fbpx

Não perca! – Edital sairá no início de 2021!

(Acesse Conteúdo completo!) – Edital sairá no início de 2021!




O governador já liberou e terá concurso Seeduc RJ em 2021. Só para magistério’, diz secretário de Educação do Rio, Comte Bittencourt.

Novidades sobre o concurso SEEDUC RJ

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, anunciou a abertura do novo concurso
Seeduc RJ no começo de 2021
. Segundo ele, o governo do Estado já autorizou a publicação de edital
para ingresso de novos professores.

A expectativa é que a seleção
seja aberta no início do ano para que as convocações possam ocorrer no decorrer de 2021. As informações foram publicadas pelo jornal O Dia.

“O governador já liberou e terá concurso em 2021. Só para magistério. Vamos trabalhar nossa planta de carências de disciplinas e regiões. Vamos abrir no começo do ano para que, no meio, possamos receber esses professores”, relatou o secretário.

Bittencourt assumiu a Secretaria de Estado de Educação do Rio em setembro, no meio da pandemia e com o ex-secretário Pedro Fernandes acusado por suspeita de corrupção.

Entretanto, ele ainda não revelou o número de vagas que será aberto no certame
Seeduc RJ,
assim como a oferta por especialidade para professores. A secretaria deverá observar as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o Estado está submetido.

Conforme as regras, os órgãos e secretarias estaduais só podem realizar seleções
para prover cargos que estão vagos desde setembro de 2017, data de assinatura do RRF. Dessa maneira, a Seeduc terá que contabilizar as vacâncias para que possa abrir as novas vagas.

É necessário observar ainda o Decreto 47.117/2020, que bloqueou mais de 9 mil cargos vagos na estrutura do Estado. Existem cargos da Secretaria de Educação nesse contingenciamento. Sendo assim, a pasta deverá verificar os cargos vagos depois de setembro de 2017 e que estejam fora do bloqueio.

Comte Bittencourt também planeja a capacitação dos docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro.

“Nós estamos entrando com cursos online, de curta duração, para uso de plataformas digitais. Isso para 45 mil professores da nossa rede. Os professores vão poder se inscrever gratuitamente e aprender ou se qualificar ainda mais no uso dessas ferramentas remotas”, disse. 

Concurso Seeduc RJ é esperado há dois anos

A seleção
Seeduc RJ
é esperada desde 2018, quando foi autorizada pela Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz RJ). Na ocasião, a Fundação Ceperj chegou a ser escolhida como organizadora, porém, em abril do ano passado, a Seeduc desistiu de realizar o concurso
.

A Fundação Ceperj informou que a secretaria cancelou o certame
, pois preferiu contratar professores em esquema de hora extra.

A estimativa era que o certame
ofertasse 1.720 vagas, para professores 16 horas. Desse quantitativo, seriam 370 vagas imediatas e 1.350 para cadastro de reserva.

Conforme os últimos dados divulgados, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro acumula mais de 2 mil vagas. O déficit é de 2.016 professores, o que representa menos 35 mil aulas dadas por mês.

Na ocasião em que tais dados foram publicados, o então secretário Pedro Fernandes estimou que a maior vacância era para as disciplinas de Matemática e Português.

“Mas, é claro que queremos reduzir o déficit em geral, mas estas matérias são prioridades, porque são justamente as que são referência na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explicou.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Edital sairá no início de 2021!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Jornais Virtuais