas de “estudo” passivas as quais consome muito material e não faz esforço de memorização.

Assistir aulas, ler , grifar, resumir — PÉSSIMAS maneiras de aprender.

Preparação para Concursos: então, como gerar resultados?

Para gerar resultado, seu planejamento de estudos deve estar dividido em 30% de input e 70% de output, ou seja, a maior parte do tempo você deve estar colocando para fora os conhecimentos que colocou para dentro. Vou deixar mais claro.

Você pode assistir aulas, ler, resumir (grifar é apenas inútil mesmo), desde que isso não ocupe toda sua carga horária de estudos, caso contrário você não memorizará e provavelmente desenvolverá gatilhos de ilusão de aprendizagem.

Se você entendeu e não memorizou — não aprendeu. Se memorizou, mas não entendeu — não aprendeu. Simples assim.

Para ter certeza de que aprendeu algo você deve ser capaz de externalizar o conteúdo independente de gatilhos externos, como aulas, grifos, caderno. É difícil abandonar o hábito de estudar errado, mas somente utilizando as técnicas de estudo certas o tempo que você gasta dizendo estudar será eficiente.

Já que leu até aqui, sei que está interessado em otimizar seus estudos e vai se esforçar para não desperdiçar tempo de vida com métodos ineficazes. Aviso logo que no começo não será fácil, você abrirá mão da passividade e terá que pôr a mão na massa, porém assim você estará mais perto do seu objetivo.

Para ajudar nesse início, aprenda também o que é a procrastinação e como evita-la, basta clicar aqui. O Gran Cursos Online oferece uma ampla gama de materiais gratuitos elaborados pelos nossos especialistas, aposto que no futuro você ficará grato por ter começado hoje.

Thais Souza
Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online

(function() {
var _fbq = window._fbq || (window._fbq = []);
if (!_fbq.loaded) {
var fbds = document.createElement(‘script’);
fbds.async = true;
fbds.src=”https://connect.facebook.net/en_US/fbds.js”;
var s = document.getElementsByTagName(‘script’)[0];
s.parentNode.insertBefore(fbds, s);
_fbq.loaded = true;
}
_fbq.push([‘addPixelId’, ‘1459353050962300’]);
})();
window._fbq = window._fbq || [];
window._fbq.push([‘track’, ‘PixelInitialized’, {}]);

Fonte: Google News

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!