fbpx

Moderna apresenta novos dados sobre eficácia e planeja pedir uso emergencial de sua vacina ainda nesta segunda

Vista de fachada dos escritórios da Moderna Therapeutics, em Massachusetts (REUTERS/Brian Snyder)

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (30), a farmacêutica americana Moderna anunciou que os resultados completos de um estudo final mostram que sua vacina foi 94,1% eficaz, sem preocupações sérias de segurança.

Ainda segundo a empresa, uma autorização para uso emergencial do seu imunizante a agências reguladoras dos EUA (FDA) e Europa (EMA) deve ser solicitada ainda hoje.

“A eficácia da vacina contra casos de Covid-19 grave foi de 100%”, afirmou a Moderna em nota. “Vamos solicitar hoje uma autorização de uso de emergência da FDA e continuar avançando com as revisões contínuas que já foram iniciadas com várias agências regulatórias em todo o mundo”, disse Stéphane Bancel, CEO da farmacêutica.

O novo resultado sobre a eficácia, ligeiramente menor do que o divulgado no último dia 16 de novembro, foi baseado em uma segunda análise da fase três dos testes clínicos.

Desta vez, foram analisados 196 casos de Covid-19 entre os 30 mil voluntários. Destes, 185 eram do grupo que recebeu um placebo e 11 eram do grupo imunizado.

Ainda segundo a Moderna, 30 pacientes do grupo de controle de placebo tiveram complicações em seus quadros e enfrentam casos graves da doença. Um voluntário do grupo de controle veio a óbito.

“Esta análise primária positiva confirma a capacidade da nossa vacina de prevenir a Covid-19 com 94,1% de eficácia e, mais importante, a capacidade de prevenir a Covid-19 grave. Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e morte”, completou o CEO da Moderna

Mesmo após a solicitação do uso emergencial, consultores independentes da FDA, agência regulatória dos EUA, devem se reunir em 17 de dezembro para revisar os dados do ensaio da Moderna e fazer uma recomendação ao órgão.

É possível operar com apenas R$ 25? Analista mostra como fazer primeiro trade, bater metas de ganhos diários e controlar riscos. Inscreva-se de graça!

Fonte: Infomoney

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais