fbpx

Mousse para cabelo – O que é, para que server e como usar – Beleza


Até algum tempo atrás, o único mousse possível era o comestível, mas hoje também temos o mousse para cabelo. Esses produto em forma de espuma é um ótimo aliado no processo de finalização de um penteado. Embora ele não seja tão popular, o mousse para cabelo é um dos finalizadores mais versáteis que existem. Ele pode ser usado em todo tipo de cabelo, e promove um resultado realmente incrível nos fios.

O mousse para cabelo que dá volume ao cabelo, da raiz até as pontas, e é ótimo para fazer aquele penteado de capa de revista. Procura por um liso modelado? O mousse para cabelo pode te ajudar nisso. Não? E um cabelo mais volumoso e leve? Esse produto também é a resposta. Mas ele é mais usado mesmo para deixar os cachos definidos e muito mais contidos. Além de acabar com o temido frizz de cabelo.

Contudo, para cada uma desses efeitos tem um jeito especifico de aplicar esse produto. E é exatamente isso que vamos aprender hoje. Além de conhecer tudo mais que o mousse capilar pode fazer nos seus cabelos.

O que é o mousse para cabelo

Caralyn’s

Você provavelmente já deve ter visto ou pelo menos ouvido falar sobre o mousse capilar. Ele se tornou o queridinho dos profissionais de cabelo, e não por acaso. Afinal  é um produto muito versátil e democrático, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos para dar os mais variados efeitos.

O mousse para cabelo nada mais é do que uma espuma branca milagrosa. Esse produto é usado para dar forma, textura e volume aos fios, sendo muito eficaz na hora da modelagem do penteado. Inclusive, ele serve também como fixador e finalizador capilar.

Apesar de ser um produto multifuncional, o mousse para cabelo tem duas finalidades principais. Que no caso é definir os cachos e dar mais volume aos fios. Além disso, mesmo que possa ser usado em todos os tipos de cabelo, do liso ao cacheado, ele é mais indicado para os cabelos mais finos. Justamente por dar mais volume e textura aos fios. No caso dos fios mais grossos, ele pode ser usado para promover outros efeitos, como a definição dos cachos, por exemplo.

Tipos de mousse para cabelo

A Melhor Escolha

Existem alguns tipos de mousse para cabelo no mercado, cada um varia de acordo com o tipo de fixação. Portanto, tem mousse para cabelo com fixação leve, média e forte.

Assim, os do tipo de fixação leve deixam o cabelo mais maleável, e contam ainda com ativos condicionantes. Já os de média fixação são os mais usados, uma vez que dão forma aos fios e ainda permitem que sejam moldados de acordo com o penteado. Por fim os de fixação forte são usados especialmente para penteados que precisam ficar no lugar por mais tempo. Esses, deixam os fios mais mais enrijecidos.

Desse modo, os mousse para volume é ideal para cabelos finos e ralos, para dar mais textura aos fios, e o mousse de modelar é perfeito para estilizar os fios, definir os cachos e tirar o frizz.

Quando usar o mousse para cabelo

Dicas de Mulher

Embora possa ser usado como finalizador de penteados, o mousse para cabelo não é e não substitui o leave-in. Dessa forma, o mousse para cabelo é mais indicado para dias em que você quer um penteado mais elaborado. Portanto, não é muito indicado para usar no dia a dia.

Isso porque esses produtos costumam deixar resíduos nos fios e no couro cabeludo. Ou seja, pode aumentar a produção de óleo no couro cabeludo, deixando os fios com um aspecto mais grudado. Por isso, é indicado para ocasiões que pedem uma grande produção, como casamentos, formaturas, festas e etc.

Como usar o mousse para cabelo

Como usar esse produto depende do efeito que que você deseja. Mas antes de tudo, é preciso saber a quantidade de produto de acordo com o tamanho do cabelo. No caso de fios mais longos, você pode aplicar uma quantidade mais abundante, que preencha a palma da mão. Em cabelos curtos, a metade disso já é suficiente.

Agora, vamos aprender como usar o mousse para definir três estilos diferentes.

Liso modelado

All Things Hair

Então, como vimos até aqui, uma das principais finalidades do mousse para cabelo é dar volume as madeixas sem deixá-las pesadas.

Sendo assim, para cabelos lisos com movimento e volume, o ideal é aplicar o mousse da raiz até as pontas no cabelo ainda úmido. Faça isso dividindo o cabelo em mechas e aplique o produto em todas elas. Depois, use um secador para tirar o excesso de umidade, e com uma escova redonda escove os cabelos. A dica aqui é deixar as pontas viradas para fora, para dar um efeito modelado.

Além disso, para deixar o processo mais prático, comece pela parte de baixo do cabelo, a próxima à nuca, e vá subindo gradativamente para o topo da cabeça. Quando terminar, irá perceber como os cabelos ficam mais encorpados, sem perder a sua leveza natural.

Mais textura aos fios

Magazine 10

Ainda com o cabelo levemente umedecido, aplique o mousse para cabelo mecha a mecha. Feito isso, basta dar uma leve amassadinha para cima, criando ondulações e mais textura nos fios.

Além disso, para um efeito ainda mais definido, você pode usar o mousse para cabelo com outras ferramentes, como bobes e até modeladores de cachos. Como o produto irá dar mais volume aos fios, o uso dessas ferramentas irá promover uma definição mais simétrica.

Na etapa de finalização, jogo que o cabelo para um lado e amasse as pontas com as mãos. Isso dará um ar de despretensiosamente desarrumado, um charme e tanto.

Cachos definidos

Dicas de Mulher

Para quem procura dar volume ao cabelo cacheado, ondulado ou crespo, deve aplicar o produto da mesma forma: com os cabelos umedecidos, mecha por mecha. Ótimo aliado desses tipos de cabelo, o mousse para cabelo, além de definir os cachos, ainda contra o frizz e a umidade por até 72 horas.

Assim, para deixar o cabelo encaracolado e ondulado, use um secador com bico difusor para secar os fios. O bico é ideal para esse tipo de cabelo, justamente por encaixar os fios e distribuir por completo o jato de ar. Isso faz com que os cachos fiquem alinhados e com um aspecto mais natural.

Se preferir, passe o mousse nos fios úmidos e depois faça um coque baixo e firme e solte após 15 minutos. Depois é só deixar o cabelo secar naturalmente e terá um resultado exuberante: cachos definidos e volumosos.

Enfim, o que achou dessa matéria? Aproveite para conhecer também sobre o botox capilar.

Fontes: Salon Line All Things Hair Segredos de Salão Juro Valendo 

Imagem destacada: Guia de Bem Estar

Imagens: Caralyn’s Dicas de Mulher A melhor escolha  All Things Hair  Magazine 10  Dicas de Mulher 

Essa matéria Mousse para cabelo – O que é, para que server e como usar foi criada pelo site Área de Mulher.

Fonte: R7

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!