fbpx

Não perca! – Banca organizadora será escolhida em setembro!

(Acesse Conteúdo completo!) – Banca organizadora será escolhida em setembro!




O novo concurso
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com 6.500 vagas temporárias, deverá definir a banca organizadora no mês de setembro.

Escolha da banca organizadora do concurso IBGE

O próximo concurso
IBGE está com os preparativos acelerados. De acordo com informações do órgão, o processo de escolha da banca organizadora está previsto para ser realizado no mês de setembro.

Segundo a portaria autorizativa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deve divulgar o edital até o mês de março de 2021. Entretanto, o órgão já informou que trabalha para agilizar a divulgação do certame
.

“O objetivo do IBGE é sempre agilizar ao máximo os procedimentos para a publicação de editais”, relatou o Instituto.

Vale ressaltar que, pela portaria, os profissionais podem ser contratados a partir do mês de janeiro de 2021. Dessa maneira, existe a possibilidade que o edital seja publicado ainda em 2020.

Mediante o início do processo para escolha da banca organizadora em setembro, é possível que o nome da empresa seja revelado ao longo do próximo trimestre.

De acordo com o IBGE, até o momento não está definido se
será divulgado um edital para todos os cargos ou se haverá mais de um documento.

Segundo informações do órgão, isso só será determinado após uma consulta de preços por meio da área de Compras do IBGE.

Somente após a análise das propostas enviadas pelas empresas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá decidir a banca organizadora que ficará responsável pelo concurso
IBGE
. Com a assinatura do contrato com a empresa, o edital então será publicado.

O IBGE está autorizado a contratar até 6.500 temporários. Entretanto, estes profissionais não irão atuar no Censo Demográfico, que será realizado no ano de 2021. Os contratados realizarão as pesquisas já feitas comumente pelo Instituto.

As vagas previstas são para os seguintes cargos:

  • Agente de Pesquisa e Mapeamento (nível médio): 5.623 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade (nível médio): 552 vagas;
  • Agente de Pesquisa por Telefone (nível médio): 300 vagas;
  • Supervisor de Pesquisa (nível superior): 25 vagas.
Nova-IBGE

Concurso IBGE para o Censo Demográfico está previsto

Todas as seleções
fazem parte do Censo Demográfico, que será realizado no ano que vem. De acordo com o IBGE, apesar do cancelamento do certame, o quantitativo de vagas não deverá mudar, permanecendo o mesmo em 2021.

“O que mudou foi a data de realização do Censo. O quantitativo de vagas deve permanecer o mesmo. Todos os processos seletivos previstos para a operação serão realizados no ano do Censo Demográfico”, informou o órgão.

Com o Censo Demográfico, os processos serão abertos novamente no ano que vem. Sendo assim, serão ofertadas 208.695 vagas temporárias, com a seguinte distribuição:

Nível Fundamental

  • Recenseador: 180.557 vagas.

Nível Médio

  • Agente Censitário Municipal: 5.462 vagas;
  • Agente Censitário Supervisor: 22.676 vagas.

Além deste, o IBGE tem mais dois editais previstos. O primeiro deles já está autorizado pelo Ministério da Economia, e ofertará 192 vagas para as seguintes carreiras: Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (180 vagas) e Supervisor Censitário de Pesquisa e Codificação (12 vagas).

Conforme o aval, divulgado no mês de fevereiro, o IBGE deverá definir o salário dos profissionais a serem contratados, os requisitos também não foram revelados. Os candidatos aprovados atuarão com pesquisas para o Censo Demográfico, por telefone. A unidade de atuação será no Rio de Janeiro/RJ.

Ainda em fevereiro, foi confirmado pelo Instituto que o edital com 192 vagas, será divulgado no mês de abril. Já o certame
para Codificador ficará para o final do ano, após a conclusão do Censo Demográfico.

“Os codificadores nos ajudam na consolidação dos dados que foram coletados na pesquisa. Esse (edital) a expectativa de entrada é lá para novembro, depois que o Censo já estiver concluído”, salientou o coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros.

Mediante as mudanças, o IBGE deve seguir os procedimentos deste ano. Dessa maneira, o certame
com mais de 208 mil vagas está previsto para o mês de março de 2021
.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no país, o próximo Censo Demográfico terá como marco o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 01 de agosto e 31 de outubro de 2021.

“A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”, relatou o IBGE.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Banca organizadora será escolhida em setembro!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!