fbpx

Não perca! – Autonomia do órgão pode ser saída para divulgar edital

(Acesse Conteúdo completo!) – Autonomia do órgão pode ser saída para divulgar edital




Foi confirmado pelo órgão, a intenção de enviar novo pedido de autorização ao Governo Federal para a realização do concurso
BACEN (Banco Central do Brasil).

Pedido de novo concurso BACEN

Foi confirmado pelo Banco Central do Brasil, que considera enviar um novo pedido de autorização para o concurso BACEN. Os órgãos federais têm até o dia 31 de maio de 2020, para encaminharem ao Ministério da Economia solicitações para novos editais, cujo preenchimento das vagas será para o ano de 2021.

Por mais que mantenha o governo atualizado sobre a vacância no quadro de servidores, o banco considera baixa a possibilidade de aval para novo concurso público. Em decorrência do cenário econômico e fiscal do Brasil.

“O Banco Central considera enviar nova solicitação, mas considera baixa a probabilidade de atendimento, dado o cenário fiscal. O BC procura manter o Ministério da Economia constantemente atualizado quanto à necessidade mínima de reposição de seus servidores”, informou o órgão.

O número de vagas e os cargos a serem contemplados na nova solicitação, serão informados posteriormente pelo banco. No momento, não há pedido para concursos no BACEN em tramitação no Ministério da Economia.

Uma vez que a última solicitação, protocolada em 2018 e atualizada no de 2019, foi negada pela pasta. Segundo os dados obtidos via Acesso à Informação, foram solicitadas 260 vagas.

Desse total, 30 vagas foram para o cargo de Técnico (nível médio), 30 vagas para Procurador (nível superior em Direito) e 200 vagas para a carreira de Analista (nível superior). Em resposta ao pedido, foi apontado pelo Ministério da Economia a indisponibilidade de autorização de novos concursos públicos em fase da atual situação fiscal do país.

Mesmo assim, foi afirmado pelo Departamento de Gestão de Pessoas do BACEN que a instituição está comprometida com a recomposição do quadro de servidores.

“O Banco Central está comprometido com a recomposição de seu quadro de pessoal e mantém constantes tratativas com o Ministério da Economia, a fim de obter autorização para novo concurso público. No entanto, não há previsão de quando será encaminhado novo pedido”, salientou o setor via Acesso à Informação.

Autonomia pode ser saída para novo concurso BACEN

Segundo dados do mês de abril, o déficit do BACEN é superior a 2.800 cargos. O que reforça a necessidade de reposição do quadro de pessoal. Enquanto aguarda autorização do Ministério da Economia para abrir concursos, a autonomia do BC pode ser favorável para um novo edital.

Uma vez que a instituição financeira não dependeria mais do aval do Governo Federal para suprir a vacância de servidores. Tramitam no Congresso Nacional dois projetos de lei que visam a independência do órgão.

O mais avançado é o Projeto de Lei (PLP 19/2019
), protocolado no Senado pelo senador Plínio Valério. O texto foi aprovado no dia 18 de fevereiro, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Sendo assim, segue com pedido de urgência para análise do Plenário. O projeto poderia ser votado no mês de março, como informou Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

Entretanto, mediante a pandemia do Covid-19, a discussão em Plenário foi adiada, sem data para retomada. Essa pauta já está inclusa na Ordem do dia do plenário de 03 de março. Em caso de aprovação pela maioria, o texto seguirá para apreciação na Câmara dos Deputados.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Autonomia do órgão pode ser saída para divulgar edital



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!