fbpx

Não perca! – Fenasps debate reestruturação do Seguro Social!

(Acesse Conteúdo completo!) – Fenasps debate reestruturação do Seguro Social!




Em reunião, foi debatido pela Fenasps com representantes do INSS
(Instituto Nacional do Seguro Social) a reestruturação da carreira do Seguro Social.

Reestruturação do INSS é debatido pela Fenasps

No dia 20 de agosto, uma reunião com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social e da Fenasps, sindicato dos servidores da autarquia, debateu a reestruturação da carreira. Essa é uma pauta que já dura alguns anos e poderá afetar um futuro concurso
INSS.

Dentre as mudanças que o Governo Federal pretende realizar na estrutura do INSS, uma delas poderá passar por mudanças nos cargos. Principalmente a definição de novas atribuições dos trabalhadores do Seguro Social.

Mas conforme a Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), na reunião, os representantes do Governo não apresentaram efetivamente uma proposta de reestruturação para ser discutida com a categoria.

Os representantes teriam se limitado a ouvir as análises, propostas e as questões colocadas pelos sindicalistas. É lembrado pela Fenasps, que a discussão vem sendo realizada há mais de 36 anos, sendo pauta de debates com todos os governantes desse período.

É defendido pela categoria, que haja um Plano de Carreira que incorpore a GDASS (gratificação de desempenho) e que leve em consideração também a formação dos servidores, com adicional de qualificação, jornada de trabalho e condições de trabalho, além da valorização dos profissionais de modo geral.

Nova-INSS

Aos futuros servidores que estudam para o concurso
INSS, interessam as discussões sobre a reestruturação da carreira do Seguro Social, pois essas mudanças poderão afetar o trabalho e até mesmo um próximo edital a ser divulgado.

Ainda existe quem defenda a mudança do nível de escolaridade do Técnico, por exemplo, cargo que passaria a ser de nível superior. Mas, ainda não existe qualquer confirmação de que isso ocorrerá até a abertura do próximo concurso
INSS
.

Governo Federal programa reestruturação no INSS

De acordo com informações da Fenasps, representante do Ministério da Economia que estava presente da reunião do dia 20 de agosto, também falou do projeto de transformação do INSS numa central de serviços do Governo Federal.

Seria algo semelhante ao que já ocorre em alguns estados com esse tipo de Central de Serviços. Por exemplo, o Poupatempo em São Paulo, o TudoFácil no Rio Grade do Sul e o UAI em Minas Gerais.

É informado pela Fenasps, que nessas Centrais, o atendimento é realizado por trabalhadores, em sua maioria, terceirizados e há poucos servidores das carreiras específicas. Dessa maneira, a entidade não é favorável à proposta.

“Ou seja, há uma redução de contratação via concursos públicos, levando à piora das condições de trabalho, superlotação dos postos, rebaixamento do salário e das carreiras”.

Vale ressaltar, que quando questionada sobre a realização do próximo concurso
INSS, a autarquia informa que até o mês de maio de 2021, terá mapeado quantas contratações efetivas serão necessárias, tendo em vista toda a reestruturação que se pretende fazer.

Como já salientado, um novo edital com vagas efetivas poderá ser publicado a partir de 2022. Por isso, um pedido de autorização precisará ser enviado ao Ministério da Economia já no próximo ano.

(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”https://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1″;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’facebook-jssdk’));

Fonte: Nova Concursos

(Veja agora a notícia com detalhes) – Fenasps debate reestruturação do Seguro Social!



Baixar apostila para concurso

Deixe uma resposta

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!