fbpx

Não perca! – Dicas de como estudar à noite

(Acesse Conteúdo completo!) – Dicas de como estudar à noite




Pode ser que você tenha uma rotina muito corrida. Ou prefira o silêncio da noite e a falta de distrações. Ou ainda seja apenas uma preferência sua mesmo de estudar à noite.

Os motivos que te levam a estudar tarde da noite são particulares à você. Mas a Nova Concursos dá dicas de concentração e rotina para quem estuda para concursos de madrugada. Confira!

Se você é daqueles:

  • Que dizem que “rende melhor de madrugada” e prefere estudar à noite?
  • Toma litros de café?
  • Dorme poucas horas por noite e nem sempre consegue recuperar durante o outro dia?

Por que não consigo estudar à noite?

Cuidado! Muita gente faz exatamente essa pergunta, e a resposta é simples.

Ficar privado do sono pode levar o cérebro a parar de produzir novas células e dificultar seu aprendizado. O organismo, bem como o cérebro, precisa de, pelo menos, 6 horas diárias de sono contínuo.

É nesse período de descanso que o consciente dá lugar ao subconsciente para trabalhar e analisar tudo que foi absorvido pelo consciente durante o dia.

Se você não estiver bem e descansado não conseguirá entender e muito menos fixar o conteúdo aprendido durante os estudos.

Portanto confira as nossas dicas de como estudar a noite. Queremos te ajudar a encontrar um equilíbrio entre estudos e descanso, visando melhorar a qualidade do sono e evitar problemas sérios para seu desempenho nos estudos e à sua saúde.

Problemas de se estudar a noite sem planejamento

Estresse

Longas horas forçadas sem dormir aumentam os níveis de corticosterona, considerado hormônio do estresse, no organismo. Então você não vai querer aumentar ainda mais o estresse, não é? Se o seu dia  já é estressante, preserve suas horas de sono para um período de relaxamento ao seu organismo.

Memória e concentração

É durante o sono profundo que as informações adquiridas durante o dia são armazenadas na chamada memória de longo prazo. E é também uma das regiões envolvidas na formação de memórias no cérebro – o hipocampo – que são mais afetadas pela privação do sono.

Assim, se o indivíduo é privado das horas de sono profundo, seu hipocampo é afetado e o armazenamento de memórias também. O que você aprendeu durante as horas de estudo
naquela madrugada pode estar simplesmente “entrando” na sua cabeça, mas sem permanecer lá.

Além disso, a concentração e a atenção ficam prejudicadas, que provoca também fadiga mental e física, sonolência nas horas erradas e perda de motivação.

Neurônios

Outro dano causado pela insônia forçada é a diminuição da produção de neurônios no cérebro.

A situação é tão séria que, mesmo que você restabeleça uma rotina saudável e normal de sono, enquanto outras funções do organismo normalizam-se em uma semana, os níveis de produção de células nervosas levam duas semanas para voltarem à normalidade e ainda demandam um grande esforço do cérebro.

Ficou chocado com as informações acima? Não precisa se apavorar, ainda dá tempo de recuperar a qualidade  de seus estudos e do seu sono mesmo estudando a noite. Veja o que fazer:

Como potencializar meus estudos à noite?

Esse é o sonho de muitos concurseiros que buscam incessantemente a aprovação, porém não podem se dedicar aos estudos durante o dia por motivo de trabalho ou alguma outra condição, e aproveitam o período da noite para estudar.

Confira as dicas abaixo e as coloque em prática, certamente você dará um grande up nos seus estudos, vamos lá!

Como melhorar os estudos à noite

– No período da noite, até as 22h ou no máximo 23h,  é possível ter um bom aproveitamento de estudo. Estude dois ou três períodos com no máximo 50 minutos cada um. Não se esqueça dos intervalos de 5 a 10 minutos entre um período e outro.

– Nunca comece outra semana de estudo sem ter feito a revisão da semana anterior. Este procedimento ajuda na fixação da matéria, faz com que você ganhe tempo na véspera da prova e crie uma memória sobre aquele tema. Invista algumas horas nisso.

– Se o sono chegar durante seu horário de estudo, não fique lutando contra ele. Se conseguir, cochile entre 10 a 15 minutos ou levante-se, faça um alongamento, espreguice-se, tome água. Faça uma caminhada rápida pela casa e retorne ao estudo.

– Deixe o ambiente de estudo bem iluminado para que você fique em estado de alerta.

– Na hora de preparar o seu material de estudo invista em resumos dinâmicos, mapas mentais
com informações categorizadas por cores e datas. E treine com muitos testes.

Medidas para recuperar a qualidade do sono 

Durma, no mínimo, 6 horas por dia. Menos do que isso fará o seu aprendizado e até saúde ficarem comprometidos.

– Estabeleça uma regularidade no horário de dormir e acordar e evite compensar a falta de sono noturno com o diurno.

– Se estiver com dificuldades de dormir ou insônia, não force o sono “rolando na cama”, procure uma atividade relaxante (como uma leitura leve ou ouvir um pouco de música baixa) para tentar provocar o sono natural.

Forçar só provoca ansiedade e angústia, afastando ainda mais a possibilidade de cair logo no sono.

– Intervalos regulares entre as refeições durante o dia e mais leves à noite e um chá 30 minutos antes de dormir também estimulam o sono natural, além de melhorarem o funcionamento do seu organismo.

– Sempre falamos e enfatizamos: Adicione a prática de exercícios físicos à sua rotina, de forma moderada (duas vezes por semana será o suficiente).

Uma atividade física ajuda como um todo no funcionamento do seu organismo, mas é particularmente boa para lhe ajudar a descansar, pois aumenta a quantidade de hormônios como a dopamina e a serotonina, responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar.

Com isso, resultam em relaxamento e sono mais profundo, além de oferecer uma sensação maior de descanso no despertar. Mas atenção! Prefira fazer exercícios durante o dia ou no começo da noite.

A prática de exercícios próximos à hora de dormir podem atrapalhar, pois a alta estimulação do organismo pode prejudicar a qualidade do sono.

Evite o consumo de estimulantes (principalmente à base de cafeína como guaraná natural e café depois das 14h, pois tem vida média no organismo). Tais produtos, assim como o álcool, provocam insônia e ansiedade.

Faça da hora de dormir uma hora prazerosa: tome um banho em temperatura agradável, faça um lanche leve e deixe seu quarto limpo e confortável para suas próximas horas de relaxamento e descanso mental.

Assim, você acordará mais disposto e pronto para enfrentar a maratona de estudos do dia seguinte.

Viu como essas iniciativas podem te ajudar a aproveitar melhor seus estudos
?

Mãos à obra e bons estudos!!!

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Dicas de como estudar à noite



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais